CEO versão 2.0

Já vai, chefia?

Amazon, Apple, Google, Microsoft e Twitter competem no mundo da tecnologia, mas todas têm uma coisa em comum: nenhuma é mais liderada diretamente por seus fundadores. Tilt relembra os ex-chefões emblemáticos e os desafios que a nova geração de líderes encara pela frente.

Ryoji Iwata/ Unsplash

Twitter

O mais recente a deixar o cargo de presidente-executivo da empresa que cofundou foi Jack Dorsey, que ajudou a criar o Twitter em 2006. Em novembro de 2021, ele publicou na rede social que o Parag Agrawal, 37, assumiria a liderança da empresa.
Toby Melville

Fala-se muito sobre a importância de uma empresa ser 'liderada pelo fundador'. Em última análise, acredito que isso é muito limitante e um ponto único de falhas.

Jack Dorsey
Cofundador do Twitter
Rebecca Cook/Reuters
Reprodução/Twitter

O presente e o passado

Desde 2011 no Twitter, Agrawal (esq.) se tornou o CEO mais jovem de uma empresa do ranking Fortune 500. Os desafios agora são: alcançar 315 milhões de usuários pagantes até 2023, dobrar a receita da empresa até lá e lidar com o fogo cruzado entre questões de moderação de conteúdo e pedidos de regulamentação de governos.
Divulgação

Amazon

Em julho de 2021, o Jeff Bezos, fundador da Amazon, passou as rédeas do reino para Andy Jassy. Enquanto isso, o ex-CEO mantém a cabeça literalmente no espaço, com a empresa espacial Blue Origin. Em seu tempo "livre" ele também quer buscar por uma fonte da juventude, investindo na Alto Labs, startup de biotecnologia.
Divulgação

"Nas nuvens"

Na Amazon desde 1997, Jassy ajudou a criar a AWS, divisão da empresa para serviços de computação em nuvem. Ele terá de lidar com questões delicadas, como uma possível reforma antitruste para conter o poder de gigantes de tecnologia, além da crescente busca por sindicalização de funcionários.
Getty Images

Google

As obrigações do dia a dia da Alphabet, grupo dono do Google, saíram das mãos dos fundadores Larry Page e Sergey Brin em dezembro de 2019. Sundar Pichai, que respondia até então como líder do Google, passou a acumular também o cargo máximo do grupo.

Embora tenha sido um tremendo privilégio estar profundamente envolvidos na administração diária da empresa durante tanto tempo, acreditamos que é hora de assumir o papel de pais orgulhosos --oferecendo conselhos e amor, mas não incomodando diariamente

Larry Page (foto) e Sergey Brin,
em carta anunciando a mudança
Jacob Silberberg/Reuters
Alex Wong/Getty Images/AFP

Quase 20 anos de Google

Pichai trabalha no Google desde 2004. Ele liderou as áreas de engenharia e de produtos que incluíram o Chrome e Android. O atual CEO terá o desafio de avançar em setores como inteligência artificial e computação quântica. O executivo também vem se posicionando a favor de uma nova regulamentação federal de privacidade.

Apple

Steve Jobs (foto) fundou a Apple com seu amigo Steve Wozniak. Entre idas e vindas, ele se tornou CEO da companhia. Jobs marcou presença no mercado da tecnologia com vários produtos, entre eles: o primeiro iPhone, lançado em 2007. Ele deixou o cargo em 2011 para tratar um câncer no pâncreas.
Divulgação/Apple

Sempre disse que se chegasse o dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou.

Steve Jobs,
em carta de despedida do cargo
Matt Dunham/Reuters
Robert Galbraith/Reuters
Pouco antes de Steve Jobs falecer, em 2011, Tim Cook assumiu a liderança da Apple. Um dos grandes feitos do discreto CEO foi redirecionar a companhia para além do mercado de produtos, também focando em capitalizar ofertas em serviços, como o Apple TV+

Microsoft

Bill Gates deixou o cargo de CEO da Microsoft em 2000 para ser ocupado por Steve Ballmer. Em 2014, foi a vez de Satya Nadella, que liderava até então a divisão de nuvem da Microsoft, a Azure, a galgar o posto máximo da gigante de Seattle, nos EUA.
Elizabeth Shafiroff/Reuters
Divulgação/Abode
Para Nadella, o futuro da Microsoft está nos serviços de nuvem. Em sua liderança, a empresa se expandiu através de aquisições, como a compra do LinkedIn e o repositório GitHub. Em junho de 2021, foi nomeado como presidente do conselho da Microsoft.
Danish Siddiqui/Reuters

Uber

Um dos fundadores mais odiados do Vale do Silício, Travis Kalanick deixou o Uber sob pressão dos investidores em 2017, em meio a denúncias de assédio sexual e gestão tóxica da companhia.
Reprodução
Dara Khosrowshashi foi contratado com a missão não só de gerar lucro, como também mudar a cultura da empresa. O cargo veio com uma série de desafios, incluindo a crescente pressão por reconhecimento de vínculo empregatício de motoristas e entregadores e o 1º acidente fatal envolvendo um carro autônomo da empresa.

Facebook: fica ou não fica?

Mark Zuckerberg permanece como o último dos fundadores a se manter na chefia da empresa que ajudou a criar quando pensamos nas big techs listadas. Ele também é presidente-executivo da Meta, grupo dono da rede social, Instagram e do WhatsApp. Mas...
Getty Images/AFP
... existe uma forte pressão para que ele deixe os cargos em meio a uma série de polêmicas, como vazamento de dados e acusações de monopólio das empresas que ele lidera. Mesmo assim, Zuckerberg parece determinado a fazer o metaverso ganhar espaço. A pergunta que fica é: até quando ele sustentará o cargo?
Brendan Smialowski/AFP

Salesforce: mais um fica ou sai?

Marc Benioff, cofundador da Salesforce, já disse que nunca deixaria a gigante de software. Entretanto, uma recente promoção na companhia parece sinalizar o contrário.
cellanr/ Creative Commons
Reprodução/ Twitter/ @btaylor
O caso envolve Bret Taylor, que já trabalhou no Facebook e foi presidente-executivo da Quip, empresa adquirida pela Salesforce. O cargo atual é o de coCEO. A aquisição do Slack por US$ 27,7 bilhões em 2021 foi liderada por ele. Essa não é a primeira vez que Benioff divide a cadeira da liderança, mas nunca se sabe o que o futuro reservará.
Publicado em 20 de fevereiro de 2022.
Texto: Carla Matsu (colaboração para Tilt)
Edição: Edilson Saçashima (colaboração) e Bruna Souza Cruz (de Tilt)


Continue navegando por Tilt