#TodosContraPLS383: Personalidades se unem contra federalização dos esports
Times, jogadores, streamers e influenciadores do cenário de games e esports se uniram nesta terça (10) e lançaram uma carta-aberta contra a federalização dos esports no Brasil. A carta foi direcionada aos deputados estaduais do Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nomes como Bruno "Nobru", Felipe "brTT", Nyvi Stephan e organizações de renome como FURIA, INTZ, paiN e outras personalidades se uniram no abaixo-assinado que protesta não haver nenhuma confederação que represente os interesses e necessidades do cenário de esports. Além da publicação da carta, a Internet levantou o movimento nas redes sociais #TodosContraPLS383 e #SomosGigantes.
Você pode aderir ao abaixo-assinado e conferir o andamento neste link. A carta completa pode ser vista no tuíte de Leo Dibiase, Sócio Fundador da BBL Eports:
A carta revela que, diferente dos esportes tradicionais, os esports são propriedade intelectual de empresas únicas entre si, com regras que divergem umas das outras, e que não precisam ser ditadas por federações, mas sim pelas próprias produtoras dos campeonatos.
Outra preocupação é o modelo federativo, que pode afastar investidores e aumentar ainda mais os custos na produção de torneios.
"Não há, portanto, necessidade de criação de estruturas que "controlem" os esportes eletrônicos no Brasil. Reiteramos que é preciso ter cautela em avançar numa direção que possa desviar o Brasil de uma trajetória até agora muito bem-sucedida e com grande potencial de sucesso num futuro próximo"
Trecho da carta-aberta
A carta serve para pedir aos deputados que "examinem com critério o ocorrido no Senado Federal e no Estado de São Paulo, onde a comunidade dos esportes eletrônicos foi ouvida". O pedido aponta como "recentes avanços em matérias que buscam regular a prática do esporte eletrônico" estão sendo discutidas nas Assembleias Legislativas.
Ainda foi revelado como projetos de lei como este é uma cópia do PLS 383/2017 (engavetado no Senado Federal desde o fim de 2019), que há tempos visa regular o esporte eletrônico no Brasil. Vale destacar que a carta também ressalta um texto semelhante, do PL 1.512/2015, vetado pelo Governo de São Paulo em meados de 2015.
Confira a lista com nomes de personalidades e organizações que aderiram ao abaixo-assinado:
Nobru
brTT
Nyvi
Cherrygums
Cerol
Baiano
Jukes
Caju
Rafifa
FURIA
paiN
BBL
Afrogames
W7M
Santos
INTZ
Ebrainz
7WPlay
Team One
Mais Esports
Webedia
Fluxo
GamersClub
LnK Gaming
Vorax
MEC Inc
Mario Marconini
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.