Topo

Prêmio eSports Brasil anuncia duas categorias femininas

Nelson Born/Duivulgação
Imagem: Nelson Born/Duivulgação

Do START,

Em São Paulo

05/08/2021 18h40

O Prêmio eSports Brasil anunciou hoje (5) o lançamento de duas categorias femininas, "Atleta Revelação Feminina" e "Melhor Atleta Feminina". Segundo o evento, as categorias vieram para dar ainda mais voz às mulheres em um cenário pouco inclusivo.

Veja o vídeo de anúncio:

Nesta semana, o PeB também anunciou a retirada da categoria de Overwatch pelo enfraquecimento do cenário competitivo do jogo no Brasil e a substituição por VALORANT.

Porquê as jogadoras tem que estar numa categoria separada?

Camilota  - Divulgação/PeB - Divulgação/PeB
Imagem: Divulgação/PeB

Atletas mulheres do LoL, CS:GO, VALORANT e Rainbow Six: Siege (R6) tem ganhado destaque no último ano, assim como times mistos de Free Fire e LoL, como a Equipe X e a LOUD no CBLOL Academy.

Em outras edições do PeB, a comunidade viu nomes como Ana Xisdê, CamilotaXP e Cherrygumms como CEO da Black Dragons levarem prêmios.

Na edição de 2018, uma das principais figuras do R6 feminino, Danielle "Cherna" Andrade, teve uma carreira meteórica no Rainbow Six, foi indicada ao prêmio pelo corpo de jurados e horas depois sofreu um ataque em massa na Internet com comentários machistas e ameaças de morte.

Três anos depois, Cherna fundou a Associação Feminina de Gaming Brasil, visando dar todo auxílio jurídico e psicológico para jogadoras e mulheres do cenário de esports.

Mas porquê essa separação se elas jogam, atuam e competem nos mesmos jogos?

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol