CBLoL 2020: KaBuM bate Flamengo, é campeã e chega ao quarto título nacional
A KaBuM tornou-se campeã da 1ª Etapa do CBLoL 2020 (Campeonato Brasileiro de League of Legends) ao derrotar o Flamengo na final por 3 a 0, neste sábado (9), depois de uma incrível campanha de recuperação. Com isso, o clube chegou ao seu quarto título nacional de LoL, mantendo 100% de aproveitamento em decisões.
Com o triunfo, a KaBuM conquistou o prêmio de R$ 70 mil e se igualou à INTZ como maior vencedora do cenário competitivo brasileiro de LoL, com quatro conquistas. O clube de eSports, sediado em Limeira, no interior de São Paulo, já havia sido campeão da Final Regional Brasileira de 2014 e das duas edições do CBLoL 2018.
Desta vez, a KaBuM ficará só com o dinheiro e as honras de campeã, sem se classificar para o Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio de temporada, cancelado por conta da pandemia de Covid-19. Também em razão das restrições necessárias para o combate ao novo coronavírus, a decisão deste sábado aconteceu pela internet, e não presencialmente, como é de costume.
"Fomos muito desacreditados no CBLoL inteiro, desde o início éramos apontados como um dos piores times, mas usamos desse trajeto para provarmos o valor de cada um. Da comissão técnica aos reservas, todo mundo se provou e mostrou que somos a melhor equipe do Brasil", exaltou o pro-player Igor "Dudstheboy" Lima, em entrevista coletiva após o confronto decisivo.
Ele negou que a conquista seja de menor importância por não classificar para o campeonato internacional. "Apesar de não termos uma próxima etapa deste CBLoL, que seria o MSI, eu acho que nenhum time do Brasil deixou de querer vencer por causa disso. Todas as equipes tentaram ao máximo".
Resumo das partidas
Na primeira partida da final, a KaBuM dominou desde o início e abriu larga vantagem em ouro (moeda utilizada para compra de itens) em poucos minutos. O jogo acabou em meia hora, com 12 eliminações para a equipe contra 5 do Flamengo.
Na segunda partida, o Rubro-Negro começou melhor e saiu na frente no número de abates. Contudo, a KaBuM se recuperou e, com ótimas performances durante as lutas, virou o placar. O jogo terminou em menor tempo do que o primeiro. Foram 27 minutos.
O terceiro jogo começou mais tranquilo e estudado. Em certo momento, a equipe de Limeira acelerou o ritmo e partiu para cima, conquistando eliminações. O Flamengo não se rendeu e continuou lutando por abates e espaço no mapa. Mas, com o controle dos objetivos e melhor organização, a KaBuM levou a melhor, chegou à terceira vitória e selou o título.
Campanha da campeã
Para chegar à final, a KaBuM fez uma incrível campanha de recuperação, depois de começar a competição em baixa. Durante o campeonato, o clube trocou de treinador: saiu Guilherme "Kake" Braga e entrou o norte-americano Alexander "Abaxial" Haibel.
Nas seis primeiras semanas da fase de classificação, a KaBuM perdeu oito jogos e venceu apenas quatro, amargando as últimas colocações da tabela.
Nas três semanas decisivas, disputadas pela internet, a equipe levou a melhor em sete de nove confrontos, com direito a uma sequência de seis triunfos nas últimas rodadas. Nas semifinais, vitória por 3 a 0 sobre a líder Vivo Keyd.
Com isso, a KaBuM chegou embalada à decisão, com nove partidas de invencibilidade.
Principais jogadores
Um dos dois sul-coreanos da KaBuM, o topo Lee "Parang" Sang-won se tornou o destaque da equipe, com performances impactantes e decisivas, principalmente na retomada na fase de classificação. Ele chegou ao clube nesta temporada.
Na decisão, o atirador Igor "Dudstheboy" Lima também brilhou, com ótima atuação e altíssimo dano contra os adversários.
O elenco da KabuM é composto por:
Lee "Parang" Sang-won
Na "Wiz" Yoo-joon
Arthur "Tutsz" Machado
Igor "Dudstheboy" Lima
David "Disave" de Sá
Denilson "Ceos" Oliveira
Alexander "Abaxial" Haibel (treinador)
Classificação final
1ª - KaBuM - R$ 70.000
2ª - Flamengo - R$ 40.000
3ª/4ª - Vivo Keyd - R$ 25.000
3ª/4ª - FURIA Esports - R$ 25.000
5ª - Prodigy Esports - R$ 15.000
6ª - paiN Gaming - R$ 10.000
7ª - INTZ - R$ 7.500
8ª - Redemption POA - R$ 7.500
Formato do CBLoL
O CBLoL reúne as oito principais equipes de League of Legends do Brasil, em uma disputa com jogos semanais e premiação total de R$ 200 mil.
Foram nove semanas de confrontos na fase de classificação. Cada equipe jogou uma vez por dia, totalizando 21 partidas. Os quatro primeiros colocados se classificaram para a fase eliminatória.
Nas semifinais, as séries foram melhor de cinco jogos (md5), assim como na decisão.
Geralmente, os confrontos do CBLoL são disputados em um estúdio em São Paulo, mas a 1ª Etapa de 2020 teve intercorrências que prejudicaram o andamento do campeonato.
Primeiro, uma chuva torrencial destruiu o estúdio do CBLoL, na Vila Leopoldina, em 10 de fevereiro, logo após a 3ª Semana. A Riot Games Brasil precisou suspender a competição e alugar outro estúdio provisoriamente. Os jogos foram retomados em nova casa em 29 de fevereiro.
Só que, depois da 6ª Semana, concluída em 15 de março, houve nova paralisação, desta vez em razão da pandemia de covid-19. Com as restrições impostas para evitar a disseminação da doença em São Paulo, a Riot Games Brasil interrompeu a competição e, um mês depois, a retomou pela internet.
Os jogos das últimas três semanas da fase de classificação (com três de dias de jogos em cada), as semifinais e a decisão foram disputados online. Foi a primeira vez que se decidiu um título nacional de LoL pela internet.
Indefinição para 2ª Etapa
A 2ª Etapa do CBLoL, que classifica para o Campeonato Mundial, ainda não tem datas e local definidos.
Conforme o regulamento da temporada 2020, a competição está marcada para começar em 13 de junho e ser concluída em 12 de setembro. Porém, o diretor de eSports da Riot Games Brasil, Carlos Antunes, admite que o calendário pode sofrer alterações em razão da pandemia de covid-19. Se o campeonato será online ou presencial, dependerá das ordens das autoridades de saúde.
"Caso ainda tenhamos recomendação de quarentena e distanciamento [durante a 2ª Etapa], nós vamos estudar alternativas de permanecer online ou algo entre os dois modelos. Temos a possibilidade de, com o estúdio estando pronto e a nossa operação remota estabilizada, tomar a melhor decisão. Se é todo mundo em casa mesmo ou se conseguimos fazer algum nível de presencial", explicou o representante da Riot Games Brasil, em entrevista coletiva à imprensa.
O Campeonato Mundial de 2020 será realizado em Xangai e, por enquanto, continua confirmado para o fim do ano.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.