Relembre toda a evolução das franquias Forza Motorsport e Horizon
A franquia Forza é uma das joias mais preciosas da Microsoft. Desde o lançamento do primeiro Motorsport, a série é sinônimo de gráficos incríveis, gameplay responsivo e conteúdo extenso e de qualidade.
Na E3 deste ano, vimos o próximo título, Forza Horizon 5. Como sempre, a apresentação chocou pelos gráficos realistas e mostrou todo o poder da nova geração. Quer ver como a franquia evoluiu desde o seu início até os dias atuais? Então pise fundo com a gente nesta linha do tempo.
Forza Motorsport
Lançado em 2005, o primeiro Forza Motorsport deu as caras ainda no Xbox Original, o famoso caixotão que poucos tiveram no Brasil. O estúdio por trás da obra é a Turn 10, que foi criado justamente para desenvolver uma franquia de corrida para a Microsoft.
Com 231 carros licenciados, pistas reais e imaginárias e muito potencial, Forza Motorsport deu o pontapé inicial para a franquia que viria a ser um sucesso. O jogo chegou para brigar no mercado de simuladores, já contava com multiplayer online e se saiu muito bem com a crítica e o público. Sua recepção pela crítica foi tão boa que alavancou as vendas do jogo e também do console.
Forza Motorsport 2
A sequência de Forza Motorsport chegou ao Xbox 360 dois anos depois, em 2007. Inclusindo as DLCs, contava com 342 carros. Além disso, um volante wireless foi desenvolvido especialmente para o jogo na época e pilotos profissionais testaram o produto antes do lançamento para ajustes finais.
Com ranqueamento online, no mesmo estilo que Halo 2 fez à época, Forza Motorsport 2 se tornou um sucesso nas partidas em rede.
Forza Motorsport 3
O lançamento de um novo Forza Motorsport de tornou uma tradição de dois em dois anos. Dessa vez, a aposta principal foi em uma expansão massiva de conteúdo. Assim, a versão final de Forza Motorsport 3 contava com mais de 500 carros e mais de 100 variações de pistas.
Foram diversas novidades que fizerem a cabeça dos fãs à época: a chegada de SUVs, uma câmera no painel do carro, disputas de drift, entre outras. Além disso, todos os carros podiam ser pintados ou modificados - algo inédito na franquia até então.
Forza Motorsport 3 foi o primeiro da franquia a precisar de dois discos. Um deles era apenas para instalação, enquanto o outro era utilizado para jogar. As notas do jogo foram incríveis e a franquia continuava a crescer em popularidade.
Forza Motorsport 4
Passaram-se mais dois anos? Um novo Forza Motorsport foi lançado. O quarto game introduziu o Autovista, que permitia observar os detalhes internos, como os motores, de alguns carro. Além disso, foi o primeiro a utilizar os sensores do Kinect durante a gameplay.
Com física e visuais melhorados, mais uma vez o jogo foi um sucesso de crítica. Novamente tivemos mais de 500 carros e dezenas de pistas e suas variações no pacote.
Forza Horizon
Só em 2012 surgiu o primeiro Forza Horizon, que deu início a outra tradição: em um ano era lançado Mortorsport, e no outro, Horizon. Ou seja, Forza todo ano para os amantes da velocidade.
A série Horizon é menos realista e tem uma pegada mais arcade (e até com uma certa influência da popular franquia de cinema "Velozes e Furiosos"). No mundo do jogo, sempre representado por algum local real do planeta, há um festival onde os jogadores disputam corridas de rua, completam minigames bizarros e concluem alguns desafios em alta velocidade para conseguir pontos.
Por ser extremamente divertido, é considerado um dos melhores jogos de corrida no mercado e até hoje ganha continuações. Quem faz essa série é a Playground Games, um estúdio talentoso que trabalha em conjunto com a Turn 10.
Forza Motorsport 5
Chegou em 2013 e foi o primeiro a estacionar no Xbox One. Com vários upgrades, inclusive gráficos, o jogo acabou com menos conteúdo que os antecessores - 200 carros e 17 pistas. Foi um ponto recorrente nas críticas.
Porém, o grande destaque positivo, além da parte gráfica, foi a inteligência artificial do jogo. Ela tornava as corridas muito realistas. Outro detalhe interessante é que ele deixou de usar músicas licenciadas e acabou optando por músicas originais.
Forza Horizon 2
Acelerou em 2014 tanto para o Xbox 360 quanto para o Xbox One. A versão do One foi feita pela Playground, enquanto o port na geração anterior ficou a cargo da Sumo Digital.
Em relação ao primeiro Horizon, este tinha quase três vezes mais área para explorar em seu mundo aberto. O festival dessa vez se passou na Itália e na França, o que trouxe cenários belos e inéditos para a franquia.
Uma dos conteúdos após o lançamento foi oficializar a parceria com a franquia Velozes e Furiosos, introduzindo o recurso de nitro. Mas ele só podia ser utilizado em situações bem específicas.
Forza Motorsport 6
Veio em 2015 para corrigir todas as falhas de seu antecessor. Retornaram as mudanças de clima, as corridas noturnas e a abundância de veículos: mais de 450 modelos (além de 27 pistas com dezenas de variações). Os gráficos, mais uma vez, impressionaram pelas suas melhorias.
Para continuar explorando possiblidades, a franquia introduziu o modo "Stories of Motorsport", que contava com mais de 70 horas de campanha! As análises foram muito positivas e a série continuava dominando o gênero.
Forza Horizon 3
Para muitos, o melhor jogo de toda a franquia. Estreou em 2016 para Xbox One e, pela primeira vez, para PC - com crossplay entre as plataformas. Dessa vez, o país escolhido para o festival foi a Austrália.
A campanha podia ser jogada por até quatro jogadores em modo cooperativo. O sistema de Drivatar com dificuldade customizada pelo jogador continuava a encantar. Pontos extras também pela customização e pelo amplo conteúdo.
Como resultado, um sucesso gigantesco, com notas que rivalizam com os melhores jogos da história. É, sem dúvida, um dos títulos imperdíveis da geração passada.
Forza Motorsport 7
Também apostou no conteúdo. Com veículos importados de Horizon 3, o jogo chegou a ter mais de 700 opções. Além disso, são 32 pistas com dezenas de variações.
Esse foi o primeiro jogo da série a ter o desenvolvimento com foco também no Xbox One X, onde roda em incríveis 4k e 60 FPS. Essa qualidade ténica, somada à temática que sempre proveu cenários lindos, garantiu fácil que ele fosse um dos jogos mais bonitos da geração.
O grande problema é monetização e economia. Liberar todo o conteúdo é trabalhoso, o que fez com que as notas da crítica fossem inferiores ao padrão da franquia. Embora com o tempo muito disso tenha sido melhorado, o gosto amargo ficou.
Forza Horizon 4
No ano seguinte, Horizon desembarcou no Reino Unido e encantou novamente. É realmente incrível a forma como a Playground Games não deixa a peteca cair com a série. Dessa vez, o jogo vez contou com servidores compartilhados entre os jogadores - 72 em cada. O mundo aberto é incrível e os desafios são, como sempre, muito divertidos.
A quantidade de conteúdo após o lançamento rendeu parcerias até com a Lego. O sistema de estações durante o ano, que mudavam o clima do mapa, deslumbrou os jogadores. Mais uma vez, Forza contou com notas fantásticas.
Forza Horizon 5
Três anos se passaram e essa é a primeira vez que a série ficou tanto tempo sem um lançamento. Mas já temos uma data para matar a saudade: em 9 de novembro. Desta vez, quebrando a tradição, teremos dois Horizons em sequência.
O país escolhido como sede é o México e este será o primeiro jogo da franquia a ser desenvolvido também para os consoles da nova geração: Xbox Series X|S. Mas se você ainda não conseguiu o seu, calma: o jogo também chegará para Xbox One e PC. No entanto, o melhor é que ele estará disponível no Game Pass, serviço de assinatura da Microsoft, logo em seu lançamento.
A apresentação do jogo na E3 2021 foi simplesmente fantástica. Os cenários são muito realistas e os gráficos superiores a tudo que já vimos. Os magos da Playground foram até o México para gravar centenas de horas da paisagem local e tirar fotos em altíssimas resoluções para criar as texturas do jogo - o resultado é até difícil de acreditar.
O jogo promete eventos constantes e muita diversão ao longo de todo o ano. Além disso, contará com Ray Tracing no modo de visualização dos carros.
Forza Motorsport
E a série Motorsport? A Turn 10 ficou todo esse tempo retrabalhando sua engine para trazer o que, nas palavras dos desenvolvedores, será o jogo mais realista da história da série. Eles prometem uma física realista, com colisões precisas e uma primorosa sensação de contato entre carro e pista.
O jogo apareceu na E3 de 2019, em uma captura dentro da engine, onde os gráficos estavam incríveis e ficou confirmado o uso de Ray Tracing. Embora ainda não haja uma data oficial de lançamento, tudo indica que ele chega em 2022, já que o estúdio anda fazendo alguns testes fechados com jogadores da comunidade. Para quem gosta de simulação e velocidade, a série parece melhor do que nunca e promete muito para a atual geração.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.