A OB26 está na área e com ela diversas mudanças foram implementadas no Free Fire. Como sempre, rola também um balanceamento novo nas armas, tentando corrigir as fortes e fracas demais.
Dessa vez foram nove delas que foram modificadas, algumas como a Vector, com nerfs ou buffs que vão mudar a dinâmica do jogo.
Veja o que muda e se ainda compensa usar essas armas nas ranqueadas dessa temporada.
SVD
O que muda?
Cadência de tiro diminuída em 9%
Dano adicional ao corpo 40% (antes era 50)
Compensa?
A SVD é uma arma de drop e até a OB26 era uma das melhores do jogo. Segundo a Garena, os números da SVD eram muito superiores a todas as outras armas de Air Drop, ou seja, a famosa apelona. Para eles o principal motivo era o dano adicional ao corpo, que agora reduziram para tentar deixar mais equilibrada.
Além disso, a Garena também vai reduzir a cadência de tiro. Segundo eles para dar uma chance para o jogador que tomar o primeiro tiro de longe reagir.
A arma ainda compensa sim, seu dano continua alto para a cadência e o dano adicional ao corpo ainda é bem significativo. A questão é que agora você não vai mais estar em uma enorme vantagem quando achar ela no Air Drop.
M249
O que muda?
Velocidade de movimento enquanto atira + 10%
Distância mínima + 4%
Precisão enquanto anda - 4%
Compensa?
A M249 sempre foi meio fraquinha. A forma como limita o movimento do jogador enquanto atira, faz dela uma arma quase inviável no modo solo. Com as melhorias de agora ela já fica bem mais interessante, mesmo que a precisão tenha caído um pouco.
Para jogos em squad, um jogador com a M240 agora vai poder fazer supressão de longe e demolir paredes de gelo com maior facilidade. Vale a pena.
Parafal
O que muda?
Recuo + 9%
Distância máxima - 15%
Espaço de Cartucho removido
Compensa?
A Parafal chegou e conquistou o seu lugar entre as AR de forma dominante. Na última temporada se tornou uma das favoritas dos jogadores.
A Garena entende que ela estava com uma distância máxima maior do que deveria, já que estava tomando o lugar das DRMs no combate a distância. Com o ganho de estabilidade ela melhora sua capacidade em médias distâncias, mas a distância máxima reduzida praticamente inviabiliza o uso dela para combates longos.
A Parafal ficou menos versátil, mas ainda pode ser mortal se usada no estilo padrão de uma AR. Resta saber se você não vai preferir outras campeãs para esse tipo de arma, como a Scar.
M1887
O que muda?
Distância máxima -3%
Compensa?
Mesmo com a queda do uso de escopetas, a M1887 ainda era muito relevante para combate de perto. A nova 12, como era chamada, tem um poder de fogo enorme.
A Garena entende que ela está forte demais em médias distâncias também e por isso reduziu a distância máxima.
Ainda compensa sim para quem vai jogar rushando, mas agora é necessário ser ainda mais preciso, já que errar o disparo com ela significa morrer.
Groza
O que muda?
Cadência de tiro + 8%
Dano mínimo + 3
Recuo -6%
Causa 100% de dano nos braços e nas pernas
Compensa?
Com essas mudanças a Groza tem tudo para virar um monstro. O aumento do dano que ela é capaz de gerar com essa nova cadência de tiro e dano mínimo vai colocar ela no pódio entre as melhores armas de Air Drop, especialmente com o nerf da SVD. Compensa demais se você der sorte de encontrá-la.
M1014
O que muda?
Cadência de tiro + 5%
Dano mínimo + 3
Compensa?
O objetivo desse buff é fazer com que a M1014 tenha chance de competir com a Vector e com as outras escopetas do jogo no combate de curta distância. Com nerfs tanto na M1887 quanto na Vector a M1014 vale a pena sim para compor o seu kit.
Vector
O que muda?
Dano mínimo - 1
Alcance Máximo no modo Akimbo: - 4
Precisão no modo Akimbo: - 18%
Compensa?
A Vector nunca tinha sido uma das armas mais celebradas do jogo, mas foi a primeira a receber o modo Akimbo, que permitia usar uma dela em cada mão. Com dano enorme ela se tornou rapidamente a preferida dos rushadores.
O nerf aqui é pesado. Serve tanto para reduzir o uso da arma, como para dar chance para quem for alvo dela de escapar. Com uma nova escopeta chegando por aí e outras armas da categoria ganhando buffs, a Vector pode ficar menos efetiva mesmo no modo Akimbo.
Suficiente para ficar inútil? Achamos que não.
Carapina
O que muda?
Cadência de tiro - 8%
Espaço de cartucho removido
Compensa?
Esse é um nerf muito bem vindo. Com o cartucho no nível 3 a Carapina era uma das armas mais poderosas do jogo, desbalanceada. Agora ela não terá mais como subir o número de balas e ainda vai perder um pouco da sua cadência de tiro. Ainda compensa pelo seu dano, mas resta ver se não vai ficar fraca perto das outras da categoria.
UMP
O que muda?
Penetração em armadura + 30%
Dano mínimo +1
Compensa?
A UMP já tinha recebido um buff na última atualização, mas mesmo assim, segundo a Garena, está sofrendo demais para enfrentar coletes mais parrudos nas zonas finais. Esse buff de penetração de armadura vai ajudar bastante no final e faz dela uma escolha mais viável, especialmente após o nerf da Vector e M1887. Vale a pena sim.
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