Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Topa? Testar versão beta do iOS 15 traz riscos que não são para qualquer um
Anunciado no começo de junho, o iOS 15 virá com muitas novidades interessantes, incluindo novos recursos de foco e notificações, Share Play, novidades no iMessage, entre outros. Desenvolvedores já estão testando o novo sistema, mas nesta semana a Apple também liberou os testes para todos os usuários.
Se você é aventureiro e gostaria de entrar para o mundo dos betas, esta coluna traz algumas informações e dicas de como participar.
Os riscos
A versão oficial do iOS 15 deve ser lançada para todos os usuários somente no final de setembro. Porém, como é comum no mundo da tecnologia, a Apple oferece versões betas —ainda não prontas— do sistema para quem quiser testá-lo e ajudar a empresa reportando problemas.
Por conta de ser um sistema que ainda está em desenvolvimento, você poderá encontrar diversos bugs durante a utilização.
O problema mais sério que costuma ocorrer ao utilizar versões beta do sistema operacional é que alguns aplicativos da App Store podem não funcionar corretamente até que a versão final seja lançada. Isso acontece porque os desenvolvedores não podem enviar apps para a App Store com suporte ao novo sistema antes que ele seja oficializado.
A utilização do sistema beta é "por sua conta e risco": se você tiver problemas, dificilmente conseguirá ajuda entrando em contato com o suporte da Apple ou com desenvolvedores, no caso de problemas com apps de terceiros. Portanto, definitivamente não é para qualquer um.
Você precisa estar ciente dos riscos e ter uma certa noção de como resolver seus problemas sem depender de ajuda externa.
Como participar
Se mesmo sabendo dos riscos envolvidos você decidiu participar do beta público, é importante se preparar.
Antes de mais nada, faça um backup do seu iPhone ou iPad.
O backup pode ser feito no iCloud, indo no menu Ajustes > Seu Nome > iCloud > Backup do iCloud e selecionando a opção Fazer Backup Agora.
Se você quiser ter uma camada a mais de segurança, faça também um backup no Mac ou PC, conectando seu iPhone e seguindo os passos no Finder ou no iTunes.
Com o backup devidamente realizado, acesse beta.apple.com no aparelho no qual deseja instalar o beta e faça login com seu Apple ID.
Após o login, selecione o sistema correspondente (iOS no caso do iPhone), role para a seção "Get Started" e abra o link "enroll your iOS device".
Nesta etapa, você verá instruções de como fazer um backup (que você já deve ter feito) e um botão "Download profile". Ao tocar no botão, toque "Permitir" no alerta.
Em seguida, abra o app Ajustes, toque na opção "Perfil Baixado" na parte de cima e toque em "Instalar" para instalar o perfil.
Após o perfil instalado, você deve reiniciar seu dispositivo.
Depois de reiniciar, você pode ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software e após alguns instantes verá a opção de instalar o iOS 15 beta no seu aparelho.
Com essa etapa inicial feita, daqui para frente você sempre receberá as atualizações do beta público, geralmente uma por semana.
Reportando problemas
O maior objetivo do beta público é ter um número grande de usuários testando o novo sistema operacional antes que ele seja liberado para todos. Dessa forma, a empresa consegue capturar informações de diagnóstico de problemas e corrigi-los para a versão final. Por isso, é muito importante que participantes do beta enviem feedback dos problemas que encontram.
Para enviar feedback, utilize o app de mesmo nome, que aparece quando seu dispositivo está rodando uma versão beta do sistema.
Após fazer login com seu Apple ID, é possível criar novos feedbacks para as mais diversas áreas do sistema.
É importante lembrar que os feedbacks precisam ser em inglês e que você deve tentar explicar com o máximo de detalhes possível o que aconteceu.
Sempre que você envia feedback, o app captura informações de diagnóstico e envia junto da sua mensagem, por conta disso é importante também enviar o feedback o mais rápido possível após reproduzir o problema, ou mesmo enquanto o problema estiver acontecendo.
Você dificilmente receberá respostas aos seus feedbacks, mas é possível ter uma ideia do status deles abrindo feedbacks anteriores e observando as seções "Recent Similar Reports" e "Resolution".
A primeira informa aproximadamente quantos usuários estão reportando o mesmo problema que você, a segunda informa se a solução do problema já está implementada numa atualização futura.
Minha experiência com o iOS 15
Estas foram algumas dicas de como participar do beta público do iOS e iPadOS.
A Apple também está oferecendo beta público do watchOS 8 e deve oferecer em breve um do macOS Monterey, o processo para estes outos sistemas é bem semelhante.
Todo ano me perguntam como está a estabilidade dos betas. Sobre o iOS 15 especificamente, estou usando no meu iPhone 12 Pro desde o início e não tive grandes problemas, mas é importante salientar que a estabilidade do beta pode piorar ou melhorar ao longo do processo, então pense bem antes de instalá-lo no seu dispositivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.