Fortnite volta ao iPhone e iPad via GeForce NOW, entenda como funcionará
Fortnite voltará em breve ao iPhone e iPad. O GeForce NOW, serviço de jogos em nuvem da Nvidia, lançará uma versão beta mobile por tempo limitado do battle royale da Epic Games. Também será possível jogar no iOS pelo navegador Safari.
O período de testes beta começa na próxima semana, tanto para iOS quanto para Android. E infelizmente o Brasil não está incluido para os testes, você pode conferir as incrições por aqui.
Entendendo o caso
Tudo começou em 2020, quando a Epic Games acusou a Apple de monopólio em sua loja de aplicativos, e chegou a processar a empresa por usar de seu domínio para obter lucros maiores. A disputa foi crescendo à medida que mais empresas ficaram interessadas no caso.
Segundo a Epic, a Apple forçava os desenvolvedores a usarem o sistema de pagamentos nativos da Apple, que cobra comissões de até 30% sobre as vendas. Logo, a desenvolvedora direcionou seus clientes a comprarem fora do ecossistema da Apple, em um ambiente isento de taxas.
No Fortnite, os jogadores passaram a poder realizar compras diretamente pelo jogo, em vez de utilizar as lojas proprietárias da Apple ou Google. Com esse atalho "burlando as regras", a Apple removeu o jogo da sua App Store horas depois.
Em um comunicado, a empresa afirmou que a Epic habilitou um recurso não aprovado pela Apple. Foi então que a desenvolvedora do Fornite começou uma batalha judicial que dura até hoje.
A batalha jurídica entre a Epic, o Google e a Apple teve seu último capítulo em outubro de 2021, quando o Google processou a Epic por um suposto esquema que permitia métodos de pagamentos alternativos dentro do Fortnite, tanto dentro da versão Android quanto na iOS.
Na mesma época, o bilionário Elon Musk entrou na briga alegando em suas redes sociais seu apoio à desenvolvedora do Fortnite de que "as taxas da loja de aplicativos da Apple são de fato um imposto global sobre a internet. A Epic está certa".
NVIDIA GeForce Now
No Brasil, o recurso ainda está disponível para PC, Mac, Chrome, Android, Android TV, iPhone e iPad (via navegador Safari). O serviço é gratuito, e possui gráficos que rodam em placas de vídeo da série GTX, com limite de 30 minutos e fila de espera para acesso aos servidores.
Na versão paga, o serviço custa R$ 44,99 mensal e R$ 40,50 semestral, com gráficos melhores processados em placas RTX, e acesso prioritário aos servidores por seis horas. Mas infelizmente, os planos já com vagas esgotadas no Brasil.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.