Topo

Twitter remove vídeo da guerra na Ucrânia que era cena do jogo ArmA III

Arma III: jogo realista de 2013 continua sendo usado em fake news - Divulgação/Bohemia Interactive
Arma III: jogo realista de 2013 continua sendo usado em fake news Imagem: Divulgação/Bohemia Interactive

De START, em São Paulo

25/02/2022 11h06

O Twitter removeu um vídeo que havia começado a viralizar na noite desta quinta (24) por supostamente mostrar um bombardeio na Ucrânia. A cena, na verdade, era do jogo ArmA III. E não é a primeira vez que conteúdo do game é confundido com registros reais de conflitos militares.

Problemas similares estão acontecendo no Facebook. Segundo a Bloomberg, vídeos de supostas operações militares russas na Ucrânia publicados em canais e grupos dedicados a videogame tiveram picos de visualização ontem. Alguns foram vistos por mais de 110 mil pessoas e compartilhados mais de 25 mil vezes. O Facebook também já derrubou as fake news.

No Twitter, a legenda do vídeo sugeria: "Ucrânia dispara mísseis para interceptar a artilharia das aeronaves russas". O canal brasileiro Jovem Pan exibiu o trecho em seu programa Jornal da Manhã.

O simulador de combate tático ArmA III foi lançado pela Bohemia Interactive Studios apenas para PC. Embora seja de 2013, conta com algumas cenas bastante realistas.

Seu conteúdo já havia sido utilizado como fake news anteriormente. O caso mais famoso foi em 2018, quando um canal de TV da Rússia incluiu as imagens em uma reportagem sobre os bombardeios na Síria.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol