Como Resident Evil 4 ajudou a formar um novo talento para jogos de terror
Gabriel Pilan jogou Resident Evil 4 quando tinha uns 11 ou 12 anos. O game, que foi uma das maiores revoluções dentro do horror e dos videogames, fez os olhos dele brilharem na época. Dez anos depois, o interesse por jogos de terror levou Gabriel a lançar seu próprio game, Darkness Falls.
Disponível na plataforma de jogos indie itch.io, o game de estreia dele já ficou entre os 25 mais populares dentre mais de 250 mil títulos de lá. É um feito e tanto. O START conversou com ele para saber como a nova geração de criadores de jogos de terror quer avançar o gênero.
Escolinha Resident Evil
A minha conexão com Gabriel surgiu de imediato. Assim como Resident Evil 4 o fascinou no início da adolescência, o mesmo aconteceu comigo, mas com o primeiro Resident Evil, quando tinha essa mesma faixa etária.
Mas, ao contrário de mim, Gabriel foi muito além da simples admiração pela obra da Capcom. "Lembro como eu amei a experiência que o jogo me proporcionou e foi o momento inicial que me fez escolher essa carreira de desenvolvedor de jogos. E gosto de leituras de terror em quadrinhos, conheci Junji Ito há pouco tempo e suas obras são incríveis!"
Resident Evil e Junji Ito são duas fontes de inspiração extremamente ricas. Não à toa, Darkness Falls impressiona, independentemente do conhecimento de ter sido um jogo feito por um único desenvolvedor, e de 21 anos.
As influências de Gabriel vão além, pois o jovem desenvolvedor tem plena consciência da importância de tais obras. O Enigma de Outro Mundo, A Névoa, A Ilha do Medo, O Iluminado e Midsommar são algumas obras cujo impacto está refletido em Darkness Falls.
O antigo e o novo caminham lado a lado, se completando. Afinal, um não existiria sem o outro.
Influências de primeira pessoa
Se Resident Evil 4 foi o estopim para o gosto de Gabriel pelo terror, para a criação de Darkness Falls ele pegou inspirações mais recentes, em Outlast e Resident Evil 7, por causa da perspectiva em primeira pessoa.
"A princípio, a minha maior dificuldade foi definir o escopo do projeto: seria somente uma demo? Um jogo com várias fases? Um jogo é a soma de vários fatores que precisam ter sinergia entre si para garantir a qualidade. E uma dificuldade foi a parte do desenvolvimento." Chega a ser assombro o quão consciente e centrado é Gabriel.
A arte e o entretenimento tiveram um papel essencial nesse momento, nos trouxe um pouco de paz e conforto numa situação de medo e pânico mundial
Gabriel Pilan, desenvolvedor de jogos
Em Darkness Falls, controlamos um personagem que acaba de acordar de um blackout e se vê como cobaia de uma seita de fanáticos religiosos. Aos poucos, o quebra-cabeça vai se montando, como num bom horror de sobrevivência.
Isso também aconteceu enquanto Gabriel criava o game: "Quando você desenvolve sozinho, é necessário assumir vários papéis diferentes e dar o melhor de si".
"Ao final, também tive questões para estabelecer a dificuldade do jogo, pois não queria fazer algo muito fácil que qualquer pessoa conseguiria de primeira, mas também não queria fazer algo extremamente difícil que fosse frustrante."
Gostaria de agradecer profundamente meu professor Marcio Jamil Gaspar, pois ele foi meu mestre em tudo que aprendi na área de jogos digitais e 3D
Gabriel Pilan, desenvolvedor de jogos
É bom apontar que o horror inicial em Darkness Falls está conectado diretamente ao medo do desconhecido citado por Gabriel e o game pega pesado no poderio imagético: o que choca mais, eviscerações explícitas ou pentagrama invertido?
"Como a cultura brasileira é predominantemente católica, existe um certo medo, tabu e bloqueio de coisas como pentagrama, morte, seitas, coisas que não são comuns no nosso dia a dia".
Darkness Falls
Darkness Falls é só o primeiro jogo de Gabriel. Um projeto que durou cerca de cinco anos. Por isso, ele se diz feliz com o resultado alcançado: "o meu jogo nada mais é do que uma demonstração concreta de esforço, persistência, paciência e de tudo que aprendi ao longo dos anos no curso que fiz de Jogos Digitais"
Darkness Falls, já fez história, está para sempre marcada nas entranhas do gênero que tanto impactou o seu criador. Só esperamos que nasçam várias outras criaturas no futuro.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.