Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

IA do Google vai ler seus emails, planilhas e textos para agir por você

A corrida do Google para abraçar a inteligência artificial generativa chegou com força aos serviços de email, de planilhas e de textos colaborativos.

O Gemini, modelo de IA da companhia, passará a atuar de forma tão intensiva nessas plataformas, integrantes da suíte Google Workspace, que ele lerá seus emails para dizer a você o que está neles, fará planilhas a partir de informações financeiras enviadas a você e poderá até redigir mensagens inteiras com base no seu estilo de escrita (leia mais abaixo).

A novidade foi divulgada nesta terça-feira (14) durante a conferência em que a Big Tech mostra mudança sem seus produtos. Ela praticamente cria para cada usuário do Gmail um assistente pessoal movido a IA e com visão e acesso amplo a conteúdo privado.

Todos os nossos investimentos em IA estão ao alcance dos seus dedos e são abastecidos pelos seus dados. São os seus dados trabalhando para você
Aparna Pappu, vice-presidente de Google Workspace

O alcance do Gemini será grande, mas não compreenderá todos os serviços do Google. A conta Google que dá acesso ao Workspace é a mesma usada para entrar no Google Photos, YouTube, Maps e Contatos. Ao menos por ora, porém, o modelo de IA não dará uma espiadinha nesses serviços para funcionar.

Apesar de ser um mergulho em meio a informações sensíveis e mantidas por usuários em plataformas não acessíveis ao público, o Google afirma que o Gemini não compartilhará dados pessoais com outras pessoas nas respostas que dará a elas. A Big Tech também garante que os dados encontrados para responder pedidos e para aprender trejeitos do usuário não alimentam a base de treinamento geral do Gemini.

Como isso irá funcionar?

1) Painel lateral no Gmail, Docs, Drive, Planilhas e e Slides

Tanto nas versões para computador, o Gemini poderá ser acessado por meio de um painel lateral. A partir daí, será possível pedir a ele para interagir com o que está na tela —o email da escola do seu filho ou as reservas de um hotel, por exemplo— ou para que ele traga informações de qualquer outro lugar.

Continua após a publicidade

A partir da conversa, é possível criar um email com os resultados e enviar para alguns contatos.

2) Gemini vai escrever emails para você

A partir do painel lateral, será possível pedir para o Gemini escrever emails inteiros a partir de instruções, os chamados prompts.

Ele poderá resumir emails e responder perguntas feitas a partir de mensagens que você receber. A função mais surpreender, porém, é a de criar respostas contextualizadas.

Para a mágica acontecer, é preciso orientar a IA a entrar em um personagem (um recrutador, por exemplo), traçar uma tarefa (enviar um email a um candidato promissor marcando uma reunião) e estabelecer alguns parâmetros para a conversa (mencionar que viu e gostou do currículo dele e que talvez ele preencha a vaga de trabalho disponível).

Não é só o seu jeito de escrever mas para quem você escreve que determina o jeito como você responde. Esse tipo de tom vai ser usado para guiar o 'smart compose'
Aparna Pappu, vice-presidente de Google Workspace

Continua após a publicidade

3) Rotina de trabalho

Essa nova habilidade deve agradar quem tem dificuldade de organizar os próprios documentos, mas precisa fazer isso com frequência.

O Gemini criará fluxos de trabalho baseados em cenários comuns à rotina do usuário. Poderá organizar anexos no Drive, gerar planilhas a partir de dados enviados regulamente e fazer análises de dados via perguntas e respostas. Essa função específica será liberada ainda em 2024.

*o jornalista viajou a convite do Google

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes