Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mais rápido que celular: China 'carrega' carro elétrico em 40 segundos
![Estação é responsável por "carregar" os carros elétricos da chinesa Nio - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/b3/2023/04/10/carro-eletrico-da-chinesa-nio-1681143848143_v2_900x506.jpg)
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A fabricante chinesa de carros elétricos Nio anunciou que vai instalar mais 2.300 estações de troca de baterias para seus veículos, na China. A empresa já tem outras 2.000 estações instaladas em grandes cidades como Pequim e Xangai.
O anúncio é relevante pois massifica um método inovador de "carregamento" de carros elétricos.
O modelo tradicional apoia-se na conexão, por um cabo elétrico, da bateria do carro em um ponto de energia. É mais ou menos como fazemos todos os dias para carregar nossos celulares.
Esta solução tradicional, no entanto, apresenta uma desvantagem: uma bateria automotiva pode levar até 8 horas para ser plenamente carregada.
Como fazer, então, se você precisa sair com o carro, apressado, e descobre que ele está com bateria baixa?
Bem, a solução na Nio permite ir com o carro até uma estação de carregamento e, literalmente, trocar a bateria, como se você tirasse pilhas antigas e colocasse novas nos veículos.
A China é, atualmente, o maior mercado mundial de carros elétricos. No país, 20% da frota de carros de passeio é movida a energia elétrica. No mundo, este percentual não chegou a 3%, segundo dados da agência internacional de energia.
A popularização dos carros elétricos na China pode ser atribuída, entre outros fatores, à massificação dos pontos de carregamento.
Você pode energizar seu carro:
- Nos estacionamentos privados
- Em vagas de estacionamento de rua
- Em shoppings e supermercados
A maior parte dos prédios novos construídos no país possui carregadores nas vagas.
De acordo com a Nio, no entanto, ainda há um percentual de consumidores que não pode instalar carregadores em seus prédios (antigos) ou mesmo em suas casas. Por este motivo, a solução da "troca" de bateria é considerada mais efetiva. Naturalmente, é possível carregar um Nio também por meio de cabos de energia tradicionais.
O processo de troca da bateria, por meio de um elevador com braço automático —que suspende o carro, solta a bateria "descarregada" e prende uma nova— leva em torno de 40 segundos, processo mais veloz do que encher um tanque de um veículo movido a combustão.
A decisão da Nio em criar mais 2.300 pontos de "troca de bateria" teve grande repercussão no mercado de veículos elétricos na China.
Isto ocorreu porque tal sistema, embora muito cômodo para o motorista, é relativamente caro para a fabricante, que precisa manter uma operação complexa para assegurar que todos os pontos tenham baterias novas e carregadas continuamente.
O modelo de negócios da empresa, no entanto, aposta em oferecer veículos mais sofisticados e soluções mais confortáveis para carregamento de seus veículos e, assim, poder cobrar um pouco mais dos consumidores.
Os carros da Nio, em geral, têm preços ligeiramente mais altos que seus principais competidores chineses, como a BYD, maior fabricante mundial de carros elétricos e uma das líderes de mercado neste setor, na China.
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