Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O que a gente vê nas redes sociais que ajuda a nos proteger da covid-19
Não é novidade que muita gente utiliza as redes sociais como fonte de informação. Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros, tomaram o posto de veículos tradicionais sendo a primeira escolha de vários brasileiros para se informar.
As informações instantâneas, gratuitas e acessíveis em qualquer lugar são alguns dos motivos do sucesso das redes. Os malefícios? O fenômeno das fake news veio para ficar e já não é restrito ao cenário político. Em meio a uma pandemia, as notícias falsas se consolidaram como um enorme perigo para a sociedade.
Eu sei que você provavelmente ouviu que beber o suco de um limão pela manhã cria imunidade contra o novo coronavírus. Mas, em contrapartida, nas redes sociais como o Instagram e o Twitter surgiram diversas contas com o intuito de democratizar as informações baseadas em comprovações científicas.
O perfil Qual Máscara? possui ao todo cerca de 200 mil seguidores nas duas redes. A intenção é informar com base em evidências científicas os modelos que protegem contra a covid-19.
Já o perfil Estoque PFF tem quase 45 mil seguidores no Twitter e informa sobre a disponibilidade de modelos adequados de máscaras em sites de venda.
Outras iniciativas disponíveis no Instagram são os perfis Missão Covid e União Pró-Vacina. O primeiro, com a ajuda de médicos voluntários, oferece orientação médica gratuita para quem apresenta sintomas relacionados ao novo coronavírus. O segundo é uma plataforma de informação sobre a importância das vacinas.
O posicionamento de muitas marcas, empresas e pessoas famosas também faz grande diferença no comportamento da sociedade em meio a pandemia. Muitos utilizam o espaço na internet para reforçar os cuidados necessários, repassar informações importantes sobre a doença e incentivar o distanciamento e o isolamento social.
A InfoPreta na pandemia
Na InfoPreta ocorreram algumas mudanças para que pudéssemos atender os clientes com toda segurança. Respeitamos todos os períodos de fechamento, informando nas redes sociais os motivos e reforçando a importância.
Demos um gás no IP Delivery, modalidade de atendimento na qual buscamos e levamos o equipamento para o cliente, sempre de máscara, mantendo o distanciamento, fazendo o uso correto do álcool em gel e higienizando os equipamentos na retirada e na entrega.
Nos dias em que atendemos presencialmente, não ultrapassamos o limite de pessoas dentro da nossa sede, providenciamos espaço para que os clientes mantenham o distanciamento e higienizamos o ambiente com frequência, sempre utilizando produtos eficazes na eliminação do vírus.
Tentamos sempre manter um diálogo com os nossos seguidores. Frequentemente abrimos caixas de perguntas e respostas no Instagram para que eles dividam com a IP seu dia a dia, sua rotina e algumas aflições. Também indicamos séries, filmes, games, entre outros como sugestão para tentar espairecer nesses dias incertos.
* Colaborou Rhayssa Souza, jornalista e redatora de conteúdo da InfoPreta
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