Topo

Free Fire: 7 dicas para jogar melhor nas zonas finais

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

13/03/2021 04h00

Todo Battle Royale exige diversos comportamentos e táticas diferentes dependendo da fase em que a partida se encontra. Na chamada fase de loot, no início da disputa, o foco está em conseguir equipamentos.

Já após o fechamento da segunda safe o jogador pode escolher entre ser agressivo e procurar abates ou se posicionar visando a próxima safe.

E nas zonas finais? Quando restam menos de 15 jogadores, como jogar?

Posicionamento é o mais importante

Quando chegamos nas zonas finais, com poucos inimigos no mapa, a área de ação geralmente já está bem reduzida. Aqui qualquer erro pode ser fatal, justamente por não ter muito para onde rotacionar. Além disso, os adversários provavelmente estarão com equipamentos de nível alto, o que significa que ser o segundo a disparar já é uma desvantagem monstruosa.

Para contornar tudo isso, nada melhor do que estar bem posicionado, em um local que dá alguma proteção e permite visualizar bem a área. Se você domina o mapa que está jogando, vai saber exatamente por onde é mais provável vir jogadores, onde aproveitar as costas para o gás e outros detalhes que podem fazer a diferença.

Free Fire 1 - Divulgação - Divulgação
Free Fire
Imagem: Divulgação

Quando chegar nessa fase final, tente focar mais em se posicionar bem na próxima safe do que ficar caçando os atrasados para aumentar o número de abates. Lembre-se que o seu foco é tentar uma classificação melhor.

Informação é chave

A tentação de atirar no primeiro inimigo que vai passar é grande, mas essa quase sempre é a pior estratégia. Isso porque nas zonas finais informação é ouro e ao atirar você acaba de entregar a sua posição para os outros inimigos.

A tomada de decisão realmente não é fácil aqui. As vezes a oportunidade de abater um inimigo é clara, mas vai ser melhor deixar passar. A exceção é quando você sabe que está com o entorno tranquilo, ao chegar em uma zona bem antes dos outros, por exemplo, ai o dedo está liberado para pregar fogo no inimigo.

Ao identificar os inimigos tente, pela movimentação deles, prever para onde irão. Assim fica mais fácil de se preparar para quando for a hora certa de atirar. Também ajuda bastante saber quais os equipamentos o adversário está usando, para enfrentá-lo na melhor distância ou com uma arma que tem vantagem sobre a dele.

O gás precisa ser seu aliado

Quem joga contra os outros jogadores e o gás nas zonas finais está fadado a perder. Isso porque é muito difícil ter que atirar, movimentar, não entregar a sua posição e ainda ter que se preocupar com o avanço do gás.

Free Fire 2 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Se você souber se movimentar com o avanço do gás no tempo certo, vai ter proteção nas suas costas, já que dele não virá nenhum jogador nesta altura da partida. De costas para ele, contorne o círculo que falta, procure os melhores ângulos e crie vantagens.

Guarde recursos

Os confrontos finais são resolvidos nos detalhes. Ter uma parede de gel a mais, uma granada extra no inventário, ou mesmo um item de cura pode fazer toda a diferença.

Nessa etapa quase nao dá para fazer loot no corpo dos adversários, então é preciso já chegar nos 10 finais com a mochila abarrotada de bons equipamentos. Ter um pet como o Dom Pisante, que dá granadas de gel é outra ajuda muito bem vinda. Sempre crie jeitos de ter recursos para os combates que vão decidir a partida.

Combinação de habilidades importa

Não se esqueça de utilizar a força da sua combinação de habilidades. Quem tem o privilégio de contar com um Alok ou Kamir deve utilizar as habilidades deles na hora certa, evitar gastar sem motivo e ficar sem na hora que a parada realmente apertar. Para quem utiliza outros meios, como o escudo do Chrono ou mesmo algumas habilidades mais exóticas, como a mais recente do Shiro, também prestar atenção para usar o personagem de acordo, mesmo que isso signifique se expor ou tomar um tiro primeiro.

Ff Chrono - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Paciência recompensa

Como você pode perceber por tudo que leu acima, ser um zé casinha não está descartado nesse final. Alias, pode até ser a melhor saída em alguns casos, como quando você está com um equipamento não tão bom mas conta com uma arma de longo alcance.

Tenha paciência para tomar a melhor decisão, avaliar os inimigos e só agir quando for a hora. A recompensa será posições bem melhores que vão te levar para rankings mais altos.

Assista jogadores profissionais

LBFF Free Fire - Cesar Galeão/Garena Free Fire - Cesar Galeão/Garena Free Fire
Imagem: Cesar Galeão/Garena Free Fire

Muitas vezes a gente fica travado sem saber como evoluir, muito por conta dos vícios que vamos pegando no jogo, cometendo sempre erros parecidos. Assistir alguém melhor jogando e tomando decisões pode ser a saída para abrir a mente para novas abordagens.

Assista o seu streamer favorito jogar, veja como ele se comporta nessa etapa do jogo e tente trazer coisas novas para o seu arsenal de habilidades. Com tudo isso, com certeza você conseguirá melhorar com o tempo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol