PlayStation 3: emulador em PC consegue abrir todos os jogos já lançados
A equipe por trás do RPCS3, um emulador de PlayStation 3 para PC com código aberto, anunciou que finalmente conseguiu converter todos os jogos já lançados no console para o novo programa. A notícia foi dada via Twitter:
O status "nothing" ("nada") classificava alguns títulos remanescentes de PS3 que sequer abriam no RPCS3. Porém, ainda há alguns jogos que travam na tela de início (classificados como "carregáveis", equivalente a 0,19% do total) e outros no menu (classificados como "intro", cerca de 5,7% do total).
No geral, porém, a maioria dos games de PlayStation 3 (63,5%, ou cerca de 2 mil títulos) já estão funcionando plenamente e podem ser zerados com o emulador. Cerca de 30,5% são jogáveis, mas ainda travam em algum momento.
O avanço é importante: o projeto RPCS3, que já dura 10 anos, vai preservar diversos games que não estão mais disponíveis, porque não há retrocompatibilidade no PlayStation 4 ou PlayStation 5. Isso é especialmente relevante para os jogos exclusivos do PS3: com o fim do console, eles jamais poderiam ser jogados novamente em nenhum outro lugar.
A Sony detectou essa falha e, recentemente, começou a lançar versões de seus jogos para PC também. O mais recente God of War, por exemplo, vai ser lançado para computador em janeiro.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.