Quanto ganha um motorista de aplicativo?
A resposta mais prudente é depende, pois há muitos fatores envolvidos, como carro (próprio ou alugado), eficiência do veículo, horas trabalhadas, preço do combustível, entre outros detalhes.
O app StopClub fez estimativas baseado em informações inseridas por condutores e concluiu que, em São Paulo, um motorista tem faturamento mensal na casa dos R$ 6,5 mil.
O salário líquido, no entanto, excluindo combustível, IPVA e manutenção, é de R$ 2,5 mil.
O levantamento foi feito pela startup baseado em dados inseridos pelos motoristas de aplicativo na plataforma, que diz ter mais de 220 mil usuários ativos e mais de 1 milhão de downloads.
O StopClub se propõe a ser uma espécie de assistente para o motorista de aplicativo, ajudando-o a calcular seu custo e lucro, além de oferecer outros serviços como compartilhar localização e gravação da corrida.
No caso da cidade de São Paulo, a estimativa de gasto fica da seguinte forma:
O motorista de aplicativo em São Paulo trabalha 60 horas semanais, o que dá 8,5 horas por dia.
Vale ressaltar que o período trabalhando em sete dias é a mediana dos motoristas cadastrados no app, ou seja, 60 horas semanais é o valor que melhor reflete a realidade dos motoristas, não a média.
Entre os condutores que atingiram essa receita e lucro, quase 85% têm carro próprio.
Além de São Paulo e Rio, outras cidades analisadas foram: Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), entre outras.
Veja os resultados em Tilt.