A atual janela de transferências do futebol mundial foi insana. Na Europa, astros como Messi e Cristiano Ronaldo trocaram de clube. Mas, no Brasil, o destaque foi o Corinthians, que trouxe praticamente um novo ataque para o restante da temporada, incluindo craques como Willian e Renato Augusto.
Com a euforia gerada por essas novas contratações, decidimos testar o timão nos campos de futebol digital. Escolhemos o eFootball PES 2021, uma vez que o jogo detém a licença do campeonato brasileiro. Chega mais para ver como a nova equipe se comportou.
Novos contratados e atributos do time
Nesta versão do PES, o Corinthians pré-contratações era um clássico time de meio de tabela. Embora superior aos clubes de menor expressão, seus atributos o colocavam abaixo de rivais como Flamengo e até mesmo de outras equipes paulistas.
Através do modo de edição, adicionamos os quatro novos jogadores para conferir se o time mudaria de patamar.
Giuliano
Giuliano é um meia de criação com OVR 81. Os destaques em seus atributos são a aceleração (85), passes rasteiros (84) e equilíbrio (84). Além disso, ele também tem habilidades extras dignas de jogadores talentosos. Entre elas, Passe Rasteiro (com duas estrelas) e Carregando a Bola (com uma estrela).
Renato Augusto
Ídolo da fiel, Renato Augusto está de volta. No PES, ele é um meia de ligação - ou segundo volante, se você preferir a nomenclatura clássica. O jogador de 32 anos tem OVR 80, e se destaca em atributos como passe rasteiro (83) e passe alto (82). Além disso, há uma estrela na habilidade de Passe Rasteiro e outra em Passe Alto.
Roger Guedes
Roger Guedes não tem um modelo 3D muito fiel à sua aparência e possui atributos mais humildes que os outros contratados. Com apenas 24 anos, o atacante possui um OVR de 77, com destaques para os atributos de velocidade e aceleração, ambos acima dos 80. Há uma estrela na habilidade Carregando a Bola.
Willian
O grande destaque fica por conta de Willian. O jogador, que tem passagem pelo Chelsea, Arsenal e seleção brasileira, é o principal reforço no timão. Com 32 anos, conta com um OVR de 84. É um ponta direita de muita habilidade, uma vez que seus atributos de aceleração e drible são bem altos, superando 85. Além disso, há estrelas nas habilidades de Passe Rasteiro e Carregando a Bola.
Com a chegada do quarteto (e a saída de alguns jogadores que já não fazem mais parte do elenco, como Cazares e Ramiro), o time do Corinthians mudou de patamar. Entre os nacionais do PES, ele ficou atrás apenas do Flamengo, que possui pontos a mais na média de meio de campo e defesa, mas os mesmos 79 no ataque.
(Vale lembrar que o rubro-negro ainda está desatualizado e conta com Gerson no elenco, por exemplo. Seu OVR de 81 faz diferença. Além disso, a atual versão do Atlético Mineiro no PES ainda não tem suas principais contratações, como Hulk e Diego Costa, e o Palmeiras não foi licenciado para o jogo.)
Rendimento em campo
Para testar o time dentro das quatro linhas, utilizamos a formação que o site de estatísticas SofaScore imaginou em sua página no Twitter: um 4-3-3 clássico. No ataque, Jô foi o escolhido para vestir a 9. Mas, se você preferir, também é possível colocar Mosquito ou até mesmo improvisar Luan (no jogo ele rende mais do que você imagina).
Nas pontas, Roger Guedes e Willian; meiuca com os novos contratados Giuliano e Renato Augusto, além de Gabriel fazendo a volância. Por último, na zaga, utilizamos a formação clássica. Vale ressaltar que adicionamos João Victor, ex-Atlético Goianiense, no time. Mas, por ser muito jovem, o jogador ainda tem atributos bem baixos e você pode substituí-lo enquanto a nova versão do eFootball não chega.
O primeiro teste foi logo contra o Flamengo, que é considerado o melhor elenco do Brasil no momento. A partida foi dura, mas conseguimos vencer a máquina com um gol no final do segundo tempo, feito por Roger Guedes a partir de uma triangulação com Willian e Giuliano.
O importante é que o "Corinthians virtual" se encaixou bem e ficou bom de jogar. De maneira geral, times brasileiros contam com OVR baixos nesses games, o que deixa a partida lenta e meio travada. Porém, com atletas como Willian e Renato Augusto, os passes e jogadas fluíram. Giuliano foi o mais apagado, mas fez um importante papel tático, roubando muitas bolas e dando alguns passes em saídas de contra-ataque. Com tudo isso em mente, é notável que o timão se tornou uma excelente escolha para o Modo Carreira.
O segundo jogo seria contra o Palmeiras, principal rival do alvinegro. Mas o PES não possui a licença para o time do Palestra Itália, então o clássico acabou sendo contra outro grande rival, o São Paulo.
Novamente tivemos um confronto difícil. O time do Morumbi saiu na frente ao converter um pênalti - que ainda me deixou com um jogador a menos em campo. Ainda assim, conseguimos uma virada emocionante, concretizada com dois gols de Willian em suas características jogadas de velocidade.
Embora tenhamos conseguido o resultado no final, é importante deixar claro que os jogadores recém-contratados estão, em sua maioria, com uma idade avançada e se esgotam rapidamente no segundo tempo, exigindo substituições.
Willian é craque
Em ambos os jogos, quem chamou a atenção foi Willian. Ainda não sabemos como ele irá se adaptar aos campos brasileiros na vida real ou o esquema de jogo que o Corinthians utilizará, mas, no videogame, ele arrebenta.
Willian está bem acima da média dos colegas nos times nacionais do PES. Ele consegue passar com facilidade pelos marcadores, chuta bem de fora da área e dá passes precisos para deixar os companheiros na cara do gol.
Ainda será preciso checar se, na atualização deste ano, essas novas contratações não receberão nerfs nos seus atributos. Mas, ao menos pelo que vimos no PES, se você é torcedor do Corinthians, pode ficar animado com o futuro.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.