Fall Guys: Ultimate Knockout é um daqueles jogos que surgem do nada para fazer sucesso. A ideia é simples: um multiplayer online para 60 jogadores que passam por diferentes minigames, eliminando as pessoas em cada fase até sobrar um único vencedor. Foi o suficiente para o jogo conquistar fãs e gerar memes nas redes sociais.
Mas agora vamos submeter Fall Guys às regras que ele mesmo criou. Será que o jogo da Mediatonic consegue sobreviver a um review no estilo Fall Guys?
Cada tópico deste review será como um "round" do game, explorando um aspecto específico de Fall Guys. Passou de fase? Vamos para o próximo tópico. Foi eliminado? Fim da análise.
No Coração do Gameplay
Objetivo: Fazer um jogo atrativo com jogabilidade simples
Fall Guys é fácil de jogar e também extremamente viciante, muito graças à simplicidade do jogo. Os controles, por exemplo, possuem só três ações básicas: pular, mergulhar (peixinho) e segurar algo. Pronto.
É nessa simplicidade que está a vantagem e a força da jogabilidade de Fall Guys. É isso que o faz ser mais atraente do que outros jogos de galera, como Mario Party ou Mario Kart.
Pode parecer até estranho falar isso, mas muitas características de Fall Guys fazem dele um game mobile, só que rodando em um PS4 ou PC.
Ele tem uma filosofia de design muito vista nos jogos que encontramos nas lojas de Android e iOS: comandos simples, estrutura bem objetiva e direta ao ponto. Um ritmo de jogo que sempre deixa espaço para um "vamos mais uma".
Por isso não chega a ser uma surpresa saber que o jogo anterior do estúdio Mediatonic foi justamente um game mobile, uma versão deles de Clash Royale usando uma franquia de sucesso: Gears Pop!, lançado ano passado.
Como o jogo só depende de três botões, a sensação é que qualquer um pode vencer, mesmo não sendo lá o mais habilidoso com o controle. Isso não só aumenta a competitividade do jogo como acaba até atraindo também quem não é muito de jogar videogames.
Assim como em uma partida de Fall Guys, a primeira rodada é, normalmente, a mais tranquila para passar. Então, o resultado: CLASSIFICADO!
A seguir...
Que Fase!
Objetivo: Crie gincanas no estilo "Olimpíadas do Faustão"
Fall Guys tem mais de 20 fases/minigames, e um dos grandes trunfos do jogo é o fato de elas não serem nem um pouco chatas, mesmo se repetindo.
Isso porque o design delas, típicas de gincanas, dá ênfase para a competitividade e a imprevisibilidade do caos, fazendo com que cada partida seja uma emoção nova.
Mesmo os minigames mais simples, como as corridas de obstáculos, que são sempre as primeiras, podem causar essa sensação. A fase "Gangorras" já vai fazer você sofrer com as plataformas e quedas.
Fall Guys também sabe que o segredo para um partida divertida é colocar variedade: não basta ser só "Olimpíadas do Faustão", mas também é necessário um pouco de "Fantasia" ou "Passa ou Repassa", do SBT.
Por isso há sempre uma mistura de minigames individuais, que exigem certa habilidade, com outros de trabalho em grupo. Tem até mesmo minigame de memorização.
E mesmo que algumas dessas fases abram caminho para "falhas", como depender de sorte, nunca fica a impressão de que elas são completamente injustas ou impossíveis de serem completadas. Não há uma frustração real aqui.
As fases de Fall Guys
Outro fenômeno comum é que, quanto mais pessoas são eliminadas, mais a tensão aumenta com os minigames. Alguns só aparecem na última rodada, como o Rei da Montanha, em que é preciso segurar uma coroa ao final de um percurso.
Esse é o momento de colocar à prova tudo o que se aprendeu até chegar ali.
A partir daí você já está completamente absorvido pelo jogo, ganhando ou perdendo. Parabéns, você está viciado em Fall Guys.
Por isso, o resultado dessa etapa não poderia ser outro: CLASSIFICADO!
A seguir...
Lançamento Certo
Objetivo: Saiba quando lançar o jogo na melhor data
Quem produz jogos sabe que tão importante quanto fazer um bom game é saber quando lançá-lo, e o sucesso de Fall Guys é o típico caso de estar no lugar certo, na hora certa.
Já vimos algumas vezes como um ótimo jogo pode se prejudicar se for lançado em um data ingrata, no meio de grandes títulos juntos, como aconteceu com Titanfall 2, em 2016.
O game do Mediatonic chegou em 4 de agosto, em um mês sem grandes novidades ou próximo de lançamentos de peso. Além disso, ele lançou de "graça" no PlayStation 4 para aqueles que assinam o serviço PlayStation Plus.
Assim, Fall Guys pode receber a devida atenção e, talvez, chegar em um público que não alcançaria em outra situação.
Fall Guys é a febre do momento e não há termómetro melhor para medir essa temperatura do que ser o jogo favorito de streamers. No dia do lançamento do jogo, mais de 500 mil assistiam a Fall Guys na plataforma Twitch.
Nas primeiras 24 horas, mais de 1,5 milhão de pessoas jogaram o game e, nos dias seguintes, Fall Guys continuou entre os jogos mais assistidos na Twitch, à frente de GTA V, League of Legends e até Fortnite.
A produtora Devolver Digital também divulgou que o jogo vendeu mais de dois milhões de unidades no Steam, onde ele é pago, em menos de uma semana depois do lançamento.
Resta saber se essa será apenas uma paixão intensa de momento ou vai perdurar em um amor duradouro nos próximos meses. Há planos para temporadas e novidades para o jogo, pelo menos.
Nessa etapa, mais uma vez, o resultado não poderia ser outro: CLASSIFICADO!
A seguir...
Fuja do erro (do servidor)
Objetivo: Não deixe os jogadores frustados por problemas no online
Em Fall Guys é preciso estar online para jogar, já que não há nenhum tipo de campanha ou modo solo. Por isso sair de partidas por falhas na conexão com o servidor do jogo é bem problemático.
No lançamento, é normal, e até esperado, que aconteçam instabilidades assim, ainda mais em um jogo que chamou tanta gente e estava de graça no PS4.
Fazendo uma analogia com o acontece no próprio Fall Guys, essas falhas eram como aquelas pessoas que te seguram pouco antes da linha de chegada ou tentam te empurrar de uma plataforma. É uma sacanagem e expõe o pior do ser humano, mas faz parte do jogo.
A situação só fica ruim mesmo quando, depois de dois, três dias, os problemas técnicos persistem.
Na versão de PC, que passou por algumas fases de beta, essas quedas não pareciam tão graves, mas ainda era comum encontrar erros de conexão nesta semana.
No PS4, essa mensagem era o que muitos jogadores recebiam depois de algum tempo jogando:
Tudo ficava pior quando se estava em um grupo de amigos, que sempre desfaziam a equipe também após o erro, gerando frustração e, não mais de uma vez, desisti de jogar para tentar no dia seguinte.
Os próprios desenvolvedores admitiram o problema e Fall Guys chegou a passar por algumas manutenções para dar conta de tanta gente querendo jogar ao mesmo tempo.
"Pedimos desculpas pelo experiência ruim de hoje.
Vimos algumas melhoras conforme consertamos as coisas, mas com o número recorde de jogadores hoje, novos problemas surgiram.
Estamos entrando agora em modo de manutenção para implementarmos uma solução de prazo maior".
Dependendo do minigame, cair algumas vezes em Fall Guys não chegar ser um problema, ainda pode haver chances de ser classificado. Só que ter diversas quedas seguidas e, não importa o quanto se esforce, a eliminação é certa. Nesse casso, as quedas foram nos servidores do jogo.
Por isso, eis o resultado: ELIMINADO!
Resultado Final
Foram três "rounds" em que Fall Guys se classificou com folga, provando que é um jogo excelente e que contou um pouco também com a sorte, como todo jogador de Fall Guys precisa ter de vez em quando.
Só que, assim como acontece em uma partida do próprio jogo, o inesperado fez ele cair perto do fim, na quarta fase.
Isso significa que Fall Guys é ruim? De forma alguma. O game faz de uma jogabilidade simples e fases criativas uma experiência de gincana com a galera que prende por muitas horas (se os servidores não caírem). Além de se encaixar perfeitamente nesses tempos de quarentena.
No final, as experiências ainda valeram alguns Kudos (a moeda virtual no game), que vão ser facilmente trocados por uma roupinha de "Surpresa do Ano" para Fall Guys.
Lançamento: 04/08/2020
Plataforma: PC (Steam) e PS4
Preço sugerido: R$ 37,99 (PC ) e R$ 83,50 (PS4, de graça para PS Plus em agosto 2020)
Classificação indicativa: Livre
Desenvolvimento: Mediatonic
Publicação: Devolver Digital
Jogue também: Série Mario Party
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.