MAM lança versão dentro de Minecraft; veja como ficou
O Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo, lançou ontem (2) uma versão virtual de suas instalações dentro do jogo Minecraft. O projeto, criado em parceria com a Microsoft, é gratuito e está disponível na plataforma Minecraft: Education Edition e no site do MAM.
Para a divulgação, o lançamento também inclui um anúncio realizado dentro do game com um avatar do ator Lázaro Ramos - que também empresta sua voz na dublagem. Confira abaixo.
O curador-chefe do MAM, Cauê Alves, considera a iniciativa uma extensão natural da nova estratégia de expansão do museu, que já levou parte de seu acervo para pontos de ônibus, mídias digitais e projeções em prédios na cidade de São Paulo, por exemplo.
"Ao longo do último ano, o MAM vem rompendo com suas fronteiras espaciais por meio de formatos não tradicionais de exibição", reforça. "Agora, levamos o MAM para dentro da plataforma educacional Minecraft: Education Edition."
No jogo, o público poderá visitar e interagir com a sede do MAM, o Jardim de Esculturas, e suas obras. O foco inicial são as obras que dialogam formalmente com uma das principais características do Minecraft: as formas geométricas.
Serão 18 peças de artistas contemporâneos que fizeram parte do movimento concreto e neoconcreto brasileiro: Antônio Lizárraga, Athos Bulcão, Amilcar de Castro, Ary Perez e Denise Milan, Emanoel Araújo, Elisa Bracher, Franz Weissman, Guto Lacaz, Hélio Oiticica, Luiz Sacilotto, Mônica Nador e Renato Imbroisi, Sérgio Sister, Sérgio Camargo e Paulo Pasta.
Para estimular o trabalho de professores e educadores, há, ainda, propostas de aulas com recortes temáticos a partir do acervo e uma série de atividades lúdicas e interativas. Uma delas, por exemplo, é utilizar os blocos para criar um outro inseto que faça "companhia" para a icônica escultura Aranha, criada por Emanoel Araújo em 1981.
No próximo dia 16, o MAM Educativo também realizará uma "Visita virtual ao mundo do MAM no Minecraft: uma exposição em cubos", com o educador Gregório Sanches. O evento será organizado pelo Zoom Meetings e não necessita nenhuma versão do jogo. As inscrições podem ser feitas no site do museu.
"Por meio da tecnologia, todos os alunos, de qualquer lugar, podem conhecer um dos museus mais importantes de São Paulo", destaca Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil. "Estamos muito felizes com tudo isso."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.