Deep Rock Galactic: 7 dicas para se tornar um mestre escavador
Deep Rock Galactic, produzido pela Ghost Ship Games, já tinha saído para Xbox One e Xbox Series S|X, e agora em janeiro foi lançado para PS4 e PS5. E mais: chegou de graça para os assinantes de PS Plus, o que aumentou o interesse do público.
Você foi um deles? Então confira aqui sete dicas antes de partir para outros planetas, explorar os subterrâneos e combater hordas de alienígenas.
Terra à vista!
Como as minas do jogo são geradas proceduralmente, não existe garantia de que você irá cavar direto por uma parede e encontrará um caminho. Muitas vezes, você pode começar a escavar e simplesmente perceber que não está indo pra lugar nenhum.
A dica é ficar atento e sempre procurar por pedaços de terra na parede ou até mesmo no chão: na maioria das vezes, um caminho novo é encontrado após cavar um pequeno túnel dentro de porções de terra. Além disso, após passar por um buraco recém-escavado, existe uma boa chance de encontrar pedaços de Morkite, que é o objetivo principal de cada excursão de mineração.
Conclua objetivos secundários
Em todas as missões, há um objetivo principal, necessário para concluir a missão, e um objetivo secundário. Normalmente, os secundários consistem em procurar por minérios raros pelo mapa, fósseis de alienígenas antigos e raízes de flores que ainda não floresceram.
Cada um deles dá bônus de experiência e de dinheiro ao final da missão. Esse bônus pode ser extremamente útil na hora de realizar melhorias em seu personagem favorito, comprar itens cosméticos e criar novos módulos para seu robô ajudante. E, claro, também vai te fazer subir de nível mais rápido.
Ilumine o caminho de forma inteligente
As cavernas são traiçoeiras, escuras e perigosas. Enquanto estiver procurando por minérios raros e lutando contra os alienígenas que estão te caçando, é preciso ficar atento ao seu maior inimigo: o medidor de flares.
Os flares servem para iluminar brevemente um local, mas eles perdem força após alguns segundos e tudo se torna escuridão novamente.
Porém, o uso de flares é limitado e após jogar uma certa quantidade deles no chão, será preciso esperar até que o medidor recarregue para poder usá-los novamente.
Até lá, você estará preso em uma caverna escura, onde as únicas fontes de iluminação vêm de pedras brilhantes presas no chão e de uma lanterna com potência bem inferior, que está ligada durante todo o tempo.
Procure manter o controle ao usar seus flares e jamais gaste todos de uma única vez. Se uma horda de inimigos estiver atacando, tente se posicionar em um local que garanta vantagem e use um flare apenas para se localizar. Elimine a horda e prossiga com a mineração.
Caminho marcado é caminho seguro
Um recurso que não é mostrado no tutorial básico e que muitos jogadores acabam descobrindo por acidente é a possibilidade de criar marcadores para que você e seus companheiros saibam onde ir.
Ao apertar L1 (no PlayStation) ou LB (no Xbox), um laser é equipado. Ele serve para marcar itens de interesse, caminhos, inimigos e até mesmo ordenar que seu companheiro controlado pela IA minere determinados locais mais altos.
Upgrades são essenciais
Conforme avançamos no jogo, novas áreas e missões são desbloqueadas. Além disso, os desafios ficam cada vez mais difíceis: inimigos ficam mais fortes, cavernas parecem cada vez maiores e as reservas de munição cada vez mais escassas. Nessas horas, um dos recursos mais importantes de Deep Rock Galactic entra em cena: a bancada de upgrades.
Com o dinheiro e a experiência adquiridos ao terminar as missões, é possível liberar melhorias para cada classe de personagens, bem como para as suas armas. Para isso, basta encontrar a bancada correspondente quando estiver em sua Base de Operações.
Complete os objetivos secundários, colete o máximo de recursos que conseguir dentro das cavernas e potencialize o seu personagem favorito, melhorando ele da forma que melhor se encaixa no seu estilo de jogo.
O terreno é um playground
Uma das mecânicas mais divertidas do jogo é o fato de que qualquer parte do mapa pode ser destruída e moldada ao usar picaretas, armas e bombas.
Crie um buraco na parede com um TNT, construa plataformas para subir pelas paredes e utilize o terreno para alcançar um minério que está no teto da caverna. Ou, quando estiver em situações de perigo, crie buracos para que seus inimigos caiam e você ganhe tempo para se recompor ou até mesmo fugir.
Use a caverna como um playground pessoal para que seu time chegue em segurança até o objetivo.
Trabalho em equipe é a chave para o sucesso
Os melhores momentos de Deep Rock Galactic são aqueles jogados em equipes fechadas de até quatro jogadores, com todos se comunicando pelo microfone e trabalhando em conjunto para completar missões.
Ao jogar em um time completo com quatro classes diferentes, a melhor forma de lutar contra as hordas alienígenas é combinando as habilidades únicas de cada personagem.
O Engineer pode criar uma torre em praticamente qualquer lugar da caverna, enquanto o Scout pode usar um gancho para chegar ao topo dessa plataforma e iluminar tudo com sua Flare Gun. Já o Gunner tem um armamento mais forte e uma tirolesa para atravessar abismos. Por fim, o Driller é equipado com uma broca de alta potência e pode escavar paredes rapidamente.
Quando cada jogador seleciona uma classe diferente, a experiência em casa missão se torna única e tática - as opções para superar cada desafio são quase infinitas. Realizar rotações de classes com seus amigos também é uma ótima pedida, assim todos podem revezar seus cargos durante as jogatinas.
Rapidinhas
- Tome algum tempo para conhecer sua base de operações. Nela há muitos recursos, easter eggs e minigames.
- Ao começar, jogue com todas as classes pelo menos uma vez. Tente se familiarizar com cada uma delas e veja qual se encaixa melhor com o seu estilo de jogo.
- Se possível, jogue com um microfone ligado e peça dicas para os jogadores mais experientes - a comunidade é bem receptiva e vai te mostrar todos os caminhos para se tornar um mestre escavador.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.