Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Honor lança celular dobrável mais fino do mundo com IA que conecta apps

A chinesa Honor apresentou nesta quinta-feira (5) o Honor Magic V3. Além de ser o smartphone com tela dobrável mais fino do mundo, é equipado com recursos de inteligência artificial pensados para a experiência móvel e não apenas adaptados dos computadores para celulares.

Lançado na China em julho, o celular chega agora ao restante do mundo, durante evento na IFA, maior feira de tecnologia de consumo da Europa, realizada em Berlin, na Alemanha. O aparelho vai chegar a países da América Latina, mas o Brasil, por enquanto, está fora da lista.

A marca chinesa de smartphones nasceu dentro da Huawei, alvo de uma série de embargos econômicos promovidos pelo governo dos Estados Unidos que afetaram sua capacidade de realizar negócios com fornecedores do país. Livre dessas amarras após se separar de sua matriz, a Honor desfila em seus novos aparelhos uma série de empresas vedadas à Huawei, como Qualcomm (processadores) ao Google (sistema operacionais e aplicativos).

Segundo George Zhao, CEO da Honor, o smartphone é resultado do encontro da capacidade da empresa de identificar os anseios e necessidades dos consumidores com o acesso a fornecedores de tecnologia que permitem atingir essa demanda.

Fino

Com espessura de 9,2 mm quando dobrado, o Honor Magic V3 supera de longe os concorrentes nesse quesito, como Google Pixel 9 Pro Fold (10,5 mm), Samsung Galaxy Z Fold6 (12,1 mm), Motorola razr 50 Ultra (15,3 mm).

A espessura do Magic V3 é tão fina que se compara com celulares que possuem apenas uma tela, como o Xiaomi 14 Ultra, de 9,2 mm. Isso reduz a impressão de que o aparelho parece um trambolho quando colocado no bolso.

Segundo a Honor, a espessura fina foi possível graças ao uso de 19 novos materiais inovadores e 114 microestruturas, impulsionando os dispositivos dobráveis para uma nova era de precisão e espessura.

A Honor promete ainda que o Magic V3 resista a 500 mil movimentos de abre e fecha. A tela externa tem 6,43 polegadas e o display interno, dobrável, tem 7,92 polegadas.

Continua após a publicidade

A bateria é de 5.150 mAh e vem com carregador rápido com fio de 66W. Para recargas sem fio, a taxa é de 50W.

O conjunto triplo de sensores da câmera principal é composto por:

  • 50 MP: câmera periscópica, ou seja, de telefoto capaz de captar objetos à distância para produzir imagens de longo alcance; tem taxa de abertura de f/1.6;
  • 50 MP: câmera principal, tem taxa de abertura de f/3.0;
  • 40 MP: câmera ultra grande angular, tem taxa de abertura de f/2.2.

Já a câmera de selfie pode produzir imagens de 20 MP e tem taxa de abertura de f/2.2.

Banho de inteligência artificial

Além sa espessura, outro trunfo do Magic V3 são os recursos com IA. Talvez a ferramenta mais marcantes seja o Magic Portal.

Continua após a publicidade

Lançada para os celulares da marca durante o MWC (Mobile World Congress), em Barcelona, essa função permite a realização de uma tarefa complexa que envolva dois aplicativos sem precisar fechar um para abrir o outro. A mágica por trás de tudo isso é a IA, que entende o comportamento do usuário e, antes de sugerir uma ação, prevê o que poderia ser feito. Complicou?

Eis um exemplo: a partir de um endereço recebido no WhatsApp, é possível buscar rotas até ele no Google Maps a partir da sua localização sem ter de abrir o aplicativo do Google. Outro: dá para postar uma foto no Instagram recebida pelo WhatsApp sem necessariamente entrar no Instagram; o Magic Portal abre uma barra lateral com opções do que fazer com aquela imagem, você seleciona Instagram, escreve a legenda e post feito. Funciona com os cerca de 100 apps mais baixados do mundo, como Facebook e TikTok.

Recursos de fotografia com IA:

  • AI Motor Sensing: feito para capturas rápidas, é um recurso que começa a registrar a imagem antes mesmo do disparo ser feito. Para esportes de movimento intenso, é uma mão na roda, pois capta ações antes mesmo de você pensar que aquela cena daria uma boa imagem.
  • AI Portrait Engine: aprimoramento de imagem
  • AI Eraser: permite eliminar objetos de imagens, como pessoas, prédios ou outros itens captados. A IA entra na jogada porque ela recompõe os pixels deixados pela exclusão, de modo que não fique um buraco na foto.

O AI Eraser é um recurso feito em parceria com o Google Cloud, da mesma forma que a tradução Face a Face (videoconferência traduzida ao vivo) e a tradução ao vivo para o bloco de notas (transcrição automática de conversas em outros idiomas).

Honor Magic V3

  • Tela: 6,43 polegadas (tela externa) e 7,92 polegadas (tela interna)
  • Bateria: 5.150 mAh
  • Espessura: 9,2 mm
  • Peso: 226 g
  • Memória: 256 GB (12 GB RAM), 512 GB (16 GB RAM), 1 TB (16 GB RAM)
  • Processador: Qualcomm SM8650-AB Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm)
  • Sistema operacional: MagicOS 8.0.1, uma interface do Android 14
Continua após a publicidade

*o jornalista viajou a convite da Honor

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.