Coronavírus: Comunidade gamer faz sucesso com torneios beneficentes
Enquanto os torneios de eSports estão cancelados ou adiados devido à pandemia do novo coronavírus, e a indústria dos games já cancelou eventos como a E3, a comunidade gamer procura maneiras de se unir na crise.
O START reuniu as principais ações vindas da comunidade e do mercado na última semana para ajudar quem precisa, seja no Brasil ou no exterior.
CBolão Beneficente
O ex-jogador profissional de League of Legends Gustavo "Baiano" Gomes, que já passou por equipes como CNB e-Sports Club e Vivo Keyd, organizou o "CBolão Beneficente", um torneio descontraído reunindo jogadores profissionais de LoL. O nome é uma brincadeira com "CBLoL", o torneio oficial da Riot Games no Brasil.
Seis times disputaram o "maior Campeonato do mundo", que atingiu picos de 100 mil espectadores simultâneos no domingo (22) e recebeu, segundo Baiano, mais de R$ 125 mil em doações. Ele afirmou que a instituição que receberá as doações será definida nos próximos dias.
Participaram da celebração jogadores como Micão, Ranger, Tierwulf, Jovirone, brTT e Robô, além de Toboco e Mylon no trio de narração.
Gamers Club
Quem joga CS (Counter-Strike) sabe que segurar sua posição pode definir o resultado de uma partida, certo? Para provar isso como ninguém, a Gamers Club lançou o "Hold This Position". Na ação, uma das maiores plataformas de ensino e organização de torneios se une à comunidade na luta contra o COVID-19 e por 15 dias disponibiliza gratuitamente toda sua biblioteca de conteúdo de estudo da Games Academy. Além disso, a marca também compartilha recomendações de prevenção vindas do próprio Ministério da Saúde.
Pacto contra a COVID-19
Já o Gamers vs COVID-19 incentiva você a ficar em casa e seguir as recomendações de proteção contra o coronavírus. Para isso, oferece um pacto: clique no botão, coloque seu nome de usuário, e o site mostrará quantos gamers estão online, ajudando a evitar o contágio pelo vírus.
NVIDIA
Desde a semana passada, a empresa de hardware NVIDIA convidou gamers de todos lugares para darem suporte ao Folding@Home e, em conjunto com a comunidade do Reddit, doarem uma porcentagem do processamento de suas máquinas para pesquisa em laboratórios. Mas...como isso ajuda na luta contra o coronavírus? Por conta de serem realizadas muitas pesquisas para a prevenção do vírus e os computadores dos pesquisadores serem muito limitados, acabam sendo necessárias placas de vídeo para processar dados e as muitas informações encontradas. O Folding@Home une redes de processamento para que essas pesquisas científicas ocorram.
Então, basicamente: os gamers de PC, que muitas vezes têm poder de processamento sobrando em casa, podem ajudar um pouquinho nesse gigantesco mutirão.
Rexpeita
A marca Rexpeita, do pro-player brTT, anunciou na última quinta-feira (19) que parte do lucro das vendas será revertida para produtos como álcool gel, materiais de higiene e máscara de proteção com distribuição pelo CCFC (Centro Cultural Favela Cria) a unidades de saúde regionais.
Localizado em Teresópolis, no Rio de Janeiro, o CCFC conta com iniciativas para ajudar e informar populações da favela. Entre os diversos projetos, o Favela Cria ajuda famílias com doações de produtos domésticos, ministra cursos de teatro, defesa pessoal para mulheres e educação de jovens e adultos.
Recordes do Steam
Enquanto isso, a presença online dos jogadores não para de crescer.
O Steam, plataforma da Valve para computadores, é uma das mais transparentes em termos de números, e ajuda a dar uma ideia dessa dimensão. No final de semana, ele recebeu cerca de 22 milhões de players online ao mesmo tempo, batendo o recorde anterior, de 16 milhões.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.