Atendimento médico visto na série House é ficção ou tem base na ciência?
Lembram da série House? Com oito temporadas, ela gira em torno do médico Gregory House (Hugh Laurie), um profissional genial e viciado em analgésicos. Ele conduz uma equipe de um hospital que, basicamente, é responsável por fazer diagnósticos, além de outras tarefas médicas e científicas. É aí que entramos para analisar se tudo rola de acordo com a ciência.
Os médicos da equipe de House tropeçam em alguns procedimentos que jamais poderiam ocorrer na vida real. Nem o próprio House escapa de fazer tudo errado em um episódio que mostra o atendimento a uma paciente com suspeita de varíola.
Luiz Fernando Ribeiro é mestre em toxicologia e maratonou a primeira temporada para levantar as gafes e os erros. Ele até encontrou um protozoário que virou fungo.
Os roteiristas tomaram algumas liberdades para favorecer o desenvolvimento da história e isso não tira o valor da série.
Se você gosta de ciência e de uma boa série, o vídeo de hoje mostra o que seria realmente possível fazer, com base científica, no hospital do House.
E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.