Carnaval nos games: confira 10 jogos que caíram na folia
O carnaval brasileiro invadiu o mundo dos games e já inspirou títulos, fases, chefões, skins, eventos e personagens. Street Fighter, League of Legends, Valorant, Cuphead, Fortnite, Final Fantasy XIII-2, Assassin's Creed e mais. Confira abaixo alguns jogos que celebraram a folia brasileira.
Cuphead
Cagney Carnation é o último chefão do primeiro mundo de Cuphead. A simpática e estressada flor chamou atenção e despertou o ouvido aguçado dos brasileiros. E o motivo é simples: sua música-tema é um samba raiz.
*Coloque os fones de ouvido, dê o play e seja teletransportado para a Sapucaí!
Sucesso inquestionável, o jogo da Studio MDHR, eleito melhor jogo indie e de ação em 2017 pelo TGA, transporta os jogadores ao auge das animações da década de 1930, do jazz e das big bands.
Créditos ao compositor Kristofer Maddigan e sua orquestra, aplaudida pela Billboard por sua qualidade.
League of Legends e Fortnite
Em 2017, o MOBA da Riot Games promoveu o evento "Asas da Folia", premiando com o ícone Carnanívia inspirado pela skin carnavalesca da campeã Anivia.
Já Fortnite criou em 2020 o CarnaRoyale, com mapas comemorativos, lives com influenciadores, kit de traje, picareta e acessório para as costas.
Overwatch 2
O jogo ainda não recebeu uma data de lançamento ou sequer uma palavra sobre um beta. Mas a Blizzard revelou, na Blizzcon 2021, o mapa localizado no Rio de Janeiro.
Cidade de origem do personagem Lúcio, o cenário mistura a favela com os restaurantes luxuosos a beira mar e vibe carnavalesca com samba e carro alegórico.
Street Fighter V
Yoshinori Ono, famoso produtor da franquia Street Fighter, visitou o Rio de Janeiro e usou muitas inspirações para criar Laura. A lutadora brasileira de jiu-jitsu também ganhou cenário inspirado nas periferias cariocas.
O Carnaval é nítido na trilha sonora e nos personagens no plano de fundo do cenário.
Final Fantasy XIII-2
A personagem Chocolina é uma vendedora que sempre aparece em FF13. já teve um visual de passista de Escola de Samba.
O traje foi inspirado nas cores e penas do pássaro Chocobo (do mundo de Final Fantasy).
Samba de Amigo
O jogo de ritmo da Sega já trazia no título sua homenagem ao Carnaval. Com direito a passista fantasiada de plumas, o jogo original de Dreamcast conta com fases cheias de referência ao Brasil, além de elementos musicais do México, como maracas.
Angry Birds Rio
A Fox e a Rovio fizeram parceria e promoveram o filme "Rio" (2011) para dentro da franquia de passarinhos pistolas. Assim como o longa, o jogo tem vários cenários baseados no Brasil e, entre eles, um mapa com referências ao Carnaval carioca.
Valorant
O FPS da Riot Games tem a brasileira, Raze, no sue panteão de agentes. Em junho de 2021, o jogo comemorou seu primeiro ano lançando a regravação de "O Canto da Cidade", por Daniela Mercury. A canção guiou a personagem, também baiana, pelos cantos de Salvador.
Recentemente, a produtora trouxe mais um clipe de Raze por Salvador para promover uma campanha solidária focada em ajudar famílias afetadas pelas enchentes na Bahia.
Assassin's Creed 2
É Carnaval, mas precisamente, o Carnaval de Veneza, na Itália. Um dos cenários de Assassin's Creed 2 coloca o jogador, na pele do assassino Ezio, para invadir a festa italiana para completar missão. Máscaras e fantasias facilitam a infiltração para abater seu alvo.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.