Nintendo Switch: 10 games cooperativos para acabar com as amizades
O Nintendo Switch tem uma biblioteca bastante rica em opções para dividir os controles com seus amigos. Seja desafiando os parças para uma rinha envolvendo os personagens mais fofos (?) do mundo dos videogames ou cooperando em cozinhas malucas, há todo tipo de experiência que pode, certamente, aliviar um pouco a tensão dessa quarentena sem perder a amizade —na maioria dos casos, pelo menos.
A dica é baixar seu comunicador de preferência —já que o app da Nintendo para comunicação online não é dos melhores— e curtir algumas das opções mais desafiadoras que o console tem para oferecer.
Confira abaixo nossa seleta lista de jogos para colocar a amizade e o companheirismo em dia (ou em risco):
Overcooked 2
É aquela coisa: todo mundo é amigo até a cozinha começar a pegar fogo no Overcooked 2. Aí, as panelas começam a voar, os pedidos atrasam e as risadas são garantidas.
O game no qual você e até outros três amigos precisam gerenciar os pedidos de uma cozinha é um dos mais divertidos para as jogatinas online no console da Nintendo. É preciso estar atento e coordenado para que os chefs não vivam um verdadeiro pesadelo na cozinha.
Luigi's Mansion 3
Como se não bastasse ser uma das aventuras mais divertidas do irmão mais novo do Mario, Luigi's Mansion 3 também oferece um modo de coop online. Em ScareScraper até oito jogadores podem trabalhar juntos para completar alguns quebra-cabeças e atingir os objetivos de cada fase.
Os pisos do hotel mal-assombrado são gerados de maneira procedural, ou seja, de forma aleatória - o que deixa as coisas ainda mais interessantes. Ah,quem quiser pode também comprar um pacote de skins para caçar fantasmas com um visual "à la Elvis Presley". Isso sim é assustador.
Diablo 3: Eternal Collection
Apreciar o clássico RPG da Blizzard no modo portátil é um dos diferenciais dessa versão, lançada para o Switch em 2018. É possível reunir os amigos online e apreciar uma experiência bastante satisfatória no game mesmo com as limitações técnicas do console híbrido da Nintendo.
Vale lembrar que é necessário ter uma conta no Nintendo Switch Online para curtir esse modo. Pontos positivos: poder levar o videogame para a cama enquanto detona só mais aquela catacumba antes de dormir.
Minecraft Dungeons
Essa é a escolha ideal para quem já jogou Diablo 3 em outras plataformas ou está de olho em um RPG de ação cooperativo mais leve na temática e no preço.
Minecraft Dungeons roda muito bem no portátil da Nintendo e não fica devendo em nada aos RPGs de ação cooperativos lançados nos últimos tempos.
Tetris 99
Para quem é chegado nos clássicos, o modo Team Battle de Tetris 99 é uma ótima forma de provar seu talento agrupando peças. Nele, você pode dividir quatro times e competir até que o melhor time fique de pé.
Mas, lembre-se, as partidas de Tetris são iguais à vida (ou uma pilha de louça): o sucesso desaparece rapidamente, já os seus erros (ou pratos sujos) vão só se acumulando.
Super Mario Maker 2
Super Mario Maker foi um dos poucos sucessos de crítica e vendas no Wii U. Sua sequência ampliou várias de suas possibilidades e tornou possível criar níveis praticamente impossíveis. Quem já possui o game e está procurando uma boa desculpa para voltar pode aproveitar algumas das milhares de fases criadas para serem jogadas de forma cooperativa.
Alguns dos níveis exigem que os jogadores cumpram pré-requisitos ou podem ser completos desde que um deles chegue ao final. É até quatro jogadores podem se aventurar pelas fases mais malucas elaboradas pela comunidade. Ah, se você não estiver satisfeito, basta fazer você mesmo suas fases e colocar os parças para sofrer nelas.
Nine Parchments
Se você e seus camaradas querem manter a temática medieval, Nine Parchments é uma ótima pedida. A história se passa em um reino de fantasia, no qual magos aprendizes decidem se aventurar no mundo sem lá muito treinamento.
É bem legal resolver cada quest e ir subindo de nível com a ajuda de até mais três amigos online. Eventualmente, você pode errar uma magia e deixar todo mundo morrer, mas é um pequeno preço que se paga pela falta de experiência, não é mesmo?
Heave Ho
Em Heave Ho você tem um simples objetivo: alcançar o fim do nível sem morrer. Ok, esse é basicamente o sentido de qualquer game de plataforma. O que torna esse título publicado pela Devolver especial é sua apresentação totalmente desajeitada (você controla uma cabeça com braços, basicamente) e até mesmo meio besta - no bom sentido.
Ideal para quebrar a sua cabeça e a dos camaradas tentando realizar os melhores pulos mantendo alguma dignidade. Aquela frase de "ninguém solta a mão de ninguém" nunca fez tanto sentido como nesse game.
Mario + Rabbids Kingdom Battle
Um dos crossovers mais improváveis do mundo dos games, Mario + Rabbids permite que dois jogadores colaborem para resolver níveis especiais. Nesse caso, não é possível colaborar online. No entanto, isso não significa que você não possa desafiar os parças para aquela jogatina tática e bem humorada por meio de partidas 1v1 por meio da rede mundial de computadores.
Para quem ainda está desconfiado, basta dizer que o game é tão bom que a gente fica torcendo para que Nintendo e Ubisoft repitam a dose em breve.
Nintendo Switch Online
Não dá para dizer que o catálogo de NES e SNES estão bem representados no serviço de assinaturas da gigante japonesa. Por outro lado, os games disponíveis para os assinantes estão longe de se jogar fora. O Nintendo Switch Online permite jogar com outros amigos games como F-Zero, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Yoshi's Island e a nova adição Donkey Kong Country, dentre outros.
O mais interessante é que você pode "passar o controle" para amigos online e também deixar outros jogadores na plateia. Ou seja, é ruim, mas é muito bom poder compartilhar aquela fase mais complicada com seus amigos. A experiência é o suficiente para despertar a nostalgia e dar um baita pano para manga entre os seus colegas gamers.
Menções honrosas
Ok, não dá para dizer que esses games são exatamente cooperativos, mas vale sempre a pena reunir os amigos para as partidas neles.
Super Mario Party
Um dos exclusivos da Nintendo mais responsáveis por momentos de estresse nas amizades gamers. Super Mario Party conta com mais de 80 minigames que podem ser jogados online.
Apesar do recurso inédito na franquia, é uma pena que o game não ofereça o modo tabuleiro para jogatina online. Mesmo assim, vale a indicação para você se divertir com aqueles amigos que preferem uma jogatina mais casual.
Mario Kart 8 Deluxe
O game de corrida do bigodudo conseguiu o feito de ser o software mais vendido do Wii U e também do Nintendo Switch. Em Deluxe, você tem todo o conteúdo da versão base do game original, além dos DLCs e um novo modo de batalha. Se você procura um game que vai ter um fator de replay absurdo e uma experiência online que funciona num console da Nintendo, faça esse favor a si mesmo e considere com carinho Mario Kart 8 Deluxe.
E, como o tema dessa lista é games para jogar online que podem fazer você perder a amizade, vale lembrar que casco azul na última volta é totalmente permitido.
Super Smash Bros Ultimate
Um dos games mais vendidos do Switch, Super Smash Bros Ultimate dispensa grandes apresentações. A versão tem todos os personagens que já participaram na franquia reunidos de forma maestral pelo time liderado por Masahiro Sakurai. Apesar do gameplay online com estranhos ficar aquém do tamanho da franquia - considerado o jogo de luta mais vendido do planeta - a jogatina com os amigos roda muito bem.
E tem personagens e itens insanos para todos os gostos. Nada como uma partida de Smash para manter aquela rivalidade boa com os camaradas.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.