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2 em 1: China produz carro que vira helicóptero no meio do trânsito; veja
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Entre as várias projeções futuristas que não se realizaram - como o skate flutuante de Martin McFly, em De Volta para o Futuro-, uma das mais frustrantes é não termos carros voadores pelas ruas. Qualquer pessoa presa em um congestionamento certamente já lamentou isso.
Em todo o mundo, montadoras como a japonesa Toyota e a escandinava Volvo mantêm divisões de testes para veículos que possam trafegar sobre rodas e, em algumas situações, voar.
Agora, a automobilística chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC) entrou neste seleto grupo ao apresentar o modelo Gove, um veículo totalmente elétrico e autônomo.
O carro é pequeno, transporta uma única pessoa e pesa, quando completo, apenas 390 kg. Digo quando "completo" pois o carro pode se dividir em duas partes: uma que mantém os pneus no chão e outra que decola.
De acordo com demonstração feita por Wu Jian, CEO da GAC, o veículo elétrico pode rodar como qualquer outro carro, em ruas, estradas e avenidas. Quando está no chão, suas hélices —que se assemelham às de um drone— ficam recolhidas. O percurso é todo conduzido de forma autônoma; não há volante ou pedais no cockpit. Apenas um tablet.
Se o passageiro quiser voar, então, hélices dobráveis se projetam e o cockpit se "descola" do chassi com rodas.
A solução visa deixar a parte "voável" do veículo com o mínimo peso possível, de forma a dar mais autonomia à bateria.
Por se tratar de um dispositivo autônomo, a parte "com rodas" pode seguir, por terra, o trajeto do cockpit voador ou simplesmente ir a um estacionamento, aguardar o momento de se "encaixar" de novo com a capsula voadora.
A GAC afirma que o carro pode rodar por 460 km com uma única carga e, ao voar, fazê-lo por 200 km sem necessidade de "recarga".
A empresa não divulgou quantas unidades já fabricou do veículo, que não possui autorização regulatória para ser vendido na China.
Segundo Wei Jian, tão logo seja permitido usar o veículo, o objetivo não seria oferecê-lo para tráfego nas grandes cidades, mas sim para sobrevoos mais longos, como sair de um centro urbano e viajar até sua casa de praia ou de campo, por exemplo. Em outros trajetos, o motorista o utilizaria como um veículo comum, ainda que autônomo.
A GAC é uma empresa estatal chinesa, que possui grande presença de mercado no setor de veículos elétricos na província de Guandong, que abarca cidades chinesas, como Shenzhen, Hong Kong, Macau e Guangzhou, conurbação chamada de "Greater Bay Area (GBA)", em alusão à concentração de empresas de tecnologia em seu perímetro, o que lembraria a "Bay Area", de San Francisco.
De acordo com Wu Jian, há a expectativa que as autoridades da GBA sejam as primeiras a liberar voos do GOVE em caráter comercial.
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