O que aconteceria com seu corpo se você tivesse um sabre de luz de verdade
Em uma galáxia muito, muito distante, havia uma arma poderosa conhecida como sabre de luz, capaz de cortar rochas e decepar qualquer ser vivo. Mas no nosso canto aqui do universo, como essa arma funcionaria? Como a ciência do planeta Terra pode ajudar com uma versão terráquea do instrumento da Rey e dos Skywalker? E o que aconteceria se alguém usasse a arma em humanos da vida real?
Na saga Star Wars, o sabre de luz é descrito como "uma arma elegante para tempos mais civilizados". Ele povoa o imaginário dos nerds e talvez seja a arma mais famosa da cultura pop. Já a ciência tem algumas considerações a fazer sobre o poder do sabre caso ele pudesse existir entre nós.
Como saber como funcionaria o sabre de luz na nossa realidade? Tem uma cena em "Star Wars - episódio VIII - Os Últimos Jedis", onde a protagonista Rey corta uma rocha ao meio com a arma. Esse é um bom ponto de partida para saber qual a potência do sabre de luz e como poderíamos obter uma arma parecida com o nosso conhecimento científico.
Se para a causa dos personagens da saga, a arma é "elegante para tempos mais civilizados", para nós, com base na nossa ciência, o objeto está mais para horripilante. O efeito da arma no corpo da vítima seria assustador. No vídeo, o cientista biomédico Lucas Rosa explica por que e dá mais detalhes.
E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.