Libertadores: Por que times brasileiros têm jogadores genéricos no FIFA 20?
Tiago Alcantara
Colaboração para o START
24/03/2020 12h00
O juiz apita. Acabou o jogo. Seu time é campeão da Libertadores - pelo menos no FIFA 20. Você olha para a comemoração do craque do time, o ponta Cadete e exclama: "o que raios está acontecendo"? O START já listou algumas das bizarrices presentes da DLC do game que traz a competição sul-americana. Agora, vamos explicar porque você não pode curtir com os elencos reais do seu time no simulador de futebol.
A atualização do game da EA traz os formatos originais de disputa de três competições organizadas pela Conmebol: Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa. Os torneios estarão disponíveis tanto o Modo Carreira quando no modo Jogo Rápido de FIFA 20, de forma gratuita.
Com o lançamento da atualização gratuita, o game trouxe os 28 times que se classificaram diretamente para as fases de grupos da Libertadores de 2020 e mais quatro times sorteados aleatoriamente das ligas do continente sul-americano. Aqui surge a primeira situação esquisita, com o Botafogo sendo elencado no campeonato, mesmo sem ter se classificado. Os desenvolvedores prometem acrescentar no game, posteriormente, as equipes que realmente entraram para a fase de grupo nos gramados reais.
Passado esse susto inicial, os jogadores percebem que podem jogar com os uniformes e escudos dos times brasileiros que estão no torneio, mas com nomes e aparência genéricas. Esses times, como Palmeiras, Flamengo e Grêmio estão com atletas totalmente bizarros. Essa combinação estará disponível no modo de torneio, Modo Carreira e Jogo Rápido. Vale lembrar que não foi dessa vez que veremos Dudu, Gabigol, Cebolinha e outros no modo FIFA Ultimate Team.
E por que isso acontece?
Basicamente, o problema é o formato de licenciamento desses times que acaba sempre ficando meio capenga em comparação ao que acontece na Europa e em outras ligas. Por aqui, as desenvolvedores de games precisam negociar com os órgãos regionais, como a Conmebol, com as federações nacionais, com os times e - por vezes - com associações que representam os jogadores. Dá para entender a razão para ser tão complicado ter um game com todos os times licenciados, não é mesmo?
Além disso, a EA ainda tem que disputar no "tapa" (metaforicamente) os clubes com a Konami. Para ambas as desenvolvedoras ter a licença de uso exclusivo de um time ou torneio em FIFA ou em "eFootball PES" acaba se tornando um baita diferencial para conquistar um determinado mercado, como é o caso do brasileiro.
O problema é que, por vezes, essa situação cria versões genéricas dos times e de seus atletas o que não só prejudica a fidelidade dos simuladores como afasta o público de seus torcedores - que ficam apenas sonhando em ter os craques brasileiros no modo Ultimate Team, por exemplo.
O que é isso, hermanos?
No entanto, se engana quem acha que todos os jogadores presentes na competição tem nomes e rostos genéricos. Acontece que, como parte da atualização, a empresa conseguiu licenciar 76 novos visuais autênticos de jogadores em vários clubes do continente.
No entanto, se engana quem acha que todos os jogadores presentes na competição tem nomes e rostos genéricos. Acontece que, como parte da atualização, a empresa conseguiu licenciar 76 novos visuais autênticos de jogadores em vários clubes do continente.
FIFA 20: Osvaldinato, Laranjo e outros craques genéricos na Libertadores
1 / 22
Prazeracinho? Osvaltinato? Laranjo? Esses são os principais jogadores dos times brasileiros no FIFA 20 para o conteúdo extra dedicado à Copa Libertadores. Por conta de negociações (ou a falta delas) envolvendo EA, Conmebol, os times e a Konami, não foi possível trazer os elencos originais.
Reprodução
2 / 22
Se você ficou curioso para ver o craque do seu time na Liberta do FIFA 20, confira dez exemplos que selecionamos no game.
Reprodução
3 / 22
Dudu
O craque do verdão é Dudu, pequenino que inferniza as defesas adversárias pelas pontas. Na Libertadores é uma das apostas do Palmeiras para buscar o título.
Daniel Vorley/AGIF
4 / 22
Cadete
Já no FIFA quem tem essa função no time do Palestra Itália é o Cadete, um jogador genérico que em nada lembra o Dudu, mas joga na sua função no elenco imaginário da EA.
Reprodução
5 / 22
Felipe Melo
Xerife do meio campo do Palmeiras, Felipe Melo não é flor que se cheire. Bravo e duro nas jogadas, garante que nada passe pela meiuca do verdão.
Alexandre Schneider/Getty Images
6 / 22
Laranjo
No jogo ele virou Laranjo, atleta que também tem uma cara bem amarrada. Ele não se parece muito com o Felipe Melo, mas também aposta na cara de poucos amigos para intimidar.
Reprodução
7 / 22
Gabigol
Maior artilheiro do Brasil em atividade, Gabigol não perdoa e deixa sua marca em quase todos os jogos do mengão.
Thiago Ribeiro/AGIF
8 / 22
Osvaldinato
Já no FIFA o bordão é outro: "hoje tem gol do Osvaldinato". O craque original do Flamengo foi substituído por esse jogador genérico com um nome no mínimo cômico.
Reprodução
9 / 22
Bruno Henrique
O mister clássico em outro patamar, Bruno Henrique, vem encantando no Flamengo e deve fazer chover na Libertadores desse ano.
RUDY TRINDADE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
10 / 22
Prazeracinho
No FIFA ele recebeu o pior nome da lista, Prazeracinho. De onde surgiu essa ideia? A sua aparência é uma mistura de Messi com Filipe Luis, mas sem a bola nem de um, nem do outro.
Reprodução
11 / 22
Everton Cebolinha
Craque e talentoso, Everton Cebolinha é um dos destaques do Grêmio para o ano de 2020. O garoto deve brilhar em todos os campeonatos que disputar, inclusive na Libertadores.
Marcello Zambrana/Agif
12 / 22
José Mirazar
No FIFA ele não existe, então substituíram pelo fictício José Mirazar, um ponta até ágil, mas que em nada lembra o Cebolinha.
Reprodução
13 / 22
Bissoli
Com muitas mudanças no elenco, o Athlético Paranaense aposta nos gols de Bissoli para conseguir brilhar na Libertadores.
Divulgação/Site oficial do Athletico
14 / 22
Erick Gameira
No FIFA quem vai comandar o ataque do furacão é o Erick Gameira, que não parece nada nada com o jogador original do time paranaense.
Reprodução
15 / 22
Pato
Eterna promessa, Alexandre Pato é mais uma vez a esperança de gols pelo São Paulo. Com a camisa 7, ele tem a responsabilidade de comandar o ataque do tricolor paulista.
Marcello Zambrana/AGIF
16 / 22
Bardeira
No FIFA quem tem a posição dele é o Bardeira, que até lembra o Pato, mas é bem mais forte e menos técnico.
Reprodução
17 / 22
Daniel Alves
Daniel Alves é um dos jogadores com mais títulos no mundo, com passagens por Barcelona, PSG, Juventus e agora pelo São Paulo, onde joga com a camisa 10 no meio.
Rubens Chiri/saopaulofc.net
18 / 22
Nicolas Filhei
No FIFA até os números das camisetas estão errados. Na posição do Dani jogo o tal de Nicolas Filhei, que em nada se parece com o craque original e também não chega nem perto em atributos.
Reprodução
19 / 22
D'Alessandro
O craque argentino e ídolo do Internacional aposta na experiência para liderar seu time na Libertadores. Dizem que quando ele joga bem, o Inter vai bem.
Maxi Franzoi/AGIF
20 / 22
Martin Cordea
No jogo ele parece bem mais novo e longe de ser baixinho. Isso porque foi substituído pelo tal do Martin Cordea, que não lembra nada o ídolo do inter.
Reprodução
21 / 22
Soteldo
O venezuelano bom de bola do Santos é uma das promessas para a Libertadores desse ano. No time da baixada ele comanda o ataque pelas pontas.
Heber Gomes/AGIF
22 / 22
Adilson Edrada
No FIFA ele é o Adilson Edrada, que tem nome, pose e cara de brasileiro mesmo. Também pelas pontas, pelo menos o Adilson é rápido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.