Para lançar game em três continentes, estúdio viajou o mundo por um ano
Na indústria de games, tão importante quanto criar um bom jogo é saber como vendê-lo. E jogos independentes sabem bem como isso é verdade.
Tetragon:Unknow Planes, um puzzle de plataformas que brinca com a gravidade, tem cumprido essa missão. Começou com a distinção de se classificar no primeiro edital da Ancine (Agência Nacional de Cinema) dedicado só a games, em 2017. E agora, finalizou com parcerias de distribuição para o lançamento nas Américas, Europa e Ásia. Ele chega agora ao PC, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One e, posteriormente, ao mobile.
Em entrevista exclusiva ao Start, Leonardo Minozzo, diretor do Cafundó Estúdio Criativo, afirma que passou um ano inteiro apresentando o jogo em feiras internacionais. Do BIG Festival, aqui no Brasil, até a Game Developers Conference (o principal evento de criadores de jogos, nos EUA), incluindo a Game Conecction Europe, na França, e a Tokyo Game Show, no Japão.
Isso aconteceu em 2019, antes da pandemia, então dá pra dizer que o Cafundó também contou um pouco com a sorte.
Mesmo no BIG a gente já tinha publisher interessada. O que percebi era que havia muita procura, então nosso jogo tinha um potencial que a gente não imaginava. Foi quando a gente ficou barganhando com essa empresa no mundo todo para ver quem oferecia a melhor proposta
No fim, o estúdio brasileiro não fechou um ou dois acordos, mas sim três. Um para distribuição global (pela Buka), outro somente para a Ásia (pela Natsume) e um terceiro exclusivo para mobile (com a Gameloft).
Em Tetragon, o jogador precisa reunir um pai e um filho, separados num mundo novo e desconhecido. A cada fase, ele tem que resolver quebra-cabeças, movendo torres e plataformas, muitas vezes desafiando a física comum, para resolver chegar ao portal que o levará ao próximo nível.
Assim como no jogo, a jornada do Cafundó também teve guinadas inesperadas, conforme sua equipe viajava o mundo e recebia feedbacks.
"Por causa dessas conversas, mudamos a estratégia inicial, que era só lançar em mobile. Decidimos ir primeiro para consoles e PC, com foco bem grande no Nintendo Switch. Só depois de alguns meses vamos disponibilizar para celular", conta Minozzo.
Quem se interessou em Tetragon pode conferir uma demo na página do game na Steam, com as primeiras dez fases. O jogo também vai estar exposto para ser degustado, de graça, no BIG Festival 2021, que acontece entre 4 e 8 de maio, totalmente online.
Os jogadores levarão algum tempo para encerrar a aventura dessa família, mas na vida real, tudo indica que Tetragon está apenas começando. Minozzo revelou que, mesmo antes do lançamento, o Cafundó já se prepara para desenvolver a sequência do game.
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