World of Warcraft: próxima atualização eliminará piadas e frases machistas
Dataminers revelaram que a próxima atualização de World of Warcraft irá excluir piadas e diálogos antigos que podem ser considerados machistas ou ofensivos contra mulheres. E o diretor do jogo, Ion Hazzikostas, confirmou a alteração em uma entrevista recente ao site VentureBeat.
Esse processo de edição já vem ocorrendo há um mês e tem sido revelado gradualmente no servidor World of Warcraft's Public Test Realm, mas deverá ser oficializado para todos os jogadores em um patch nas próximas semanas.
Parte da mudança tem a ver com a atual crise da Blizzard, afundada em diversos escândalos de racismo, assédio moral e sexual, que já causaram o desligamento de funcionários e várias tentativas de reformulação de sua cultura corporativa.
Alguns dos diálogos eliminados, por exemplo, faziam uma referência velada a funcionários que foram demitidos após as denúncias virem à tona.
Na entrevista, Hazzikostas reforça que as mudanças não são apenas um golpe de "relações públicas" para compensar as falhas estruturais da empresa.
"Houve fãs que expressaram preocupação de que estamos fazendo isso quase como uma espécie de 'cortina de fumaça'", afirmou. "Em vez de lidar com essas questões difíceis, a gente estaria apenas mudando algumas palavras no jogo".
Porém, ele ressalva: "Entendemos que não estamos consertando uma injustiça sistêmica só por mudar um emote em World of Warcraft. Mas por que não fazer isso enquanto também trabalhamos em questões mais amplas de segurança, diversidade e unidade cultural?"
Segundo o executivo, o momento atual da empresa teria levado à percepção de que, como o jogo já existe há 17 anos, parte de seu conteúdo "não foi, necessariamente, produto de um espectro diverso e inclusivo de vozes, e que hoje não reflete a perspectiva da equipe atual do jogo ou de muitos de nossos jogadores".
Ele confirma que, durante muitos anos, a comunidade apontou alguns desses problemas, mas a Blizzard não prestou atenção como deveria.
As alterações devem incluir mudanças em algumas pinturas e a remoção de piadas prontas que os jogadores podiam disparar a partir de um comando no chat. Esses conteúdos foram considerados desnecessariamente muito sexualizados em relação ao tom do resto do jogo, ou implicitamente negativo para as mulheres.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.