Alimento ultraprocessado ficou popular, mas seu significado ainda é confuso
Você já deve ter ouvido falar em alimentos ultraprocessados e ficado na dúvida sobre o que isso significa e, principalmente, qual a influência disso na qualidade da sua refeição. Hoje vamos explicar um pouco a polêmica sobre essa definição, que tem alimentado discussões entre profissionais de gastronomia, de nutrição e de ciência de alimentos.
Processamento é qualquer tratamento que altere alguma propriedade do alimento. Há uma classificação que divide os alimentos pelo seu grau de processamento. Assim, surgiram quatro categorias, sendo uma delas a de ultraprocessados. O problema é que essa classificação ficou imprecisa, tanto no sentido do uso da palavra quanto na sua definição.
No vídeo, a gente explica mais qual o problema dessa categoria, que tem como exemplo os "snacks", que podem ser biscoito industrializado e fruta desidratada. Será que cabe tudo na mesma classificação?
E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.