Lava essa Mão! Designer faz memes com Mario e God of War contra coronavírus
No isolamento, quem se espalha são os memes e figurinhas sobre o coronavírus nas redes sociais. Enquanto os números de infectados no mundo tem aumentado e o Brasil entrou em quarentena, um brasileiro teve a ideia de unir dicas de como se manter longe da infecção com uma mensagem positiva e... memes.
Foi o que o designer gráfico Washington Henrique, de 21 anos, aproveitou para fazer no tempo livre e mostrar suas habilidades. Ele já é conhecido no mundo gamer por abrasileirar títulos famosos - trazendo uma pitada de sinceridade - desde os primórdios do Orkut. Mas segundo ele, "criei coragem pra publicar só agora", conta para o START.
O mineiro é de Divinópolis, primeira cidade de Minas Gerais a confirmar caso de coronavírus (até o momento, com nove casos confirmados), segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (30).
Ampliando o mapa, MG tem são 34.224 casos suspeitos do novo coronavírus e 275 confirmados. Além disso, é o quarto estado que mais interage no Twitter. Foi nesta rede social, que o designer lançou suas montagens para alertar não só seus conterrâneos, como o Brasil, com apenas três palavras (e pôsteres de games):
Fomos - virtualmente - até a casa de Washington, para desvendar e matar a curiosidade sobre seus memes que atingiram mais de 4 mil curtidas.
START: De onde surgiu inspiração para criar esses memes legais?
Washington: Hahahaha, ela sempre esteve comigo na época que eu comecei a conhecer os games! Sempre que zerávamos algum jogo, eu e uns amigos, sempre brincávamos tipo 'bem que a capa do jogo podia ter um título brasileiro né? tipo os filmes', que na época saiam com título 'Abrasileirado' invés do original.
START: O mantra "Lave as Mãos" já te acompanhava?
Washington: Naturalmente, tenho rinite frequentemente, aí faço o possível para evitar qualquer sujeira/pó HAHSUAUAUA
START: Então se memes fosse profissão, você já tava trabalhando nisso?
Washington: Sim! Um dos meus sonhos é ser o designer responsável por fazer as capas abrasileiradas de filmes HASJJADHAJSJA
START: Como é se ver diante da pandemia e encontrar no seu passatempo, uma maneira de ajudar o próximo?
Washington: Eu tento achar algo pra fazer a vida das pessoas melhor todos os dias. Foi fazendo elas rirem dos memes que faço (embora algumas vezes insultando a dificuldade de um jogo ou alguém HAHAHAHAH) descobri que quero fazer algo parecido com isso pro resto da vida.
Para a surpresa do START, o designer é fã e amigo de um dos maiores "fazedores de memes" (ou "memeiros") da Web, o nosso colunista Fabrício do 16bits da Depressão.
Eles se encontraram pela primeira vez na BGS 2019 e até hoje o designer reage com entusiasmo a aparição:
START: Há quanto tempo acompanha os trabalhos dele? Existe uma inspiração vinda dele?
Washington: MUITO! MUITO MUITO mesmo! Eu acompanhava o 16 bits no Facebook antes de ir pro Twitter em 2015, eles foram os criadores do meme do Sonic "Não me dirige a palavra não, faz favor" foi uma das minhas inspirações pros meus memes agressivos hahahaha
Falando em inspirações, na hora de botar um som para criar os memes, Washington conta que "geralmente é algo que me anima enquanto tô desenhando e editando, às vezes Metallica ou trilha sonora de Harvest Moon", revelou o fã de Doctor Who e The Good Place. Confira abaixo a playlist:
O ambiente de isolamento social pode ser fundamental para compartilhar dados importantes, e os memes se tornaram uma maneira eficaz para informar de maneira engraçada.
START: Com o isolamento social e as medidas que o Brasil está tomando para combater a proliferação do covid-19, qual sua expectativa após seus memes?
Washington: Que as pessoas lavem a mão! E se conscientizem, porque o negócio é sério, e as pessoas tendem a ser bem porquinhas hahahahah ainda mais com as mãos.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.