Twitch bate recorde de audiência com GTA RP, Vtubers, DJs e gente dormindo
Líder do mercado de streaming de games, a Twitch bateu recorde de horas assistidas no primeiro semestre de 2021: 12,2 bilhões. Segundo relatórios dos portais Rainmaker.gg e Stream Elements, foi um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Algumas franquias de jogos tradicionais, como League of Legends e Grand Theft Auto V, ajudaram nesse resultado. Mas a plataforma também viu bombar tendências inesperadas - mostrando que ela é muito mais versátil do que só uma "vitrine de games".
Confira abaixo quais temas fizeram sucesso na primeira metade do ano:
GTA RP: tudo pode acontecer
Das 12,2 bilhões de horas acumuladas na Twitch entre janeiro e junho, 1 bilhão foi só de GTA 5, líder absoluto na plataforma. Mas parte desse sucesso se deve a um subproduto extraoficial: o GTA RP, ou "role playing". Ambos dividem a mesma tag na Twitch.
GTA RP permite que o jogador interprete um personagem dentro do universo de Los Santos. Ele literalmente pode fazer qualquer coisa dentro do game, como se fosse um The Sims 4 - mas com ainda mais possibilidades.
Isso atrai streamers diversos, porque não é um jogo em que você precisa ter habilidades técnicas. Você só precisa saber contar uma boa história. Isso significa desde contar uma trama serializada, quase como se fosse uma novela; ou até chocar o público regularmente com novidades imprevisíveis.
GENTE DORMINDO: um verdadeiro sonho
Em março, a grande tendência foram lives com zero ação: literalmente, pessoas dormindo. As sonecas somaram mais de dois milhões de horas assistidas
Cerca de 1,5 milhão dessas horas foram só do streamer Ludwig Ahgren, que cresceu 404% entre fevereiro e março. Sua grande sacada: para cada novo assinante no canal, ele adicionava alguns segundos à live (uma estratégia conhecida como subathon). Ele acabou ficando 30 dias ininterruptos ao vivo - muito tempo dormindo, mas também algumas horas acordado!
Outra iniciativa maluca: o vice-campeão na categoria, Matthew "Mizkif" Rinaudo, permitiu aos doadores do canal tocar qualquer coisa em seus fones de ouvido para acordá-lo.
LEAGUE OF LEGENDS: no topo desde 2012
League of Legends segue um fenômeno. O MOBA da Riot apareceu no primeiro Top 10 da Twtich, lá no longínquo dezembro de 2012, e continuou figurando no ranking mensalmente até hoje. Os únicos outros games que tiveram uma trajetória similar foram Call of Duty e DotA 2.
Neste primeiro semestre de 2021, LoL até mesmo conseguiu destronar GTA 5 como o jogo mais visto na plataforma - apenas temporariamente. Foi em fevereiro, quando chegou à impressionante marca de 144 milhões de horas assistidas. O total do semestre foi estimado em 912 milhões.
XADREZ: o efeito Gambito da Rainha
A série O Gambito da Rainha, saiu em outubro na Netflix, mas continua impactando a cultura pop. O xadrez ultrapassou 20 milhões de horas assistidas em fevereiro na Twitch. No mesmo mês, em 2020, esse valor não chegava nem perto de 5 milhões.
E a série ser protagonizada por uma mulher também parece ter ajudado as streamers da categoria. Três entraram no Top 10 do mês: as irmãs canadenses Alexandra e Andrea, do BotezLive, em sétimo; e a húngara Anna_Chess, em décimo.
WORLD OF WARCRAFT: ressurgindo das cinzas
O verão no hemisfério norte provocou queda na audiência dos principais jogos da Twitch em junho. Mas World of Warcraft trouxe sua própria sombra (e como!). A expansão Burning Crusade Classic rendeu um boost de 56% na audiência, com 51 milhões de horas no mês.
A novidade gratuita, que estreou exatamente em 1º de junho, permite a travessia do Portal Negro e recorda grandes eventos da história de Warcraft. E foi uma benção para vários streamers. O americano Asmongold, que joga WoW desde 2006, bateu 7.6 milhões de horas e apareceu no Top 10 de streamers pela primeira vez no ano.
VTUBERS: a fusão de roleplaying com animes
Esse estilo de conteúdo surgiu no Japão em 2010, e os dados de junho na plataforma confirmam que a febre está se tornando mundial: streamers com filtros na câmera que substituem seu rosto por um avatar inspirado no estilo anime.
Mas viver em sua própria animação japonesa é bem mais complexo que isso. O campeão de público, AdmiralBahroo, alcançou 2,5 milhões de horas nesse mês - com a ajuda de nada menos que 18 profissionais na área técnica das suas produções.
A Twitch adicionou recentemente uma tag para o Vtubing; ou seja, o negócio vai crescer ainda mais. Fique de olho na porto-riquenha ironmouse, logo atrás de AdmiralBahroo no Top 10 da categoria. De janeiro a junho, ela mais que triplicou seu público.
MÚSICA: a invasão dos DJs
A pandemia mudou a forma de consumir música. Sem shows ou eventos presenciais, a Twitch se tornou um novo pólo. Só em janeiro, a plataforma somou 24 milhões de horas assistidas nesse segmento. O mesmo mês em 2020 marcou apenas 4,6 milhões.
Liderado por DJs alemães, o gênero musical que mais bomba é o techno (ninguém mais usa esse termo, mas a Twitch sim). Vídeos sobre produção e entrevistas também fazem sucesso: o canal da revista especializada Rolling Stone chegou a 26 milhões de seguidores em cinco meses.
INFLUENCIADORES: tem brasileiro no pódio
A Twitch ainda depende fortemente de grandes personalidades. E os brasileiros têm isso de sobra. Gaulês conseguiu a façanha de passar os seis meses no Top 10, somando 90 milhões de horas (especialmente com Counter Strike: Global Offensive). Chegou a ser o segundo mais visto em fevereiro, maio e junho.
Já loud_coringa esteve no ranking entre fevereiro e abril: seus fãs assistiram 25 milhões de horas, principalmente de GTA V.
Um fato lamentável: ao longo dos seis meses, nenhuma mulher conseguiu entrar no Top 10.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.