Sai, coronavírus: Como limpar controles e periféricos sem fazer besteira
A essa hora já vimos que a pandemia do novo coronavírus tem o potencial de afetar o nosso cotidiano - se possível, fique em casa! - de todas as formas, o que inclui, claro, aquele campeonato de eSport que você tanto curte acompanhar. E isso, claro, vale também para a sua jogatina.
Como assim? Explico: cientistas que estudam o comportamento do vírus já descobriram que ele pode viver por mais tempo no ambiente, em superfícies como papelão e plástico - nesse último material e em metal inoxidável, o vírus continua ativo por até 72 horas. E, bem, os controles do seu console, bem como o teclado e mouse do seu PC são feitos de plástico - alguns celulares também têm o material na sua composição ou, ainda, em capinhas de proteção.
Imagine só se algum amigo, ou até mesmo você, chega da rua, não lava a mão e resolve jogar a sua partida sagrada de todos os dias. Há sim a chance do vírus ser depositado no controle e, a partir dali, infectar qualquer pessoa que encoste nele e leve as mãos ao nariz ou à boca.
E isso vale mesmo para quem mora sozinho. "Se você notar, alguns objetos que você usa na sua casa vão ficando sujos ao longo do tempo", explica Jorge Sampaio, médico consultor da Microbiologia do Fleury Medicina e Saúde. "Então se você vai comer, se você vai levar a mão à boca depois de usar um desses objetos, o melhor é sempre lavar as mãos depois de utilizá-los", complementa.
Em todo caso, além de lavar as mãos - com água e sabão, forma mais simples e eficaz de diminuir a circulação do vírus - desinfetar controles, teclados, mouse e celular é uma boa ideia. O problema é que esse procedimento, se feito de forma errada por causar mais problemas do que benefícios - e ninguém quer virar personagem de histórias como essas, não é mesmo?
Mantenha distância de líquidos
Se a sua ideia é dar aquela geral no seu videogame, no seu notebook ou no seu celular, a primeira dica é: mantenha qualquer líquido longe desses aparelhos. Líquidos e eletrônicos não combinam e, mesmo que o aparelho esteja desligado, qualquer resquício de umidade em seu interior pode ser o suficiente para ele ser inutilizado.
Vamos começar pelo smartphone, que merece uma atenção especial por ser um aparelho que as pessoas tendem a carregar para todos os lugares. Felizmente, a limpeza dele é bastante simples: basta seguir essas dicas para deixar seu aparelho tinindo.
Já no caso de notebooks e videogames, é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é remover a poeira do exterior. "Para isso, você pode usar um aspirador portátil. Só é importante frisar que isso vai remover apenas a poeira da parte externa e limpar as entradas de ar. A sujeira do interior não será removida assim e exige um trabalho profissional", explica Alex Montenegro, proprietário da Gameteczone, assistência técnica especializada em videogames.
Para remover pó e sujeira de vincos e dobras, o melhor a se fazer é usar uma haste tipo cotonete, o que evita riscos.
Pano úmido: o melhor aliado
No caso de manchas e sujeiras mais persistentes? O melhor é preparar três panos. "O recomendado é passar um pano úmido com água e sabão, seguido de um pano úmido apenas com água para remoção do sabão e, finalmente, um pano seco para retirar a umidade", explica Luis Geraldo Cardoso dos Santos, professor de Química do Instituto Mauá de Tecnologia.
Esse processo vale para as partes plásticas dos aparelhos e também emborrachadas. É importante ressaltar que o pano seco deve ser aplicado de maneira criteriosa, sem deixar qualquer parte com resquícios de líquido.
Se a sua ideia é usar algum produto desinfetante, isso deve ser feito com cuidado para evitar manchas e danos. A opção recomendada, neste caso, é o álcool com concentração de, pelo menos, 70%. Neste caso, umedeça um pano com um pouco da substância e passe sobre as superfícies plásticas, sem excessos.
Nas partes de borracha, o melhor é limitar a limpeza ao uso do pano umedecido com água e sabão. Isso porque, dependendo da quantidade de uso de álcool e da composição da borracha, pode causar manchas e modificação das propriedades elásticas do material.
É importante ressaltar que álcool ou álcool gel, apesar de matarem microorganismos como o novo coronavírus, não têm a capacidade de fazer a remoção mecânica de sujeira como ocorre com a combinação de água e sabão.
E, claro: nunca use borrifadores para limpar aparelhos e periféricos.
E nas telas?
E no caso de aparelhos com telas, como o Nintendo Switch, o que fazer? Aqui, você pode usar o mesmo método usado para limpar smartphones ou, ainda buscar produtos específicos para a limpeza de telas.
"Produtos para limpar telas têm, geralmente, uma mistura de álcool isopropílico, surfactante, que é um detergente, e, eventualmente, um antisséptico, como ol gluconato de clorexidina. Eles são bem eficientes para a remoção de sujeira ao mesmo tempo que eliminam praticamente todos patógenos", explica Santos.
Aqui, é importante ter atenção: a maioria desses produtos é vendida em frascos com spray. Neste caso, o melhor a se fazer é borrifar em um pano e fazer a aplicação, nunca diretamente na tela - o que poderia fazer com que esse líquido escorresse e fosse parar no interior do aparelho.
Uma vez que a tela estiver limpa, nas demais partes basta aplicar a mesma técnica usada na limpeza de plásticos.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.