Mundial de LoL: DAMWON é campeã e põe Coreia do Sul no topo de novo
A DAWMON Gaming conquistou o título do Mundial de League of Legends (LoL) de 2020 e colocou a Coreia do Sul de novo no topo, depois de dois anos. No clássico oriental, disputado hoje (31), no estádio Pudong Football Stadium, em Xangai, na China, a equipe sul-coreana derrotou a chinesa Suning por 3 a 1 e se tornou a campeã da histórica 10ª edição.
Favorita, a DAMWON encontrou certas dificuldades diante da Suning, que desbancou times poderosos no caminho até a decisão. Ambas protagonizaram uma final equilibrada, com bons momentos para os dois lados ao longo da série de melhor de cinco partidas (md5).
Com a vitória, a DAMWON se tornou a terceira equipe campeã sul-coreana, com o sexto título para a Coreia do Sul, encerrando o domínio de dois anos (2018 e 2019) dos chineses.
Coreia do Sul no topo de novo
Na primeira final do Mundial de LoL entre Coreia do Sul e China em seis anos - o último encontro decisivo entre representantes dos dois países havia ocorrido em 2014 -, a DAMWON confirmou a superioridade esperada pela comunidade, embora tenha enfrentado uma adversária que não se entregou fácil.
Os sul-coreanos estiveram na frente na maior parte do tempo das partidas, mas a Suning lutou bravamente e, em certos momentos, chegou a dominar as ações, tendo conseguido tirar pelo menos um jogo dos campeões.
Na última vez que sul-coreanos e chineses tinham se enfrentado em uma final, em 2014, a Samsung White derrotou a Star Horn Royal Club. No ano anterior, também deu Coreia do Sul, com o triunfo da SK Telecom T1 sobre a Royal Club.
Foi, portanto, a terceira vitória sul-coreana em três finais deste clássico oriental. A DAMWON manteve o tabu contra os chineses, que foram campeões em 2018 e 2019 com Invictus Gaming e FunPlus Phoenix, respectivamente.
Com isso, a Coreia do Sul voltou ao topo do League of Legends depois de dois anos, retomando o posto de campeã que lhe pertenceu de 2013 a 2017, na sequência de conquistas da hoje chamada T1 (tricampeã) e da Samsung Galaxy (bicampeã).
Início equilibrado
DAMWON e Suning fizeram uma primeira partida equilibrada, em que a equipe sul-coreana controlou os objetivos do mapa e a chinesa chegou a estar na frente em ouro conquistado.
Aos 30 minutos, a Suning tinha mais eliminações e ouro, mas com pouca vantagem sobre a DAMWON, que logo tirou a diferença e retomou a liderança.
Aos 43 minutos, depois de fazer o barão, um dos monstros mais importantes para ser abatido no mapa, a DAMWON invadiu a base adversária e partiu para a vitória, abrindo 1 a 0 na final.
Empate
A DAMWON começou melhor a segunda partida da série, largando na frente em ouro, mas com a Suning buscando as jogadas e conquistando objetivos.
Por volta de 25 minutos, a equipe da Coreia do Sul possuía 2 mil de ouro a mais do que a adversária.
Depois de triunfar em uma luta, aos 29 minutos, o time da China matou o seu quarto dragão (monstro presente no mapa que dá bônus em habilidades e é disputado pelas equipes) e teve tempo para fazer o barão, virando o placar sobre a DAMWON.
Com a vantagem, a Suning partiu para cima e o topo chinês Chen "Bin" Ze-Bin matou os cinco adversários sul-coreanos. Foi o primeiro pentakill (abate de cinco oponentes em sequência pelo mesmo jogador) em uma final do Mundial de LoL.
Com o caminho livre, os chineses destruíram a base adversária e empataram o confronto em 1 a 1.
Mão na taça
A DAMWON colocou uma mão na taça ao levar a melhor na terceira partida e levar a série para 2 a 1 seu favor.
Mais uma vez, o jogo teve equilíbrio e bons momentos para os dois times. Os sul-coreanos começaram melhor, abrindo vantagem em ouro e no número de dragões conquistados.
Mas a Suning não se entregou. Tanto é que, aos 22 minutos, os chineses contestaram a execução do barão da DAMWON, mataram os cinco adversários e ficaram com o bônus do objetivo. O time também abateu o dragão ancião, o mais poderoso do LoL e que dá as maiores vantagens para quem o mata.
Mesmo assim, a Suning não conseguiu assegurar a vitória. Em uma luta no barão aos 34 minutos, a DAMWON levou a melhor e invadiu a base inimiga para sacramentar o triunfo.
Domínio de campeã
Na quarta partida, a DAMWON fez uma ótima apresentação e, desde o início, controlou o mapa, os objetivos e as ações, não abrindo espaço para o crescimento da Suning.
Logo aos 20 minutos, a equipe sul-coreana matou os cinco adversários pela primeira vez, mostrando que, já àquela altura, estava muito mais forte.
Aos 26 minutos, quando a DAMWON venceu mais uma vez e começou a entrar na base para conquistar a vitória na partida e na série, a equipe campeã tinha 22 abates a 7.
Foi uma vitória maiúscula, coroando a ótima campanha da DAMWON e o título mundial de 2020.
Cerimônia de abertura
Sempre muito esperada pela comunidade, a cerimônia de abertura reuniu efeitos digitais, holografia, música e dança, em uma retrospectiva dos Mundiais de LoL. Esta era a 10ª edição da competição, a mais importante do LoL internacional.
A cerimônia de abertura teve a participação da banda virtual de música K/DA. As integrantes, as personagens do LoL Ahri, Kai'Sa, Akali e Evelynn, apareceram no palco como hologramas e interagiram com dançarinas reais, cantando "More", uma canção em estilo de k-pop, o pop coreano.
Depois, o evento relembrou as músicas-tema das edições de Mundiais anteriores, em uma retrospectiva que mostrou times campeões passados e momentos importantes da competição.
Os cyber-atletas de DAMWON e Suning foram apresentados ao som de "Take Over", a música-tema do Mundial de LoL de 2020. Por fim, o personagem Galio "aterrissou" no palco, atrás dos finalistas.
Trajetória da DAMWON
Campeã mundial de LoL de 2020, a DAMWON pode ser considerada uma novata. O clube nasceu em maio de 2017 e iniciou sua trajetória no cenário competitivo pela 2ª divisão da Coreia do Sul.
O time passou por mudanças no elenco e, em agosto de 2018, conquistou o Challengers Korea Summer, além de ter terminado na 3ª/4ª colocação da tradicional KeSPA Cup daquela temporada.
Por meio do torneio de promoção, a DAMWON se classificou para a LCK Spring 2019 e chegou à elite do LoL sul-coreano.
Logo na temporada de estreia, a DAMWON ficou em 4º lugar da edição Spring da LCK e em 3º na Summer, classificando-se para o Mundial de LoL por meio da Final Regional.
Na competição internacional, a DAMWON chegou à fase eliminatória e caiu nas quartas de final, ao ser derrotada pela europeia G2 Esports - adversária que bateu na semifinal do Mundial de LoL deste ano.
O time tinha quatro jogadores que continuaram no elenco e que, hoje, conquistaram o título mundial de 2020.
Comemoração
"Eu acho que, no ano passado, a DAMWON era uma equipe com pro-players novatos e que jogavam principalmente em torno de suas mecânicas individuais. Neste ano, eles puderam adquirir um entendimento muito bom do jogo e absorveram isso muito bem. O time se tornou mais inteligente, mantendo suas ótimas habilidades", avaliou o treinador-chefe da equipe sul-coreana, Lee "Zefa" Jae-min, em entrevista coletiva após a decisão.
Ele exaltou o desempenho dos comandados, sem deixar de apontar falhas. "Os jogadores cometeram erros, mas mostraram uma performance realmente muito boa. A mensagem que quero deixar para eles é: vocês são os melhores jogadores do mundo", declarou Zefa, que, antes de entrar para a DAMWON, passou pela lendária SK Telecom T1.
Jogadores da DAMWON foram perguntados sobre a ascensão que tiveram de 2017 para cá e exaltaram a trajetória construída desde a Challengers Korea, mas elegeram a conquista do Mundial de LoL como principal momento de suas carreiras.
"Ganhar o Mundial é, definitivamente, o momento mais memorável", comemorou o atirador da equipe, Jang "Ghost" Yong-jun.
Personalizações
Já é tradição que os jogadores campeões mundiais de cada ano escolham personagens do jogo para que a Riot Games, desenvolvedora do LoL, produza skins especiais para eles. Skin é uma personalização de visual para itens e personagens dentro do game.
Na entrevista coletiva, os cyber-atletas da DAMWON falaram sobre as possíveis escolhas. Confira:
Nuguri: Kennen
Canyon: Graves
ShowMaker: Twisted Fate
Ghost: Ashe ou Caitlyn
BeryL: Leona ou Pantheon
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.