Indies de 2020: os melhores lançados até agora e os mais esperados
Por mais que 2020 esteja abarrotado de lançamentos gigantescos e multimilionários, como The Last of Us II e Final Fantasy VII Remake, as produções independentes ainda conquistam seu lugar. Com produções mais autorais e distintas, os indies geralmente têm maior liberdade criativa e acabam inovando em diversos aspectos.
A seguir listamos os melhores jogos independentes que já jogamos em 2020, e também aqueles que, se tudo der certo, ainda serão lançados até o final do ano.
THROUGH THE DARKEST OF TIMES
Desenvolvimento: Paintbucket Games
Lançamento: 30/01 (PC via Steam e mobiles)
O indie mais impactante e relevante do ano é Through the Darkest of Times, que coloca você no controle de um grupo de resistência durante a Alemanha nazista. Apuradíssimo em termos históricos, deveria ser elevado à categoria de material didático e de ensino, tamanha a importância de sua mensagem e seu valor para os tempos nos quais vivemos. Afinal, é sempre o momento ideal para se combater o nazismo em videogame.
IN OTHER WATERS
Desenvolvimento: Jump Over the Age
Lançamento: 3/04 (PC via Steam e Switch)
Como uma bióloga marinha em águas alienígenas, seu objetivo é estudar, entender e coexistir com o ambiente à sua volta, para, assim, conseguir decifrar o que houve naquele planeta tão distante e tão estranho. Desde a interface até a forma como interagimos com os elementos de jogo, In Other Waters é como nenhum outro game, e por isso mesmo tão relevante.
SONG OF HORROR
Desenvolvimento: Protocol Games
Lançamento: 28/05 (PC via Steam)
Com o quinto e último episódio chegando no fim de maio, Song of Horror mostrou como resgatar a era de ouro do terror em videogame e ao mesmo tempo apresentou elementos seus, dando novo significado à ideia de "jumpscare". Com sua entidade intitulada A Presença, a produção indie espanhola assusta a cada nova empreitada e de forma completamente aleatória, convidando a revisitações das mais macabras.
KENTUCKY ROUTE ZERO
Desenvolvimento: Cardboard Computer
Lançamento: 28/01 (PC via Steam, Xbox One, PS4 e Switch)
A jornada de anos a fio, por fim, teve um desfecho com a chegada da TV/PC Edition de Kentucky Route Zero, o mais surrealista adventure de nossos tempos. O caminhoneiro precisava realizar sua última entrega, e o que nos foi entregue efetivamente foi uma jornada inesquecível, tanto quanto as duras críticas empregadas a um sistema falido, quanto ao diversificado elenco, suas motivações e realizações. Os interlúdios são um espetáculo à parte por sua originalidade.
PIXEL RIPPED 1995
Desenvolvimento: ARVORE Immersive Experiences
Lançamento: 23/04 (SteamVR, Oculus Rift, Oculus Quest, HTC Vive e PSVR)
Quando universos colidem (no caso, o virtual e o real), é hora de a parceria entre um jogador de videogame e a super-heroína Dot acontecer. Foi assim em 1989, é assim em Pixel Ripped 1995, numa aventura que resgata tantas obras, gêneros e mecânicas de jogo dessa mídia tão interativa. E a melhor parte é que o jogo é totalmente brasileiro.
AXIOM VERGE 2
Previsão: fim de 2020
Desenvolvimento: Thomas Happ Games (Switch)
Previsto para chegar no final do ano e exclusivamente no Nintendo Switch, Axiom Verge 2 será a nova empreitada solo do desenvolvedor Tom Happ. O primeiro jogo foi um dos metroidvania mais completos dos últimos anos, numa mescla precisa de novidades e resgates do passado. Serão novos personagens, novos inimigos, um mundo novo, mas ligado, de alguma forma, aos eventos do primeiro Axiom Verge.
HAVEN
Previsão: 2020
Desenvolvimento: The Game Bakers (PC, Switch, Xbox One e PS4)
Haven é o novo projeto dos mesmos criadores do excepcionalmente desafiador Furi, e isso já deveria ser o suficiente para chamar sua atenção. "Haven é um RPG sobre amor e a luta contra as regras", diz o site oficial, e a proposta é a de termos aqui uma aventura para ser curtida em modo cooperativo. E de preferência com alguém verdadeiramente especial.
SHE DREAMS ELSEWHERE
Previsão: 2020 (PC e Xbox One)
Desenvolvimento: Studio Zevere
Undertale (e, consequentemente, a franquia Mother) parecem servir de inspiração a essa criação tão psicodélica quanto encantadora, a estreia do estúdio Zevere, composto pelo cineasta e game designer Davionne Gooden. Thalia, a protagonista da história, está em coma e precisa se encontrar, controlar sua ansiedade para, assim, acordar de novo. E serão muitos pesadelos confrontados até lá.
SABLE
Previsão: 2020
Desenvolvimento: Raw Fury (PC, PS4 e Xbox One)
Um vasto deserto alienígena será o cenário dessa jornada de amadurecimento em Sable. A arte é o que se destaca desde o trailer de anúncio, na E3 de 2018, pois remete diretamente ao visionário artista francês Moebius. Sable parece ambicioso em escopo, pois o deserto será enorme e descobrir mais sobre ele, a vida de ali existe e seu passado, está ligado ao destino de seu misterioso protagonista.
CARRION
Previsão: 2020
Desenvolvimento: Phobia Game Studio (PC e Xbox One)
O mesmo maluco que nos trouxe Butcher está criando algo perigoso em seu laboratório. Em Carrion, somos o monstro, pois trata-se de um "horror reverso" bem nos moldes nada convencionais comportados por Devolver Digital. Assimilar tudo pelo caminho com seus tentáculos e apêndices pegajosos, incluindo cientistas e seus jalecos, é o caminho para evoluir. Ou algo assim.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.