Veja 12 objetos que já foram confundidos com OVNIs
Egil Sjøholt/Pexels
Vênus
Depois do Sol e da Lua, o planeta Vênus é o astro mais brilhante do nosso céu. Por isso, é uma das explicações mais comuns para relatos de OVNIs. Ele já foi até "perseguido" por policiais na Geórgia (EUA).
Robb Rosenfeld/Divulgação
A Lua
Parece absurdo, mas até a Lua é alvo de conspirações. Em 2011, no Reino Unido, a polícia recebeu uma ligação de alguém que via um objeto brilhante pairando sobre sua casa, se movendo em sua direção.
Kasuma/Pexels
Dirigível da Goodyear
O icônico dirigível da Goodyear é usado para publicidade e transmissões de eventos pela TV. Em 2020, ele assustou o público de um jogo de futebol americano no estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA).
Robyn Beck/Divulgação
Foguete da SpaceX
Novas tecnologias de exploração espacial podem ser amedrontadoras. Em 2017, o lançamento de um foguete Falcon 9 deixou um rastro fantasmagórico no céu da Califórnia.
Christopher Nie/Divulgação
Satélites Starlink
Com constelações de satélites de telecomunicações cada vez mais amplas, ver traços estranhos cruzando o céu tem sido algo comum. Os da rede Starlink aparecem como um trenzinho de luzes se movimentando.
Ergon Filter/Divulgação
Xixi congelado
Em 2015, o astronauta britânico Tim Peake viu quatro estranhas luzes se movendo juntas, do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Pois eram gotas de urina, cristalizada e flutuante, de uma nave russa.
Nasa/Divulgação
Nuvens
Nuvens lenticulares são bem grandes e estacionárias, formadas em maiores altitudes, geralmente sobre montanhas. Elas têm formatos dramáticos, muitas vezes parecidas com discos voadores.
Paul Zerr/Divulgação
Balão do Google
Balões meteorológicos ou até de festa junina podem ser confundidos com OVNIs. Em 2017, um balão do Google, que levava internet a lugares remotos, assuntou fazendeiros colombianos.
Loon/Divulgação
Paraquedistas militares
O show pirotécnico dos paraquedistas Golden Knights, do Exército dos EUA, é uma tradição do Festival Sun Fun, na Carolina do Sul. Para os desavisados, os pontos luminosos no céu podem parecer uma invasão alienígena.
Exército dos EUA/Divulgação
Um inseto
O que é brilhante, redondo e se move erraticamente pelo céu? Depende da perspectiva: pode ser um disco voador ou um inseto. Uma emissora de TV da cidade de Denver (EUA) já se enganou.
Reprodução
Drones
Drones ganharam os céus nas últimas décadas. Independente do tamanho e do tipo, eles se tornaram uma das principais explicações para relatos de óvnis.
Inskyphoto
Pipas com LED
Pipas podem ser decoradas com luzes RGB. Em 2020, no Havaí, um objeto azul que caiu no mar causou pânico, chamados à polícia e alerta da Administração Federal de Aviação. Mas era apenas um brinquedo chinês.
Kiteman Productions/Divulgação
Publicado em 12 de abril de 2021.
Texto: Marcella Duarte
Edição: Mirthyani Bezerra (colaboração) e Márcio Padrão