Steam Deck: novo portátil é boa opção para substituir um PC Gamer?
A Valve recentemente anunciou o Steam Deck, um PC portátil com a proposta de rodar os games da biblioteca do Steam dos jogadores.
O aparelho está previsto para dezembro deste ano e, além do modo portátil, também poderá ser conectado a um dock e funcionar como um mini PC. Inclusive, será possível instalar mods, outros aplicativos como um desktop comum.
Internamente, o Steam Deck possui uma APU da AMD, ou seja, CPU e GPU em um só chip, com tecnologia Zen 2 e arquitetura RDNA 2, os mais avançados atualmente da fabricante e a mesmas que estão presentes nos novos PS5 e Xbox Series.
Mas será que o Steam Deck é uma boa opção para substituir PC Gamers? Afinal, o mercado viu o aumento exagerado no preço de muitas peças, principalmente de placa de vídeo.
Para a apresentadora do canal AMD Brasil e especialista em PC Gamer, Dyuky, talvez não seja o caso.
Para quem está pensando em comprar PC, o Steam Deck não substitui
A Valve tem um baita desafio a frente do Steam Deck por causa do Linux, o sistema operacional em que é baseado o SteamOS, que virá no aparelho para rodar os games de Steam.
O Linux não é conhecido por ser o mais amigável e com melhor suporte para games, tanto que muitos jogos populares de Steam não rodam nele. É o caso de Destiny 2, Apex Legends e Rainbow Six Siege.
Para remediar isso, a empresa promete aperfeiçoar o Proton, uma ferramenta que possibilita rodar games de Windows no Linux e que é desenvolvido pela própria Valve.
Só que esse não é o único problema para o Steam Deck, e nós conversamos sobre eles, além de falarmos mais detalhadamente sobre especificações técnicas, preços e características no podcast Game Trends.
Ouça e venha participar você também da conversa: mande um e-mail para oi.gametrends@gmail.com que poderemos ler sua mensagem no próximo programa.
Apresentação: Bruno Izidro e Letícia Wexell
Convidada: Dyuky
Edição: Victor Hugo Borges
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.