Mundial de LoL: DAMWON bate G2 e põe Coreia do Sul em final após dois anos
A sul-coreana DAMWON Gaming derrotou a europeia G2 Esports na semifinal do Mundial de League of Legends (LoL) de 2020 e voltou a colocar a Coreia do Sul em uma decisão, depois de dois anos.
No confronto disputado hoje (24), em Xangai, na China, os sul-coreanos triunfaram na série melhor de cinco partidas (md5) por 3 a 1.
Na final, marcada para o dia 31 deste mês, a DAMWON enfrentará Top Esports ou Suning, equipes chinesas que se encaram na outra semifinal, amanhã (25), às 7 horas (horário de Brasília).
Primeira semifinal do Mundial de LoL
Na primeira partida da semifinal, a G2 tomou decisões equivocadas e a DAMWON, bem mais organizada no mapa, aproveitou as brechas para crescer. Os sul-coreanos concretizaram a vitória em 28 minutos.
No jogo seguinte, a equipe europeia começou melhor, mas com a DAMWON ainda na cola em indicadores como eliminações e ouro conquistado. Tudo mudou por volta dos 27 minutos, quando a G2 engatou uma sequência de movimentações, abates e obtenção de objetivos que a levou para o triunfo aos 33.
DAMWON e G2 fizeram uma terceira partida muito equilibrada, com pequena diferença de ouro e eliminações entre elas na maior parte do tempo. O time sul-coreano ditou o ritmo e, mais forte, sedimentou pouco a pouco o caminho para a vitória.
No quarto jogo a coisa desandou para a G2. A DAMWON dominou todas as ações e, aos 15 minutos, já fazia 7 a 0 em abates contra os europeus. O duelo terminou com 19 minutos. Isso mesmo: em menos de 20 minutos, a equipe sul-coreana atropelou os adversários, em uma atuação impecável e histórica.
Foi também uma vingança para a DAMWON, já que, na edição passada, os sul-coreanos perderam para os europeus por 3 a 1 nas quartas de final.
Retorno da Coreia do Sul
Além disso, o triunfo da DAMWON coloca a Coreia do Sul de novo em uma final de Mundiais de LoL, depois de dois anos.
Nas edições de 2019 e 2018, as decisões foram protagonizadas por representantes da China e da Europa, com vitórias de equipes chinesas em ambas.
No ano passado, a FunPlus Phoenix tornou-se campeã mundial ao derrotar a G2. No ano anterior, a Invictus Gaming bateu a fnatic para conquistar o título.
A última final com coreanos havia acontecido em 2017, quando, aliás, duas representantes da Coreia do Sul disputaram o troféu: a Samsung Galaxy levou a melhor sobre a SK Telecom T1, do astro Lee "Faker" Sang-hyeok.
"Pela LCK [liga regional sul-coreana] como um todo, eu estou realmente feliz e orgulhoso pelo fato de termos a colocado de volta na final. Pela DAMWON Gaming, estou supercontente que conseguimos isso. Eu acho que, enquanto nós [a Coreia do Sul] estivemos perdendo nos últimos anos, nós aprendemos muito. Além disso, na DAMWON nós temos uma ótima comissão técnica. Eles são muito bons em nos liderar e ensinar para melhorarmos e, com isso, chegarmos à decisão", declarou o topo da DAMWON, Jang "Nuguri" Ha-gwon, em entrevista coletiva à imprensa após a semifinal de hoje.
Das nove edições anteriores do Mundial de LoL, realizado desde 2011, equipes sul-coreanas conquistaram cinco. Uma europeia, uma taiwanesa e duas chinesas completam a lista de campeãs.
O título da 10ª edição será decidido no próximo dia 31, no primeiro confronto decisivo entre sul-coreanos e chineses depois de seis anos - a última vez havia sido em 2014, quando Samsung Galaxy White e Star Horn Royal Club se enfrentaram, com triunfo da primeira.
"Estou feliz que a Coreia do Sul esteja de volta a uma final do Mundial de LoL depois de um tempo. Agora que conseguimos isso, eu espero que possamos ganhar e levantar o troféu", disse o caçador Kim "Canyon" Geon-bu, da DAMWON.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.