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Reportagem

YouTube passará por 8 transformações em 2025, revela CEO; veja

O YouTube, como você o conhece, está prestes a mudar, segundo a carta de Neal Mohan, CEO da plataforma, obtida pela coluna com exclusividade. Publicado anualmente, o texto, que irá ao ar nesta terça (11), assume em 2025 um caráter de comemoração pelos 20 anos do site de vídeos do Google.

No texto, o executivo descreve a visão da divisão de streaming da Alphabet a respeito de criadores ("estão trazendo essa mentalidade de startup para Hollywood"), da empresa ("o epicentro da cultura", "a nova televisão") e dos espectadores ("fãs", "novas audiências").

Talvez por isso, as transformações pela qual o YouTube passará este ano são dedicadas quase que integralmente a criadores. A exceção é o uso de inteligência artificial para identificar a idade do usuário e recomendar conteúdo mais apropriado —ou seja, a esperança é criança, mesmo fora do YouTube Kids, vendo vídeo para criança. Ao longo da carta, Mohan dá spoilers do que 2025 reserva à plataforma de streaming mais usada no país. A coluna identificou oito delas, detalhadas abaixo:

1) Podcasters ganham atenção especial

Citando pesquisa da Edison Reserarch, Mohan afirma que o YouTube é a plataforma preferida dos ouvintes de podcasts nos Estados Unidos, à frente de Spotify e Apple Podcasts.

Enquanto escreve sobre a importância do site para as eleições, o executivo faz questão de citar o podcaster Joe Rogan, cuja entrevista com o então candidato Donald Trump já tem 55 milhões de visualizações.

Para cativar essa fatia de criadores de conteúdo, o YouTube lançará este ano ferramentas de monetização dedicadas a eles e para além das tradicionais. Também criará uma forma de mais gente descobrir o formato.

2) Alô, galera da comunidade

No fim do ano passado, o YouTube criou as Comunidades, uma área no canal dos criadores dedicada a fãs deles. É um espaço para admiradores iniciarem conversas, enquanto os youtubers moderam o papo e vez ou outra publicam algo exclusivo. Como a função é dedicado apenas a assinantes, incentiva o crescimento da base de fãs com vistas ao criador estreitar laços com quem o segue.

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Em setembro, quando foram lançadas, as Comunidades funcionavam só nos smartphones e para um grupo pequeno de criadores. A partir de 2025, esse número vai crescer, ainda que o YouTube não informe qual critério seguirá na expansão.

3) Para ir além do 'gostei'

Também no ano passado, o YouTube criou uma forma de interagir com os vídeos para além do "gostei", "não gostei" e do "compartilhar". É o "hype".

Vídeos mais "hypados" são ranqueados em uma lista à parte e podem ajudar desconhecidos a brilhar. Mas há regras: vale apenas para vídeos publicados há menos de 7 dias e por criadores com menos de 500 mil inscritos. E cada usuário pode "hypar" só três vezes por semana —o YouTube não detalha, mas vai em breve criar uma nova fonte de receita para criadores e dar um jeito de eles venderem "hypes" aos fãs.

O YouTube considera o "hype" uma forma de fãs tornarem seus ídolos, ainda que pequenos criadores, conhecidos por um público mais amplo. Os testes foram feitos no Brasil, em Taiwan e na Turquia, mas em 2025 o novo botão chegará a mais criadores e países.

Neal Mohan, CEO do YouTube
Neal Mohan, CEO do YouTube Imagem: Divulgação/Google
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4) TV além da TV

O YouTube já é visto mais em TVs do que em smartphones. Pelo menos, nos EUA. Como a tendência deve chegar a outros países, a plataforma tem criado formas de as pessoas interagirem com o conteúdo do YouTube visto na TV usando seus celulares. Hoje, já dá para comentar pelo celular algo visto na tela da TV.

Outra dessas interações focadas na TV é o Watch With. Testado durante jogos da NFL, o recurso permite a criadores comentarem e reagirem ao vivo enquanto assistem jogos. A partir deste ano, chegará a outros esportes e diferentes eventos.

5) IA generativa chega aos Shorts

O YouTube começou pelos Shorts a liberação de recursos de IA generativa, aquela que é capaz de criar conteúdo como se fosse um humano. Funções como o Tela Fantástica e a Dream Track elaboram fundos para imagens, vídeos animados e trilhas sonoras instrumentais. Tudo para os vídeos curtos da plataforma.

Em 2025, o YouTube vai dobrar a aposta. À caixa de ferramentas já à disposição, adicionará o Veo 2, um gerador de imagem realistas e cinematográficas. Ele é desenvolvido pela Deepmind, área do Google dedicada a IA e liderada pelo ganhador do prêmio Nobel de química, Demis Hassabis.

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6) Para hablar em outras línguas

Parte dos criadores já conta com uma ferramenta de dublagem automática que funciona graças à IA. Nas contas do YouTube, mais de 40% das exibições de vídeos com a opção de áudio dublado são feitas por pessoas que optam pela dublagem. No fim de fevereiro, a dublagem será ampliada para todos os criadores do programa de parcerias da plataforma.

7) Caça-deepfake

O YouTube vai lançar uma ferramenta para conter a explosão dos deepfakes, os conteúdos feitos com IA para retratar pessoas em situações que nunca viveram. Não será para todo mundo, porém.

Segundo Mohan, esse "caça-deepfake" será usado por "algumas das figuras mais influentes do mundo", sem mencionar nomes. Pelo tom da mensagem, vai demorar o acesso a esse recurso chegar a criadores médios, pequenos e até os grandes que não são estrelas.

Em todos os nossos esforços de IA, estamos focados em construir as proteções certas para os criadores no YouTube
Neal Mohan, CEO do YouTube

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8) Fim do "Quantos anos você tem?"

Ainda que tenha uma plataforma destinada a crianças, o YouTube sabe que crianças e adolescentes usam o serviço tradicional, seja mentindo a idade ou com a anuência dos pais.

Em 2025, a empresa vai usar uma técnica de IA para estimar a idade dos usuários. Sem especificar como fará isso, mas afirmando que recorrerá a aprendizado de máquina, o YouTube vai diferenciar adultos de crianças e adolescentes para entregar a cada um dos públicos os conteúdos mais adequados a sua faixa etária.

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

6 comentários

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Alexandre Bonfim dos Santos

Do jeito que está para o expectador é infernal.. a cada 5 minutos propagandas sem sentido, cortando falas, entrevistas, filmes... sem critério nenhum para quem não é assinante...a ideia seria sua Tv, ahora é a Tv, DELES... uma máquina para falar mal de tudo e de TODOS. Cd vez que ligo, é deprimente,  só gente, do mais pobre ao rico transbordando sua insatisfação,  num vale tudo miserável.

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Marco Romanelli

A TV, pelo menos, sabe como editar decentemente a inserção da publicidade nos programas. Nesse item, o YT ainda está muito aquém da TV...

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Fábio Roberto Vieira

Faltou a nona mudança, deixar de ser muuiito chato. Aos pseudo Faria Limers que falam que basta pagar a assinatura em nome do sagrado capitalismo vejam se acham decente interromper uma música ou uma oração para exibição de publicidade

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