xCloud: recurso de games na nuvem do Xbox chega ao Brasil; saiba como jogar
O Xbox Cloud Gaming (antes Project xCloud) chega ao Brasil em fase beta nesta quinta-feira, (30), a partir das 15h (horário de Brasília).
O recurso permite jogar games de Xbox One e Xbox Series X e S em celulares e PC de forma remota, sem a necessidade de ter um videogame.
Na dúvida do que fazer para jogar pela nuvem? Tiramos aqui as principais dúvidas do novo recurso.
Quem pode jogar?
O Xbox Cloud Gaming é um recurso exclusivo para assinantes do Game Pass Ultimate, serviço que junta o Game Pass padrão para consoles, PC e a Xbox Live Gold para jogar online.
Ou seja, mesmo se você assinar o Game Pass padrão, não vai jogar pela nuvem, somente com o Ultimate.
A boa notícia é não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro. O recurso está liberado para todos que possuem Game Pass Ultimate automaticamente.
Atualmente, a assinatura do Game Pass Ultimate é de R$ 44,99 por mês.
Em que aparelhos posso jogar?
Nesse período de beta, será possível jogar pela nuvem em três plataformas:
- Dispositivos Android (smartphones ou tablet): versão 6.0 ou superior
- Dispositivos iOS (iPhone ou iPad): versão 14.4 ou superior
- PC com Windows 10
Em breve, nos EUA, o Xbox Cloud Gaming também vai chegar nos próprios consoles Xbox One e Xbox Series e funcionar como o PlayStation Now da Sony. Porém, não há previsão para o Brasil.
Qual a conexão de internet ideal?
Para jogar por streaming, só uma boa conexão de Internet. A Microsoft sugere pelo menos 20 MB de dowload e upload. É importante aqui ressaltar que a taxa de upload é tão ou mais importante também, para evitar aquelas travadas e lag na hora do jogo.
Para quem for jogar no celular, a empresa recomenda uma conexão Wi-fi 5 GHz para um gameplay estável. O 2,4 GHz pode funcionar também, mas não está otimizado.
Como jogar?
- Aplicativos
Em aparelhos móveis, basta baixar o aplicativo do Xbox Game Pass na Play Store (para Andoid) ou App Store (para iOS). É por ele que os jogos vão ser executados.
Já no PC, é preciso ter o sistema operacional Windows 10 e também baixar o aplicativo do Xbox (somente Xbox, não o Xbox Game Pass) na loja da Microsoft Store. Além disso, é possível jogar pelo browser de internet, acessando o site Xbox.com/play.
- Controles
A grande maioria dos jogos só será possível jogar com um controle Bluetooth conectado nos aparelhos ou, no caso do PC, um controle com fio ou wireless, como o do Xbox 360.
Os próprios controle do Xbox One ou Xbox Series funcionam, mas qualquer outro controle Bluetooh pode ser usado também, inclusive os controles de PlayStation.
Quais são os jogos?
A Microsoft diz que, nessa fase beta, vão estar disponíveis 290 games para o Xbox Cloud Gaming. Todos eles estão no Game Pass, claro.
Porém, é importante ficar atento porque, se o game sair do catálogo do Game Pass, ele não poderá mais ser jogado também pela nuvem.
Uma boa notícia é que, dos mais 200 games, 100 podem ser jogados direto na tela do celular, por controle de toque, sem precisa de controle.
Alguns dos jogos com controle de toque no celular:
- Yakuza Like a Dragon
- Minecraft Dungeons
- Hades
- Hellblade: Senua's Sacrifice
- Sea of Thieves
- Gears 5
Por fim, a Microsoft confirmou que todos os jogos da Xbox Game Studios que chegarem no lançamento para o Game Pass também poderão ser jogados pelo Xbox Cloud Gaming.
Isso quer dizer que Forza Horion 5, que chega em 9 de novembro, e Halo Infinite, com lançamento para 8 de dezembro poderão ser jogados também pela nuvem desde o primeiro dia.
Atualização: O texto foi alterado sobre o aplicativo para rodar os jogos no celular, que é o Xbox Game Pass e não o aplicativo Xbox colocado anteriormente.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.