8 de março

Revolução na internet, GPS, wi-fi e mais: as 10 mulheres que mudaram a tecnologia

Kohji Asakawa/ Pixabay
Celulares, GPS, internet, computadores: muitas das tecnologias que usamos hoje tiveram participação de mulheres em seu desenvolvimento e avanço, mesmo diante das adversidades de uma área predominantemente masculina. Veja a seguir os feitos delas que fizeram história no setor.
Peace,love,happiness/ Pixabay
Reprodução

Ada Lovelace, pioneira da programadora

Matemática inglesa, escritora e mãe de três filhos, Ada é reconhecida como a 1ª pessoa a criar um programa computacional, ainda no século 19. Foi responsável por analisar e traduzir diversos materiais para o matemático Charles Babbage. Ela criou o 1º algoritmo e a primeira máquina analítica da história, tornando-se fundadora da computação científica.
Getty Images/iStockphoto

Supercomputadores

Frances Bilas Spence, Jean Jennings Bartik, Marlyn Wescoff, Frances Elizabeth Holberton, Ruth Lichterman e Kathleen McNulty configuravam o Eniac, um dos primeiros da história.
Reprodução

Carol Shaw, pioneira dos games

1ª mulher a trabalhar na indústria dos games e uma das primeiras colaboradoras do videogame Atari, para o qual desenvolveu o "River Raid", um jogo digital inovador para a época.
Reprodução

Grace Hopper, ícone da programação

Ela é a 1ª pessoa a programar um computador digital de larga escala. Isso após ser uma das inventoras do COBOL, linguagem de programação para bancos de dados comerciais.Ela criou ainda os conceitos de "bug" e "debug". Além disso, foi a 1ª mulher a ter um PhD em Matemática pela Universidade de Yale e a ser almirante da marinha dos EUA.

Gladys West, pioneira do GPS

Em 2018, a cientista foi incluída no Hall da Fama dos Pioneiros do Espaço e Mísseis da Força Aérea dos EUA.
Adrian Cadiz/Secretary of the Air Force Public Affairs
Domínio Público/U.S Navy
Gladys trabalhou como babá para conseguir custear os estudos. Foi a 2ª mulher negra a ser contratada pela Marinha dos EUA, por se especializar em sistemas de larga escala e processamento de dados. Programou o computador que calculava a forma do planeta Terra, com precisões suficientes para permitir a existência hoje do GPS.
AFP

Hedy Lamarr, base para wi-fi

Após fugir do casamento e do nazismo, ela foi para os EUA, onde foi uma das atrizes mais bem pagas de sua época. Pesquisadora e mãe de quatro filhos, elaborou o "salto de frequência", processo que envia sinais de rádio em vários canais de frequência. O avanço se tornou a base de tecnologias atuais, como wi-fi e o bluetooth.
Reprodução

Karen Sparck Jones, inovação nas buscas

Foi uma das criadoras do conceito de "inverso da frequência em documentos", que é a base dos sistemas de busca e localização de conteúdo, modelo precursor de companhias como o Google. O sistema minera de forma muito veloz os dados em um conjunto de documentos. A busca é feita pelos termos que mais aparecem nos textos, que quando cruzados com um sistema de filtragem, mostra a relevância de diferentes temas.
Reprodução Internet

Liane Tarouco, ícone da internet

Pioneira no desenvolvimento da internet no Brasil, ajudou a formar uma geração de especialistas no setor também na América do Sul, Europa e África. Teve papel crucial na democratização da rede no país.
Reprodução

Marie Van Brittan Brown: segurança

Na década de 1960, criou um sistema de segurança para a sua casa. O modelo consistiu em olhos mágicos, câmera, monitor e microfone instalados na porta de entrada. Depois, o sistema foi aperfeiçoado e usado em bancos, escritórios e condomínios.
Reprodução internet

Radia Perlman, ajudou internet ser como é hoje

É programadora formada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, e criadora do Protocolo Spanning Tree (STP), uma linguagem da internet usada para um computador comunicar-se com o outro. Ou seja, só somos capazes de visitar nossos sites favoritos graças a ela. O STP melhorou a performance de sistemas conectados ao evitar a realização de loops de dados.
Publicado em 08 de março de 2023.
Texto: Rosália Vasconcelos

Edição: Bruna Souza Cruz