Estudantes fazem formatura em Minecraft com discurso, prêmios e convidados
Resumo da notícia
- Formandos da UFMT organizaram a cerimônia online, com comunicação via Discord
- Professores receberam manual de instruções do jogo e ajuda dos filhos para participarem da formatura no game
Com tudo a que tinham direito, alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Instituto de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) fizeram a cerimônia de formatura no Minecraft por causa da pandemia.
Com transmissão no YouTube, enquanto professores e alunos se reuniram no jogo, familiares acompanhavam todo o processo, como em uma formatura comum.
A ideia dos formandos
Neste ano, a pandemia obrigou os alunos a se formarem em um sistema da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4), sem fotos, abraços, agradecimentos ou discursos. De acordo com Glauber Atanaka dos Santos, um dos formandos, os alunos já tinham "ensaiado, alugado as becas e contratados fotógrafos" quando descobriram que a cerimônia de colação de grau seria cancelada.
Frustrados, os próprios alunos procuraram uma solução e resolveram fazer todo o processo cerimonial dentro do Minecraft, que foi organizado pelo Centro Acadêmico CACAMP e pela Atlética TROJAN.
A cerimônia
Segundo o professor de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador Cristiano Maciel, o evento virtual contou com "discursos, entrega dos diplomas, juramento, homenagens, foto coletiva e uma festa com drinks, bate-papo e música". Os 15 formandos de Ciência da Computação e os 11 de Sistemas de Informação dividiram o mapa com professores, técnicos e claro, os familiares e amigos que acompanhavam tudo na live do YouTube.
Para a Bacharel em Ciência da Computação, Juliana Micolino Cabral, o evento foi algo inesperado: "Ter a oportunidade de juntar todos os colegas, amigos, familiares e professores em ambientes online e ouvir os discursos que seriam feitos na colação presencial foi muito importante, deu uma sensação de que não passou em branco, além de ter sido muito divertido," finaliza.
Todos os professores receberam por parte dos organizadores um manual de como instalar o jogo e foi criado um canal no Discord para que todos pudessem se falar durante a cerimônia
A importância das tecnologias
Ainda para o educador, é um desafio para estes graduandos enfrentarem o mercado de trabalho em plena pandemia, mas, com essa iniciativa ele "percebeu neles [alunos] o potencial das tecnologias, da criatividade e determinação" e isso, é "animador".
Todos os professores receberam por parte dos organizadores um manual de como instalar o jogo e foi criado um canal no Discord para que todos pudessem se falar durante a cerimônia. Alguns dos professores, inclusive, contaram com ajuda dos filhos para se ambientar no Minecraft, que é o caso do professor Jean Caminha, que ao lado da sua filha Júlia Liz Caminha, também acompanhou o evento em família. Enquanto isso, os outros educadores que ficaram um pouco perdidos tiveram ajuda dos organizadores.
"A formatura é como um casamento"
Sendo também Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação, Cristiano sempre teve o costume de ir em todas colações de grau com muita alegria e registrar os momentos. Segundo ele "A formatura é como um casamento, só que com o conhecimento" e neste ano, a frase foi online e inesquecível, claro, ao tom dos tempos digitais.
A organização do evento também realizou a entrega dos prêmios de Aluno Destaque, com transmissão via Discord por parte da professora Karen Ribeiro e Cristiano de terno em frente ao palco no Minecraft. Victor Félix Arinos e Glauber Atanaka foram convidados ao palco para receberem seus prêmios, enquanto os demais alunos spammavam "parabéns" no chat do jogo. Sem o Minecraft, a entrega do prêmio com certeza não seria a mesma.
Busca por equidade de gênero
Neste ano, Cristiano formou três mulheres: Aline Verhalen, Juliana Micolino e Thaíres Gonçalves. O que, na área da Computação, é "algo gratificante" segundo ele. Ainda mais, por serem três em um universo de 26 alunos. De acordo com o doutor, existes ações para que cada vez mais, mulheres tenham espaço, tais como o Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computador, que, em parceria com outro projeto do Instituto de Computação, desde 2012 motiva mulheres para a área.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.