Topo

OPINIÃO

Trackmania volta às origens e aposta em modelo de assinatura

Trackmania (2020) - Divulgação
Trackmania (2020) Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

13/07/2020 04h00

Trackmania é a série mais arcade que consigo pensar quando o assunto são jogos de corrida. Aqui o design do seu carro não importa, não há diferença na potência de motor ou suspensão influenciando na performance dos participantes, o importante é sempre o trajeto.

Na teoria é super simples: acelere, freie e vire quando necessário. Na prática, no entanto, há blocos de gelo no caminho que fazem seu carro deslizar, rampas para saltar e pistas insanas construídas por outros jogadores que testam as suas habilidades.

Desde 2006, com Trackmania Nations, a série ganhou um grupo de fãs bem fiel e se tornou até um eSport bem competitivo. Com vários novos títulos da franquia que tentaram novidades durante esse período, a bola da vez no Trackmania, novo jogo da Ubisoft Madeo, é voltar às origens e adicionar mais conteúdo do que nunca.

A diferença fica mesmo no modelo de negócio, que pode dividir os fãs graças à adoção das temidas assinaturas.

Não é tão simples como parece

Trackmania 4 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Se você já jogou Trackmania vai se sentir em casa no novo título, pelo menos em relação ao gameplay. A primeira vista é tudo bem simples, especialmente se começar a aventura pelo modo treino, que serve como um tutorial aqui. Basta pressionar para frente na seta para acelerar, para trás para frear e virar o carro nas setas laterais, dá para usar apenas uma mão para terminar os percursos no teclado.

Só que a baba dura pouco. Logo você vai dar de cara com a primeira variação de material da pista, rampa ou algo do tipo que vai acabar com a sua sanidade na hora de buscar os melhores tempos. Sempre faltam aqueles décimos de segundo que te deixam sem a medalha de ouro e obrigam a praticar cada ângulo, em cada curva, para conseguir o tempo ideal.

Trackmania 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Essa pegada, simples mas desafiadora, dá uma profundidade única ao título, que embora facilite nos controles, dificulta nas pistas e pede uma performance perfeita para alcançar as medalhas mais raras e melhores colocações nos placares mundiais. Nas tais pistas de gelo, por exemplo, é preciso tirar o pé do acelerador e virar o carro para a direção correta a todo instante, já que ele vai girar naturalmente pela física aplicada ao gameplay, e só então acelerar. Caso contrário seu carro vai parar na grama do estádio. Há blocos que te aceleram, blocos que desligam o seu motor e obrigam a terminar a corrida só com o que restou de velocidade e toda a criatividade de quem criou as pistas para te deixar nas situações mais inusitadas possíveis.

O resultado é muita diversão e momentos de muita concentração, especialmente no multiplayer, onde você vai competir com os fantasmas de outros jogadores. Há sempre um tempo limite, geralmente de cinco minutos, onde você pode dar quantas voltas conseguir, tentando sempre a volta mais rápida possível. Nessa hora você concorre contra pessoas de todo o mundo. Todos com os carrinhos pintados com a bandeira do seu país, o que é um detalhe clássico da franquia e que ficou ainda mais bonito aqui, graças ao maior detalhamento gráfico.

Muitos modos de jogo

Trackmania 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Há centenas de pistas te esperando no Trackmania. O primeiro modo, provavelmente mais jogado, será o de temporada, que agora está no Verão e vai mudando com o tempo. Cada dia do mês tem uma pista e os jogadores podem brigar para ranquear com os melhores tempo da sua região e também do mundo. Segundo os desenvolvedores, cada temporada vai durar cerca de três meses e assim que acabarem, o jogo vai receber mais e mais pistas para as próximas, deixando a experiência sempre com um ar de nova.

Há um modo pista do dia, onde o que rola é exatamente o que o nome diz. Uma pista é escolhida para ser o desafio diário e os jogadores podem tentar fazer o melhor tempo do planeta nessas 24 horas.

O modo solo ganhou diversas novidades para atender ao novo modelo de negócio do jogo e você pode treinar bastante nas pistas que vão estar no modo temporada. Há também como jogar pistas feitas pelos outros jogadores neste modo solo e a pista do dia. Os tempos conseguidos aqui não contam para o ranking global.

Trackmania 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Por fim ainda vão rolar eventos, que são competições para diversos tipos de nível de habilidade e que ainda não estavam disponíveis na versão disponibilizada para análise. Segundo os desenvolvedores, o Trackmania sempre foi um jogo competitivo e esse espírito vai continuar por muito tempo, sempre prezando pela diversão ao colocar pessoas de nível parecido para competir e aprender uns com os outros.

Criar pistas ainda é o ponto alto

Trackmania 5 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Trackmania não seria o mesmo sem um modo de edição de pistas. Criar circuitos doidos, repletos de desafios e depois compartilhar com amigos e desconhecidos online sempre foi um dos charmes da franquia.

Trackmania - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Imagem: Divulgação/Ubisoft

O estádio agora é maior do que nunca, o que permite a criação de pistas ainda mais insanas e uma maior variedade de blocos. O menu e a utilização desses blocos são fáceis de entender, com poucos cliques eu já estava criando meu circuito impossível de ser vencido. É possível fazer testes, gravá-los e colocar o conteúdo para outros jogadores avaliarem e testarem.

Trackmania 3 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Os clubes podem criar campeonatos com diversas pistas criadas pelos seus membros e depois compartilhar com o mundo. O modo arcade pode utilizar esses torneios feitos pelos jogadores também, e, a cada uma hora, modificar o seu conteúdo de acordo com a avaliação dos próprios jogadores. Se essa era uma das suas partes favoritas da série, aqui você terá mais horas para gastar do que nunca.

Modelo de assinatura será o futuro da franquia

Trackmania 6 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Dessa vez o modelo adotado é bem diferente do convencional, o de assinaturas anuais, mas segundo o Florent Castelnerac, diretor da Ubisoft Nadeo, é o ideal para manter o Trackmania acessível para todos os tipos de público por vários anos.

A ideia é fazer o jogo corresponder às expectativas de todos os tipos de jogadores, com atualizações constantes em vez de continuações que exigem comprar o jogo novamente, um plano de longuíssimo prazo.

Trackmania 2 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Se você é um jogador hardcore e quer todos os recursos disponíveis, existe o plano de R$239,99, pago apenas uma vez, que dá acesso a três anos de conteúdo completo, incluindo a criação e manutenção de clubes dentro do jogo, um dos recursos mais interessantes do multiplayer. Há uma versão Standard de um ano que só não tem a parte do sistema de Clubes e algumas facilidades para compartilhar pistas em servidores dedicados por R$39,99. E por fim existe uma versão gratuita que conta somente com o conteúdo solo, temporadas online e o editor de pistas, o que para muita gente já é o suficiente.

Se vai funcionar e agradar fãs de longa data e novatos, só o tempo vai dizer, mas é uma saída diferente que pode dar certo para manter a franquia viva nos próximos anos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL