Brasil tem recorde da maior pasta de dente de elefante; veja como foi
Fazer uma pasta de dente de elefante é daquelas experiências clássicas de química. Mas produzir a maior pasta do planeta já é tarefa para entrar no Livro dos Recordes Guinness. E quem conseguiu tal proeza foram os brasileiros. Mais precisamente a Mari Fulfaro e o Iberê Thenório, do "Manual do Mundo". A gente acompanhou tudo de perto para contar para vocês como foi.
Uma pasta é feita com água oxigenada, sabão ou detergente, corante e iodeto de potássio. E se a ideia é fazer a experiência, não dá para esquecer da segurança. Precisa usar luvas de borracha e óculos de proteção para evitar ferimentos e irritação na pele causada pela água oxigenada. No vídeo a gente explica direitinho como tudo isso funciona e porque a água oxigenada representa esse risco.
Agora pensa que, em vez de misturar tudo em um balde ou panela, a gente usasse uma caixa d'água. E no lugar do laboratório, precisássemos de um estádio de futebol. Foi assim a experiência da Mari e do Iberê.
E ainda tem os bastidores do Guinness. Não é só pegar uma fita métrica e medir tudo. A equipe faz uma série de análises e estudos antes de confirmar o recorde. Um engenheiro ajudou a calcular tudo. Assista ao nosso vídeo que a gente passa mais detalhes.
E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.