Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Temos dados para defender que cegonhas trazem os bebês, mas é ciência?
Todo mundo sabe que a cegonha tem que trazer o bebê para ele nascer, e as estatísticas podem provar. Opa... Será que tem pegadinha aí? No vídeo de hoje vamos analisar a correlação entre o número de cegonhas e de bebês nascidos.
A análise das cegonhas é observacional, ou seja, uma observação sobre os dados existentes. Damos todos os passos para mostrar para vocês como isso funciona.
Depois explicamos como esses valores podem ser (mal) usados. Tem até história de estudo sobre covid-19 que rolou nas redes sociais que se encaixa nessa lógica.
Analisar um estudo científico é muito mais do que olhar os números das análises estatísticas. Envolve muito olhar crítico e interpretação dos dados dentro de um contexto específico e pré-estabelecido pelos estudos.
E se você gostou do vídeo e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.
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