Mundial de LoL: jogadores cumprem quarentena antes de estreia
O Campeonato Mundial de League of Legends (LoL) de 2020 será realizado em Xangai, a partir desta sexta-feira (25), com uma série de precauções sanitárias, tomadas desde antes da chegada das equipes internacionais à China, onde o novo coronavírus surgiu. Os jogadores profissionais, como os brasileiros da INTZ, precisam ficar isolados por 14 dias após darem entrada no país asiático.
Depois de uma temporada predominantemente online devido à pandemia de covid-19, a Riot Games, desenvolvedora do LoL e organizadora das competições oficiais, decidiu realizar a 10ª edição do Mundial presencialmente.
Competições esportivas pelo mundo retomaram as atividades, mas com operações locais e sem torcida nas arenas e nos estádios. Já o mais importante campeonato de LoL, jogo de computador com 100 milhões de usuários ativos no mundo, contará com 22 times, de diferentes países, em uma época de restrições a viagens aéreas.
Mundial de LoL com novo formato
Inicialmente, o Mundial de LoL teria 24 participantes, de 12 ligas regionais, mas os dois representantes vietnamitas desistiram da competição. Se saíssem do Vietnã para ir à China, os pro-players não poderiam retornar.
Como compensação, as equipes vietnamitas receberão prêmios, como se tivessem participado da competição.
Por conta das ausências, a Riot Games fez uma mudança no formato do Mundial. A fase de entrada, da qual participará a brasileira INTZ, contará com dez equipes divididas em duas chaves. Quatro delas se classificarão para a fase de grupos, onde já estão as demais 12 concorrentes.
Outra novidade é que, em 2020, o campeonato inteiro será em um único local. Xangai, que inicialmente havia sido escolhida como sede da final após uma excursão que passaria por outras cidades chinesas, receberá todas as partidas.
Os jogos das primeiras fases ocorrerão sem presença de torcida, no estúdio Shanghai Media Tech. Já a decisão, marcada para 31 de outubro, no estádio Pudong Soccer Stadium, poderá ter público, se as autoridades de saúde locais e da China autorizarem.
"Realizar o evento em uma só cidade reduzirá as viagens durante a competição e nos dará a capacidade de controlar mais de perto o ambiente do show", justificou o CEO da Riot Games, Nicolo Laurent, em comunicado.
O Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio de temporada, acabou cancelado por conta da pandemia.
Precauções antecipadas
Os cuidados para que o Mundial de LoL ocorresse com todos os participantes começaram ainda durante as ligas regionais.
No Brasil, por exemplo, jogadores das duas equipes finalistas da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro (CBLoL) de 2020 fizeram pelo menos dois exames RT-PCR para detecção do novo coronavírus antes da decisão. A INTZ derrotou a paiN Gaming por 3 a 1, no último dia 5.
Os exames serviram não apenas para a final, realizada presencialmente em São Paulo após uma etapa inteira disputada pela internet, mas também para o Mundial, já que os cyber-atletas e a comissão técnica do clube embarcaram para a China logo no dia 7.
O embarque rápido aconteceu para que a equipe cumprisse uma quarentena de 14 dias na China. Os brasileiros chegaram a Xangai no dia 9.
"Todas as equipes tiveram que atender às obrigações migratórias da China antes e depois de chegarem ao país, além de cumprirem a quarentena de 14 dias no local", informou a Riot Games no Brasil, por meio de nota, ao START.
Quarentena obrigatória
O gerente de jogadores e equipes de eSports da Riot Games na América Latina, Nicolás Yentzen, falou sobre a logística do Mundial de LoL em entrevista ao site peruano Depor.
"Uma bolha similar à da [liga norte-americana de basquete] NBA se formou. Todas as equipes fazem testes ao chegarem à China e são transferidas para um primeiro hotel, que está sendo administrado por uma instituição médica, onde todos os participantes passarão 14 dias em quarentena totalmente isolados, com a saúde sendo monitorada de maneira constante. Eles são testados de tempos em tempos e cada jogador, staff da equipe e membro da produção está em quarentena em seu próprio quarto", explicou Nicolás, em entrevista publicada no dia 12.
Na China, onde o novo coronavírus apareceu, a epidemia está controlada. São 90.918 casos e 4.745 mortes por lá, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Em Xangai, já foram confirmados 981 casos, sendo 342 locais e 639 importados, segundo a comissão de saúde da cidade. Nos últimos dias, Xangai não tem registrado transmissão local. Pessoas de fora que chegam infectadas são colocadas em quarentena, bem como todas aquelas com quem os doentes tiveram contato.
Após o isolamento, os pro-players do Mundial de LoL são transferidos para as instalações onde ocorrerão as partidas, em um "ambiente controlado". "Somente as pessoas que passaram pelo procedimento de controle podem participar", disse o gerente da Riot Games na América Latina.
Uma das equipes concorrentes, a PSG Talon, de Taiwan, terá de disputar a fase de entrada com dois jogadores emprestados da ahq eSports Club, porque dois de seus titulares ainda estarão no período de isolamento de 14 dias quando o Mundial de LoL começar.
Isolados, os cyber-atletas treinam, de seus quartos no hotel, no super servidor da China, onde só entram profissionais e jogadores do mais alto nível no modo ranqueado.
Adaptação ao fuso horário
Esse período na China antes do início da competição acabou servindo para as equipes se adaptarem às diferenças de fuso horário, como ressaltou o técnico da INTZ, Lucas "Maestro" Pierre. "Mesmo em uma situação ruim como a quarentena, tiramos algo de bom. O jetlag é tão difícil de vencer numa viagem longa que esses dias extras têm sido super importantes para adaptação", escreveu o treinador, em postagem no último dia 13.
Oito membros da INTZ foram para Xangai: além dos cinco jogadores titulares, viajaram também um reserva, o técnico e o gerente. Três profissionais ajudam a equipe remotamente, do Brasil.
A INTZ se recusou a fornecer informações adicionais sobre a rotina de sua delegação, dizendo não ter interesse em participar da pauta.
Equipes reduzidas
A produção e a transmissão do campeonato também serão afetadas pelas restrições impostas pela covid-19.
Segundo contou o gerente de jogadores e equipes de eSports da Riot Games na América Latina ao site Depor, uma pequena parcela de equipes de produção de outras localidades se deslocou à China. A maior parte dos equipamentos e do pessoal é chinesa.
A transmissão oficial, em inglês, envolverá produções de Xangai, Berlim (Alemanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Seul (Coreia do Sul). Não há informações sobre a transmissão em português.
"A Riot Games sabe do impacto que o Campeonato Mundial de League of Legends tem no cenário global de eSports e, por isso, tem trabalhado muito para levar a competição à comunidade mesmo em meio aos desafios impostos pela covid-19, priorizando a saúde dos jogadores, parceiros e Rioters", declarou a empresa, por meio da assessoria de imprensa no Brasil.
Cronograma
O Mundial de LoL será realizado de 25 de setembro a 31 de outubro, em três fases, com a participação de 22 equipes, de 11 ligas regionais.
Confira as datas:
Fase de entrada: de 25 a 30 de setembro
Fase de grupos: de 3 a 6 e de 8 a 11 de outubro
Fase eliminatória: de 15 a 18 de outubro (quartas de final), 24 e 25 de outubro (semifinais) e 31 de outubro (final)
Na fase de entrada, a INTZ está no Grupo A, ao lado de Team Liquid (América do Norte), MAD Lions (Europa), Legacy Esports (Oceania) e SuperMassive (Turquia).
Fazem parte do Grupo B: LGD Gaming (China), PSG Talon (Taiwan), V3 Esports (Japão), Unicorns of Love (Comunidade dos Estados Independentes) e Rainbow7 (América Latina).
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.