O que é Currículo Lattes, e por que mentir nele é um crime sério?
Currículo Lattes faz parte da vida de cientistas e professores, mas quem não está envolvido nesse meio deve ter ouvido o termo no noticiário, principalmente após a polêmica envolvendo a fraude na formação de um ministro do governo.
Afinal, para que serve e como funciona o Currículo Lattes? É mesmo fácil cometer fraudes nele?
Quem segue uma carreira acadêmica, como um pesquisador de universidade, por exemplo, usa o Lattes para reunir todos os títulos, diplomas, certificados e cursos que fez. Ou seja, tudo que é relevante na carreira de um cientista deve constar ali.
Ele também é meio um "Facebook de cientista", e você pode "stalkear" pessoas, ver a produção de um cientista, onde ele se formou, o que já publicou...
Outro ponto que faz o Lattes lembrar o Facebook é que você não precisa, na hora de colocar seus dados lá, provar que eles são verdadeiros. Pelo menos não naquele momento que você está colocando as informações. Você vai ter que provar quando mostrar o currículo para alguém em algum processo seletivo.
Ao cadastrar os dados, a plataforma informa o usuário que a inclusão de conteúdo não verdadeiro é considerada crime. Já viu onde isso vai parar? Assista ao nosso vídeo que a gente passa mais detalhes para você.
Gostaria de ajudar nosso trabalho? Colabore com a nossa vaquinha virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.