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OPINIÃO

Free Fire: Alok ou Kamir, qual o melhor? Qual comprar primeiro?

Free Fire - Reprodução
Free Fire Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

07/12/2020 04h00

O Kamir, personagem baseado no DJ KSHMR, chegou com tudo no Free Fire e está dando o que falar. Com uma habilidade ativa poderosa, ele acabou sendo comparado com o outro DJ do jogo, o até então imbatível Alok.

Ambos os personagens possuem habilidades ativas, então não dá para combiná-los, ai fica a dúvida. Qual o melhor? Qual comprar primeiro? Vamos para um comparativo que tenta resolver essa situação?

Preço

Free Fire Kamir - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O primeiro fator a se considerar na hora de escolher um novo personagem para comprar na loja é o seu custo. Nesse caso não há vencedor aqui, ambos custam exatamente a mesma coisa, os caros 599 dimas. Até por conta disso, é importante saber qual o melhor para não fazer a escolha errada e depois se arrepender. Afinal, São os personagens mais caros do jogo e também os mais requisitados pelos jogadores graças às suas habilidades. Vamos compará-los mais afundo.

Habilidades

Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Como você agora já sabe, tanto o Kamir quanto o Alok utilizam habilidades ativas, que precisam ser clicadas pelo jogador para iniciarem o seu efeito. Como só há espaço para uma no Free Fire, não dá para combinar a habilidade dos dois.

A habilidade do Alok se chama Som na Caixa e desde que foi lançada é a mais utilizada no competitivo do jogo. Veja o que ela faz:

Lv 1: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 10% e recupera 5 de HP por cinco segundos.

Lv 2: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 11% e recupera 5 de HP por seis segundos.

Lv 3: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 12% e recupera 5 de HP por sete segundos.

Lv 4: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 13% e recupera 5 de HP por oito segundos.

Lv 5: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 14% e recupera 5 de HP por nove segundos.

Lv 6: cria uma aura de cinco metros que aumenta a velocidade para mover e correr em 15% e recupera 5 de HP por dez segundos.

Ou seja, o foco do Som na Caixa é aumentar a velocidade e curar, com o detalhe que serve também para o resto do Squad, caso o jogador esteja jogando em time.

Agora vamos ver o que o Kamir traz para a mesa. Sua habilidade foca na recuperação de EP, que vai se transformando em vida na medida em que o tempo passa. Para isso, o jogador pode escolher entre dois modos. Confira o que ela faz em cada nível:

Nível 1

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 3s até 100 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Nível 2

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 2,8s até 110 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Nível 3

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 2,6s até 120 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Nível 4

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 2,4s até 130 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Nível 5

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 2,2s até 140 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Nível 6

Máximo de PE aumenta em 50
Modo Jiu-jitsu: Aliados dentro do raio de 6 metros de distância recebem um bônus de 500% na taxa de conversão do PE
Modo Psicológico: Recupera 2 de PE a cada 2s até 150 EP
Recuperação para mudar de modo: 20s

Na comparação, ambos tem habilidades que de alguma forma afetam o HP e fornecem algum benefício para o resto do time, já tem um preferido até agora?

Conclusão

Free Fire Alok - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No momento, antes que mais patchs eventualmente mudarem os dois ou novos personagens chegarem para modificar o meta, nossa escolha fica no Alok, a não ser que você seja um jogador que vai apostar em jogo cadenciado, explorando o potencial de abate do gás nas duas primeiras safes. Na realidade ambos são ótimos personagens e vai depender do estilo do jogador, mas achamos que há mais pessoas que vão se dar melhor com o Alok.

O Alok conta com o bônus de velocidade que casa mais com o jogo da maior parte dos jogadores e é essencial tanto para atacar quanto para defender. Se você vai jogar do Rushadão, nem precisa ter dúvidas. Além disso, sua cura é mais eficiente no combate, já que é mais rápida e ativa de forma quase instantânea a sua vantagem, enquanto o Kamir precisa da conversão e ter EP disponível.

Já o Kamir tem uma habilidade excelente, mas que pode ser lenta para combates rápidos. No modo Jiu Jitsu, em combates longos em Squad, ele é mais interessante até, mas provavelmente outro amigo também terá o Alok então fica quase que elas por elas na necessidade em time. O fato de ter que ficar trocando os modos também pesa contra. Mesmo sendo uma ação simples, já vimos vários jogadores esquecerem de girar para o modo correto e acabar não preenchendo novamente a barra de EP ou convertendo rápido para vida. No gás, no entanto, ele é supremo e se você joga assim, é a escolha perfeita.

Vendo pelo lado dos upgrades, também preferimos o Alok. Mesmo no nível um a sua habilidade já pode fazer uma boa diferença no jogo, principalmente se estiver combinada com a Kelly, por exemplo, para garantir mais velocidade. O Kamir não fica muito atrás, mas o Alok parece escalar melhor com com a subida de nível, já que os 5% a mais de velocidade no nível máximo parecem bem mais interessantes que o ganho de quase um segundo na conversão de EP.

Se tem dimas sobrando, compre os dois e teste, especialmente se você gosta de jogar no gás. Caso contrário, continuaremos com o Alok como habilidade ativa até segunda ordem.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL