Após um ano de pandemia, Free Fire e Rainbow Six batem recorde de audiência
A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) mal tinha iniciado sua primeira edição, no início de 2020, quando viu seus planos serem alterados pela pandemia de covid-19. Um ano depois, o evento encontrou um consolo: a audiência das partidas online mais que dobrou.
Esta é a segunda parte da série "Um ano de pandemia nos eSports". Confira a primeira, sobre o impacto em LoL e Valorant; e a terceira, sobre Counter-Strike
A transmissão da LBFF1, disputada por 12 equipes em um estúdio em São Paulo entre janeiro e março de 2020, atraiu 42,1 milhões de visualizações. Com o avanço do vírus, as finais ocorreram sem público, e a LBFF2, prevista para os meses seguintes, foi cancelada.
Já readaptada para uma estrutura 100% online, a LBFF3, entre agosto e novembro, mostrou a adesão do público ao novo formato: as transmissões chegaram a 60 milhões de visualizações. Na quarta edição, entre janeiro e março deste ano, um novo recorde: 95,5 milhões. Cerca de 126% a mais que a LBFF1.
O campeonato cresceu: em vez de 12 times, a LBFF já conta com 18 na Série A. Caso ocorresse presencialmente, seriam pelo menos 72 pessoas, fora equipe de produção e administração dos clubes.
A crise sanitária também teve uma outra consequência dolorosa para os fãs. O Free Fire World Series de 2020, que aconteceria no Brasil, foi cancelado. O público torceu para que fosse apenas um adiamento para 2021, mas a Garena confirmou que o principal torneio internacional da modalidade agora acontecerá em Singapura, entre 22 e 29 de maio.
Haverá 22 equipes participantes, de 14 regiões. Considerando o atual status do Brasil como epicentro da pandemia, ainda não se sabe se as duas equipes brasileiras classificadas poderão entrar em Singapura. Em nota, a empresa declara que "irá garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os protocolos de segurança e políticas de viagens em vigor".
Brasileirão de Rainbow Six também cresceu
Se o Free Fire World Series 2021 realmente acontecer, os fãs já podem se considerar privilegiados. Quem curte Rainbow Six teve que engolir quando a Ubisoft cancelou as finais da 11ª temporada da ESL Pro League, em São Paulo, no ano passado, e, depois, o Six Invitational em 2021.
A suspensão do Invitational ocorreu a poucos dias do início, porque a França, país-sede, fechou as fronteiras para pessoas de fora da União Europeia, como medida para tentar controlar uma nova onda de contaminação.
Por aqui, o Brasileirão de Rainbow Six de 2021 tem sido disputado online, com dez equipes. Assim como ocorreu com Free Fire, a audiência média também cresceu mais de 100% em relação ao pico de 2020.
Em 2020, a fase de classificação e as semifinais do torneio nacional ocorreram pela internet. Já a final aconteceu na Max Arena, em São Paulo, em novembro, sem público presente.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.